-
Prevenção primária: Ataca a raiz do conflito Ex: Educação, emprego e moradia.
Prevenção secundária: Atua depois que o crime já se manifestou é a prevenção que se manifesta com a própria legislação penal Ex: Atividade policial.
Prevenção terciária: Voltada ao preso, visando a recuperação e evitando a reincidência.
-
CERTO.
Segundo a justificativa do gabarito pela banca examinadora:
"Na divisão tradicional da prevenção em primária, secundária e terciária, ações de controle de meios de comunicação e ordenação urbana são classificadas na segunda categoria (prevenção secundária) -"quando e onde o conflito penal se exterioriza". Para a doutrina, "A chamada prevenção secundária, por sua parte, atua mais tarde em termos etiológicos: não quando - nem onde - o conflito criminal se PRODUZ ou é GERADO, senão quando e onde se manifesta ou se exterioriza". E, mais adiante, textualmente: "Programas de prevenção policial, de controle dos meios de comunicação,de ordenação urbana e utilização do desenho arquitetônico como instrumento de auto-proteção, desenvolvidos em bairros de classes menos favorecidas, são exemplos de prevenção "secundária".". Apesar de não ser esta a única classificação da prevenção do delito, assim é entendida deforma consolidada".
Há posicionamento em sentido diverso, segundo Fábio Caliari: "A ordenação urbana está mais próxima da prevenção primária, que repousam sobre as causas do delito, incidem na concretização dos direitos da pessoa, como saúde, educação, segurança, qualidade de vida, com prevenção de médio a longo prazo".
Fontes:
Sítio da Banca CespeUnb.
Revisaço - Delegado de Polícia Civil, Ed. Juspodivm, 2ª Edição
Bons estudos!
-
Resposta: Certo
Prevenção primária:
Visa toda sociedade;
Trabalho de conscientização – busca a mudança de valores e de comportamentos;
Busca neutralizar o delito antes que ele ocorra;
É a mais eficaz das três modalidades de prevenção do delito;
Atua no médio e longo prazo;
Exige prestações sociais e intervenção comunitária, não bastando a mera discussão;
É composta por ações dirigidas ao meio ambiente físico e/ou social, com foco prioritário nos fatores de risco e/ou de proteção no meio ambiente urbano, no qual ocorre a criminalidade e a violência;
Ressalta a educação, a habitação, o trabalho, a inserção do homem no meio social e a qualidade de vida como elementos essenciais para a prevenção do crime;
Estratégias de política cultural, econômica e social com objetivo único de dotar os cidadãos de capacidade social para superar de forma produtiva eventuais conflitos.
Prevenção secundária:
Visa o não cometimento de outros crimes pelo agente que já delinquiu;
Atua posteriormente ao cometimento do crime;
Opera a curto e médio prazo;
Engloba política legislativa penal (benefícios legislativos àqueles que praticaram crimes de pequeno potencial ofensivo), assim como a ação policial;
Dirigidas a pessoas e grupos mais suscetíveis de praticar ou sofrer crimes e violências;
Visa evitar o envolvimento com o crime e a violência ou limitar danos causados;
Suas ações preventivas são geralmente dirigidas aos jovens e adolescentes e a membros de grupos vulneráveis e/ou em situação de risco, inclusive crianças, mulheres e idosos em casos de violência doméstica ou intrafamiliar, mulheres em casos de violência de gênero, e afrodescendentes em casos de violência contra minorias.
Prevenção terciária:
Possui destinatário identificável, o recluso, bem como objetivo certo, evitar a reincidência;
Atua com forte caráter punitivo embora sua intervenção seja parcial,tardia e insuficiente;
Composta por ações dirigidas a pessoas que já praticaram crimes e violências visando evitar a reincidência e a promover seu tratamento, reabilitação e reintegração familiar, profissional e social;
Visa evitar a repetição da vitimização e a promover o seu tratamento, reabilitação e reintegração familiar;
Prevenção do crime e da violência pode ser realizada por distribuição de ações em algumas áreas temáticas, como comunidade, família, escola, trabalho e geração de renda, polícia e justiça criminal, sistema prisional e saúde.
-
Prevenção primária: são políticas públicas na área da educação, emprego, moradia, saúde, qualidade de vida, segurança, etc.
Prevenção secundária: programas de prevenção policial, controle dos meios de comunicação, de ordenação urbana, etc.
