SóProvas


ID
1627291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um dos mais expressivos resultados da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi a nova configuração geopolítica do mundo contemporâneo: de um lado, a emergência de um sistema de poder assentado na bipolaridade americano-soviética e, de outro, um vigoroso processo de descolonização protagonizado, sobretudo, por asiáticos e africanos. Em relação ao cenário histórico mundial pós-1945, julgue (C ou E) o item subsequente.

Embora detentores de inegáveis instrumentos de poder e de dissuasão, Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) optaram por ficar à margem do processo de descolonização, salvo em poucas situações, justamente para que não fosse prejudicado o projeto de hegemonia mundial que ambos acalentavam.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Justamente o contrário, pois com a descolonização há mais Estados para serem arregimentados para aquele determinado projeto político-econômico. 

  • Pelo contrário, EUA e URSS viram nos novos países da Africa e Ásia uma oportunidade de expandir seus ideias e garantir aliados políticos.

  • ERRADO. Com o aumento do processo de descolonização, surgem novos Estados e os EUA  e URSS viram nesses novos atores uma chance de expandir sua zona de influência e defender seu pleito como novo hegemon mundial

  • Ok, senhores. Para mim não há dúvidas de que ocorreu a busca pela expansão das áreas de influência econômica dos dois países. Entretanto, não consigo listar tantas colônias em que EUA e URSS tenha intervindo de modo que possa ser negada a afirmativa da questão no que se refere a "poucos casos". Colônias, de fato, em que houve participação, eu só consigo lembrar de Coreia e Vietnan. Na minha humilde opinião, a assertiva está correta. Alguém poderia discorrer sobre isso?

  • Havia a bipolaridade EUA X URSS não há que se falar em manter a homogeneidade

  • É o contrário do afirmado no enunciado. Com esse processo, as duas superpotências enxergaram nos países africanos e asiáticos oportunidade de conquistar novas zonas de influência na lógica da Guerra Fria.

    Resposta: Errado

  • Um exemplo simples que demonstra a intromissão americana: Vietnã