SóProvas


ID
1627237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1870-71, completou-se o processo de unificação política da Alemanha e da Itália, o que alterou substancialmente o mapa político europeu. Em 1914, a eclosão da Grande Guerra sepultou as ilusões da Belle Époque e destruiu uma estratégia de convivência entre as potências que se pretendia assentada no equilíbrio. Com relação ao período entre 1871 e 1914, julgue (C ou E) o item a seguir.

As relações intra-europeias foram tensas, devido à aliança de defesa mútua entre o Reino da Itália e o Império Austro-Húngaro, na última década do século XIX, para conter as ameaças francesa e alemã.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, pois a aliança foi feita entre o Imp. Austro-Húngaro, o Reino da Itália e o Império Alemão em 1882, permanecendo até a I Grande Guerra.

  • A questão faz uma mistura de fatos.

    Em 1879 o Império Alemão e o Império Áustro-Húngaro formaram o tratado da Dupla Proteção, que em 1883 recebeu a adesão do Reino da Itália, formando a Tríplice Aliança. 

    Portanto, há uma aliança entre os dois países, mas, contrariamente ao afirmado pela questão, firmada anteriormente à última década do século XIX e sem o objetivo de conter ameaças alemãs, já que o próprio Império Alemão era parte inicial do pacto. 

    A partir de 1890 (na última década do século XIX), com a saída de Bismarck, é alterado o posicionamento alemão na política externa de uma forma que gera maiores tensões.  A França e a Rússia, então, aliam-se em um tratado de proteção mútua que recebe posteriormente o apoio da Inglaterra, dando origem a chamada Tríplice Entente.

    "Com a celebração da aliança com a Rússia, a França superou o seu isolamento diplomático. A política externa alemã, que era percebida como ameaçadora, levou a Inglaterra a uma aproximação com a França e a Rússia entre 1904 e 1907. Já a partir de 1907, os futuros adversários na Primeira Guerra Mundial estavam em dois blocos opostos: a Tríplice Aliança, que reunia, desde 1882, a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália - mas sem ter causado a participação da Itália na guerra ao lado da Alemanha - e a assim denominada Tríplice Entente, que envolvia a França, a Rússia e a Inglaterra.” (José Flávio Sombra Saraiva, História das relações internacionais contemporâneas, p. 112)

     

  • Errado

    Tríplice aliança: Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.

  • O posicionamento assumido pela Itália diante dos dois blocos era dúbio, pois, embora fizesse parte da Tríplice Aliança, cultivava sérios conflitos com o Império Austro-Húngaro. Por causa da disputa pelas regiões irrentas, Trentino, parte sul do Tirol e da Ístria, chegou a assinar acordos secretos de não-agressão com a Rússia e com a França, países da Tríplice Entente. 

    Questão: ERRADA

  • O Império Alemão e o Império Austro-Húngaro, em 1879, formaram o tratado da Dupla Proteção, que receberia a adesão da Itália, em 1883, quando passaria a se chamar Tríplice Aliança.

    Assim, não se pode dizer que esta aliança pretendia conter a ameaça alemã, tendo em vista que a própria Alemanha fazia parte do grupo.

    Resposta: Errado

    • Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. ...
    • Tríplice Entente: Inglaterra (ou melhor, Grã-Bretanha), França e Rússia