-
Fatores que contribuíram para a descolonização africana:
2ª guerra mundial: Os países europeus viveram momentos de enfraquecimento político e econômico por causa da guerra, Aqueles que possuíam colônias na África foram perdendo o controle sobre esses territórios.
Também surgiram grupos e movimento que lutavam pela independência e que se dispersaram por todo continente.
-
Um dos fatos que mais favoreceu o processo de descolonização da África foi sem dúvida a Segunda Guerra Mundial que ocorreu na Europa entre 1939 e 1945. Como esse conflito armado que aconteceu no continente europeu o mesmo sofreu com a destruição e o declínio econômico. Aliado à questão da guerra, surgiram grupos e movimentos que lutavam em busca da independência política, essa onde libertaria se dispersou por todo o continente e perdurou por vários anos. Posteriormente, o resultado foi a restituição dos territórios e surgimento de pelo menos 49 novas nações africanas. Porém, a luta pela independência se intensificou na década de 60, sempre marcada pelo derramamento de sangue, uma vez que nunca havia atos pacíficos.
-
Aos não assinantes,
GABARITO: CERTO
-
O principal fator foi a segunda guerra mundial que enfraqueceu o poder das antigas metropoles que estavam com suas econômias aos frangalhos devidos aos custos e consequências da guerra.
Conforme Wikipédia:
"as duas grandes guerras que fustigaram a Europa durante a primeira metade do século XX deixaram aqueles países sem condições para manterem um domínio económico e militar nas suas colónias. Estes problemas, associados a um movimento independentista que tomou uma forma mais organizada na Conferência de Bandung, levou as antigas potências coloniais a negociarem a independência das colónias.
Apesar da união entre os territórios africanos, firmada na Conferência dos Povos da África, realizada na cidade de Acra(capital do Gana, primeira colónia que se tornou independente), a independência de alguns países, como a Argélia, a República Democrática do Congo e as então colónias portuguesas Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, somente foi alcançada após desgastantes conflitos que se estenderam por até anos de guerra."
-
Lembrar que além do enfraquecimento das potências coloniais, há o papel da ONU e o interesse de URSS e EUA.
-
amplamente favorável?
-
Lidia D,
o "amplamente favorável" se refere a "conjuntura internacional, desde fins da Segunda Guerra".
Desde o fim da segunda guerra é possível dizer que, basicamente, apenas os países europeus que ainda tinham colônias na África e na Ásia não eram favoráveis às independências. Considerando que eram menos de 10 países não favoráveis contra várias dezenas favoráveis, o "amplamente favorável" se aplica.
Bons estudos!
-
A questão enumera os principais fatores que contribuíram para o processo de descolonização dos países africanos e asiáticos: o poder das velhas metrópoles europeias que foram fragilizadas com os conflitos da Segunda Guerra Mundial; as condições internas de cada colônia e a conjuntura internacional.
Resposta: Certo
-
o caara tem que entender a lógica que o examinador quer passar na questão porque essa redação nao ajuda em nada .