Prevenção terciária: atua com o fim de evitar a reincidência. Voltadas aos preso e ao egresso.
-
Quanto mais eu leio, mais me convenço que se trata de prevenção primária.
-
Deveria ser anulada! A banca forçou um pouco no conceito de prevenção secundária... a famosa "doutrina cespiana" atacando novamente!
-
A prevenção primária é caracterizada pela universalidade, ou seja, se destina a todas as pessoas da sociedade difusamente e conta com a participação de todos os órgãos estatais indistintamente. Já a prevenção secundária é distinada a setores da sociedade, alvos específicos e realizada por setores específicos do Estado (Polícia, MP, Judiciário, assistencia social etc). Finalmente a terciária, destina-se ao indivíduo, o preso. Controle das comunicações e ordenação urbana sem destinatário específico seria prevenção primária. Por outro lado, quando destinada a DETERMINADOS grupos, prevenção secundária. Me parece que é assim.......
P = Todos
S = Grupos
T= Indivíduo
-
Controle de meios de comunicação pra mim é poder de polícia!
-
ordenação urbana - secundária ?
-
Assim fica complicado...
-
Em 24/01/2018, às 20:08:46, você respondeu a opção Errado.
Em 05/01/2018, às 17:15:04, você respondeu a opção Errado.
Em 11/11/2017, às 14:34:04, você respondeu a opção Errado.
-
Gente ... gente, tô ficando depressivo com essas questões antigas da CESPE kkkkk
-
ordenação urbana - secundária ?
Que prova FPD essa para delegado federal. Várias questoes erradas ditas como certa.
-
Mas quando a questão diz "orientadas a determinados grupos ou subgrupos" não dá a entender que é secundária?
-
Para não errar, segundo entedimento cespe: Se for voltada para a sociedade em geral, fica em prevenção primária. Se ao contrário, for voltada para grupos ou subgrupos, vai pra secundária.
-
O segredo da questão está em "orientados a determinados grupos ou subgrupos da sociedade" (Secundária).
-
Prevenção Secundária.
"A chamada prevenção secundária opera onde e quando o conflito acontece, nem antes nem depois. E se caracteriza pelas ações policiais, pelo controle dos meios de comunicação, da implantação da ordem social e se destina a atuar sobre os grupos e subgrupos que apresentam maior risco de protagonizarem algum problema criminal."
Não necessariamente vai atuar sobre um delito. Quando opera sobre determinado local onde existe alto índice de criminalidade, mesmo que sobre pessoas indeterminadas, mas visando exterminar ou atenuar indices criminais, estaremos diante da prevenção secundária. Apenas estaremos diante da prevenção primária quando não tenha ocorrido NENHUMA manifestação criminal.
Quando a questão diz: "orientadas a determinados grupos ou subgrupos sociais", pressupõe uma ação específica sobre determinadas pessoas, visando a diminuição da criminalidade. Logo, prevenção secundária.
-
Cara, essa banca ta emaconhada, né possivel não.
Li, reli, li de novo e só penso em primária.
.
Vou seguir a dica da Maria G.
-
GABARITO CORRETO
1. Modelos de classificação da prevenção de Medina Ariza:
a. Dimensão Clássica:
i. Prevenção Primária (ANTES, atua ensinando) – é tida como genuína prevenção. Orienta-se às causas delitivas de forma a neutraliza-las antes da manifestação do problema (ataca o crime desde suas raízes). Está voltada à segurança e qualidade de vida. Atua nas áreas da educação, do emprego, da saúde e da moradia (exceto direito penal);
ii. Prevenção Secundária (DURANTE, atua fiscalizando) – orienta as intervenções a determinados grupos de risco. Está direcionada aos potenciais ou eventuais criminosos – determinada a setores da sociedade. Reforça o sentimento de segurança cidadã por meio das políticas legislativas, ações policiais, programas de apoio, controle das comunicações sociais e outros.
iii. Prevenção Terciária (DEPOIS, atua punindo e corrigindo) – aplicada após o fenômeno criminal. Orienta os criminosos já punidos com o objetivo de reduzir a reincidência. Atua na ressocialização da população carcerária. Está direcionada a um grupo determinado.
