SóProvas


ID
1627261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O século XX é considerado o século das revoluções. A partir de 1917, quando a autocracia czarista foi derrubada, as utopias engendradas pelo século XIX buscaram materializar-se. A rigor, as revoluções se universalizaram, indo da Europa à Ásia, da América à África. Relativamente às revoluções do século XX, julgue (C ou E) o item subsequente.

A Revolução Cubana, iniciada em 1956 sob a liderança de Fidel Castro, tinha caráter comunista e contou com o apoio logístico e político do Partido Socialista Popular (futuro Partido Comunista) para se consolidar nas montanhas de Sierra Maestra.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO, conforme gabarito definitivo do IRBr, pois a Revolução Cubana não teve caráter comunista até antes de 1961. 

  • Fidel se declarou por muito tempo nacionalista, defensor da democracia. Mas, as ameaças e o embargo econômico americano e depois o apoio da URSS, levam Fidel a declarar Cuba representante do socialismo na América Latina. 

  • O Fidel, coitado, so queria o fim do colonialismo e exploração. Até queria parcerias com os EUA, mas ai o tio sam vem e invade a Baía dos Porcos. Chaaama a URSS!!!

  • Gabarito; ERRADO

     

    Outra questão para consolidar o entendimento: 

     

    Ano: 2007 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata

     

    Vitoriosa em 1959, a Revolução Cubana, comandada por Fidel Castro, assumiu, em 1961, o caráter socialista de inspiração marxista e aprofundou os processos de coletivização de terras, nacionalização de empresas e monopolização do poder político.CERTO

     

     

  • Errado. O processo revolucionário iniciou em 1956 e se concluiu com a vitória guerrilheira em 1959. O que está errado é que o Partido Comunista de Cuba não apoiou a revolução. Somente depois de instado o governo de Fidel Castro foi que teve início uma aproximação.

  • Inicialmente era anti-imperialista.... em 1961 com a invasão da Baia dos Porcos, declara-se socialista