SóProvas


ID
1627324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em pleno desenrolar da Segunda Guerra Mundial, reuniões eram feitas entre as principais lideranças aliadas com vistas à reconfiguração geopolítica mundial pós-conflito. Na nova ordem que emergiu a partir de 1945, também se traçou o destino da América Latina e se discutiu a posição que ela iria ocupar no sistema bipolar. Relativamente aos múltiplos aspectos que envolvem essa questão, julgue (C ou E) o item subsequente.

Na América do Sul, destaca-se a posição da Argentina de atrelamento incondicional à política externa norte-americana do pós-Segunda Guerra, o que acirrou as desconfianças de países vizinhos, entre os quais o Brasil.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. A Argentina assumira na II Guerra uma posição de neutralidade. Após o conflito, continuou não aceitando as posições norte-americanas na Guerra Fria, uma vez que era governada pelo governo nacionalista de Perón. 


  • A Argentina de Perón foi um dos países que mais se engajou na corrente terceiro mundista e, portanto, não empreendeu um alinhamento profundo com nenhum dos dois polos de poder do momento. O período da história argentina no qual houve alto alinhamento com os Estados Unidos é mais recente, correspondendo ao governo de Menem na década de 1990.

  • O Brasil se aproximou dos EUA o que foi visto com desconfiança pelos países vizinhos, pois acreditavam que o país tinha pretensões imperialistas ao se colocar como representante da América Latina.

  • Brasil um país tão bom

    #PMAL2021