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
WhatsApp: (061) 99125-8039
Instagram: CVFVitório
Facebook: CVF Vitorio
-
Prevenção primária: ataca a raíz do conflito (educação, emprego, moradia, segurança etc); aqui desponta a inelutável necessidade de o Estado, de forma célere, implantar os direitos sociais progressiva e universalmente, atribuindo a fatores exógenos a etiologia delitiva; a prevenção primária liga-se à garantia de educação, saúde, trabalho, segurança e qualidade de vida do povo, instrumentos preventivos de médio e longo prazo.
Prevenção secundária: destina-se a setores da sociedade que podem vir a padecer do problema criminal e não ao indivíduo, manifestando-se a curto e médio prazo de maneira seletiva, ligando-se à ação policial, programas de apoio, controle das comunicações etc.
Prevenção terciária: voltada ao recluso, visando sua recuperação e evitando a reincidência (sistema prisional); realiza-se por meio de medidas socioeducativas, como a laborterapia, liberdade assistida, prestação de serviços comunitários etc.
(Manual Esquemático de Criminologia; Nestor Sampaio Penteado Filho, ed.: Saraiva, 2019).
-
Se falar :atuação em grupo específico" ou falar "controle/atuação pela polícia", uns 90% dos casos estará se falando de prevenção SECUNDÁRIA.
-
Prevenção Primária = são "políticas" que atacam a fonte do problema social (ex.: família, escola, igreja...entre outros;
Prevenção Secundária = vai atuar onde o crime se manifesta, com atividades voltadas para focos de criminalidade (ex.: operações policiais diversas, obras públicas nos pontos de elevada criminalidade, prisões...);
Prevenção Terciária = após a persecução penal, o indivíduo preso será submetido à disciplina da execução penal, onde será reeducado para retornar à sociedade como uma pessoa melhor (isso em tese, visto a realidade do Brasil).
-
Interessante que a própria banca, em outras questões, classifica a iluminação pública e preservação urbanística como prevenção primária. É uma Banca vacilante em questões objetivas.
-
"orientadas a determinados grupos ou subgrupos sociais" = Prevenção secundária!
-
Estudem os conceitos de prevenção primária, secundária e terciária, mata muitas questões. (tema recorrente).
-
Prevenção primária: medidas de médio e longo prazo que atingem a raiz do conflito
criminal. Investimentos em educação, trabalho, bem-estar social, etc;
Prevenção secundária: atua onde o crime se manifesta ou se exterioriza. As chamadas
“zonas quentes de criminalidade”. A prevenção secundária tem em suas principais manifestações a
atuação policial. Outros exemplos: programas de ordenação urbana e melhora do aspecto visual das
obras arquitetônicas;
Prevenção terciária: possui um destinatário específico, o recluso. Possui objetivo certo:
ressocialização do preso, evitando a reincidência
-
Creio que a questão da ordenação urbana pode confundir sobre a incidência da prevenção primaria ou secundária. Porém, assinalei a questão como correta utilizando a lógica de que se essa implementação é dirigida a grupos ou subgrupos sociais, ela está voltada a prevenção em áreas já afetadas pela criminalidade, o que a enquadra na prevenção secundária e não na primária.
Qualquer correção avisem.
Bons Estudos!
-
> PREVENÇÃO PRIMÁRIA:
nos programas de prevenção destinados a criar os pressupostos aptos a neutralizar as causas do delito, como a educação, e a socialização – enfoque etiológico -. Incide sobre as causas do problema, quer dizer, na concretização de direito fundamentais de todos, como acesso a saúde, educação, moradia, trabalho, segurança, enfim, da qualidade de vida.
> PREVENÇÃO SECUNDÁRIA:
atua em momento posterior ao crime ou na sua iminência. Estando relacionado com as ações policiais, programas de apoio, e controle das comunicações, dentre outros instrumentos seletivos de curto e médio prazo. É a mais presente nas ações de Estado, seja por meio do aumento de efetivo policial, reaparelhamento das polícias, políticas públicas dirigidas a grupos de risco ou vulneráveis, como os alcoólatras, usuários de drogas, vítimas de violência doméstica e familiar, homossexuais, e outras minorias.
> PREVENÇÃO TERCIÁRIA:
atua após o delito e tem como destinatária a população carcerária, assumindo caráter ressocializador com o escopo de evitar a reiteração criminosa. Sua realização se dá por meio de medidas alternativas, como serviços comunitários, e liberdade assistida. Atua após a prática do crime revelando caráter punitivo e ressocializante, cuja finalidade é evitar a reiteração do comportamento delituoso (reincidência).