-
Neyrilanne, as relações ambíguas de Vargas foram entre EUA e Alemanha. Não houve grande aproximação com a URSS.
-
Infelizmente a resposta erronea da colega induziu os assinates a assinalarem-na como útil.
-
Pode ser que eu esteja errado, conquanto acredito que a questão se refere ao apoio norte americano aos projetos de industrialização do estado novo de vargas como por exemplo com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional. Esse apoio foi oferecido ao Brasil com a condicionante de que participasse ao lado das Pontências Alidas na front da Segunda Guerra Mundial. Sendo assim, o Brasil entrou na segunda guerra mundial com a FEB e ganhou apoio norte americano aos projetos de industrialização.
Sendo assim a questão esta correta ao afirmar que os EUA condicionaram suas relações com os países latino-americanos ao grau de adesão desses países à política de guerra e de envolvimento no conflito
-
Concordo com os colegas que falam do alinhamento entre Vargas e Washington para a obtenção de empréstimos e investimentos. Apesar de flertar com o totalitarismo europeu a política de governo voltou-se decisivamente para o eixo hemisférico.
O "X" da questão que me fez errar foi ignonar a participação do México na Segunda Guerra que foi modesta mas beneficiou sua economia.
Segue um link:
https://es.m.wikipedia.org/wiki/México_en_la_Segunda_Guerra_Mundial
-
Gabarito: CERTO
"De fato os EUA condicionaram suas relações ao nível de participação no conflito. A aproximação com o México, fornecedor de mão-de-obra e participante ativo no conflito no Pacífico, e com o Brasil, importante local estratégico e e participante ativo no conflito europeu, pode ser contrastada com a distensão das relações com a Argentina. O governo argentino, com forte viés germanófilo, teve conduta hesidante durante o conflito."
Livro: Como Passar Concursos da Diplomacia e Chancelaria - 1.600 Questões Comentadas