-
ERRADO, conforme o gabarito definitivo, porque ocorreu desequilíbrio de poder, mas foi em benefício da Alemanha, e não da Grã-Bretanha.
-
O Saraiva utiliza um termo curioso para descrever justamente o contrário, que houve um desequilibrio de poder favorável à Alemanha.
"Embora, depois de 1871, as grandes potências fossem as mesmas da primeira metade do século XIX, a balança de poder entre elas alterou-se significativamente. A Prússia, que era a mais fraca entre as cinco, catapultou-se (como Império Alemão) para uma posição de potencial hegemonia do continente." (José Flávio Sombra Saraiva, História das relações internacionais contemporâneas, p. 80)
-
Apenas uma pequena correção ao comentário do Marcelo Filho, no séc. XIX se forma o Segundo Reich.
O Primeiro Reich é relacioanado ao Sacro Império Romano-Germânico.
De resto, perfeito.
-
como alemanha firmaria-se no poder se com o fim da primeira guerra a mesma encontrava-se em ruínas e humilhada pelos termos do tratado de versalhes?
-
UM DOS MOTIVOS DA ECLOSÃO DA GUERRA FOI JUSTAMENTE A AMEAÇA( HEGEMONIA ECONÔMICA) DA ALEMANHA EM RELAÇAO À INGLATERRA
-
Um dos fatores que contribuíram para a eclosão da Primeira Guerra Mundial é que as potências europeias se sentiam ameaçadas com a ascensão da Alemanha, especialmente a partir da unificação deste país.
Resposta: Errado
-
AO CONTARIO, PARECE.
-
A vitória dos prussianos nessas três guerras possibilitou a unificação e o surgimento do Império Alemão. Além disso, essa união territorial, conforme mencionado, alterou a balança de poder na Europa e gerou ressentimentos profundos que contribuíram para o início da primeira guerra mundial no começo do século XX.
- Guerra dos Ducados (1864);
- Guerra Austro-prussiana (1867);
- Guerra Franco-prussiana (1870-1871).