SóProvas


ID
1627330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em pleno desenrolar da Segunda Guerra Mundial, reuniões eram feitas entre as principais lideranças aliadas com vistas à reconfiguração geopolítica mundial pós-conflito. Na nova ordem que emergiu a partir de 1945, também se traçou o destino da América Latina e se discutiu a posição que ela iria ocupar no sistema bipolar. Relativamente aos múltiplos aspectos que envolvem essa questão, julgue (C ou E) o item subsequente.

Malgrado ter cassado o registro do Partido Comunista Brasileiro e os mandatos de seus parlamentares, além de ter rompido relações diplomáticas com a URSS, o Brasil se recusou a assinar o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) por ver nele um instrumento de dominação ideológica sobre a América Latina.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em dizer que o Brasil se recusou a assinar o TIAR, tratado que o governo brasileiro não só foi parte, como serviu de sede para a conferência que o originou, realizada no Rio de Janeiro. 

     

    O Brasil buscou se alinhar aos Estados Unidos no contexto de início da Guerra Fria e bipolarização mundial. Os acontecimentos mencionados na questão, somados à criação da OEA, são parte de um mesmo "pacote de atitudes" tomadas para efetivar o posicionamento brasileiro. 
     

     

    Maio de 1947, cassação do registro do Partido Comunista no Brasil
    Setembro de 1947, Conferência do Rio de Janeiro, assinatura do TIAR 
    Outubro de 1947, rompimento das relações diplomáticas com a URSS 
    Abril de 1948, Conferência de Bogotá, criação da OEA



    "Em maio de 1947, o Supremo Tribunal Federal decidiu colocar o Partido Comunista na ilegalidade. No mesmo dia dessa decisão, o Ministério do Trabalho ordenou a intervenção em quatorze sindicatos e fechou uma central sindical controlada pelos comunistas. A repressão ao PCB se completou com a cassação do mandato de senadores, deputados e vereadores eleitos pelo partido, enquanto o Brasil rompia relações diplomáticas com a União Soviética, em outubro de 1947.” (Daniel Aarão Reis, História do Brasil Nação, v. 4, p. 109)

    "Assim, a emergência de um sistema bipolar de poder, em escala mundial, remodelou as relações entre os Estados Unidos e a América Latina. A criação da OEA, na Conferência de Bogotá, em 1948, e a assinatura do Tratado Interamericano de Ajuda Recíproca (Tiar), na Conferência do Rio de Janeiro [em 1947], materializaram a inclusão do “Hemisfério Americano” na estratégia de contenção." (Demétrio Magnoli, O mundo contemporâneo, p. 301)

     

  • ome: TRATADO INTERAMERICANO DE ASSISTÊNCIA RECÍPROCA (TIAR)  Nome Completo: TRATADO INTERAMERICANO DE ASSISTENCIA RECIPROCA (TIAR)  Tipo: TEMATICO  Texto Completo: TRATADO INTERAMERICANO DE ASSISTÊNCIA RECÍPROCA (TIAR)   Assinado pelas repúblicas americanas na Conferência do Rio de Janeiro (1947), esse tratado de defesa hemisférica estabelecia basicamente que “um ataque armado por qualquer Estado contra um Estado americano será considerado como um ataque contra todos os Estados americanos”, ao mesmo tempo que definia os princípios, obrigações e mecanismos que deveriam ser postos em ação em caso de necessidade. O tratado procurava dar um formato permanente às afirmações de solidariedade hemisférica estabelecidas em encontros interamericanos anteriores, especialmente na Conferência do México, dois anos antes (1945). Fonte: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/tratado-interamericano-de-assistencia-reciproca-tiar
  • O Brasil tem moral pra recusar nada kk

  • O termo “malgrado” deve ser utilizado como equivalente de não obstante, conquanto, apesar de, a despeito de (ideia concessiva, contrária, de oposição).

    Um pouco de "Português" para complementar.