-
Mesmo sem saber sobre as guerras citadas, poderíamos entender a questão como errada tendo em mente que o objetivo principal do Concerto Europeu não era exatamente acabar com conflitos, mas evitar que guerras generalizadas acontecessem e eliminar a possibilidade de uma única potência hegemônica surgir no continente.
“(...) o equilíbrio de poder representou, na Europa do século XIX, uma meta de política externa das grandes potências, gerando um período de paz prolongada que só ruiria, em definitivo, com a Primeira Guerra Mundial." (Demétrio Magnoli, O mundo contemporâneo, p. 42)
E para ser mais específico, as guerras mencionadas não existiram. A partir do Congresso de Viena foi garantida a neutralidade da Confederação Suíça e embora houvesse a presença de tropas francesas na Espanha, e até possibilidades de atuação francesa nas colônias americanas, não aconteceu uma guerra entre os dois países.
-
A Invasão suíça do Piemonte se deu muito antes das guerras napoleônicas.
-
Além do que já fora explanado anteriormente, vale dizer que, ao contrário do que afirma a assertiva, a intervenção francesa na Espanha não frustrou o Congresso de Viena, mas representou a aplicação das ideias defendidas por seus membros, mormente o conservadorismo e a luta contra o nacionalismo, na medida em que ocorreu tendo em vista a repressão ao governo liberal que por lá se instaurou.
-
Muito pelo contrário, a França invade a Espanha como meio de resgatar o prestígio no contexto da Europa restaurada.
A Batalha de Trocadero foi a intervenção militar francesa autorizada pelo Congresso de Verona contra a revolta liberal insurgida contra Fernando VII que se recusou a adotar a Constituição de Cádiz/La Pepa, de teor liberal e elaborada pelas cortes durante a ocupação napoleônica na Espanha.
Infelizmente não há página em português na wikipedia sobre essa batalha, mas em outros idiomas há.
https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Trocadero
-
parcialmente frustado negativo