Gabarito letra B
I - (F) A auditoria interna, por sua vez, é aquela executada pela própria organização, com o objetivo de garantir o atendimento de seus objetivos institucionais, por meio da avaliação contínua de seus procedimentos e controles internos. Os controles internos são o conjunto integrado de métodos e procedimentos adotados pela própria organização para proteção de seu patrimônio e promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros contábeis.
II - (V) O auditor independente deve ser bacharel em ciências contábeis, registrado no CRC.
III - (F) Apesar de ser subordinado à administração, o auditor interno deve ter certa autonomia, naturalmente, menor que a do auditor independente. Contudo, aquele auditor deve produzir um trabalho livre de interferências internas. O auditor independente deve descrever os principais problemas organizacionais, constatados no curso do seu trabalho, e emitir recomendações sempre que necessário. Contudo, esse não é o seu objetivo principal. A auditoria independente é, primordialmente, contábil, enquanto que a auditoria interna é contábil e operacional.
IV - (F)A auditoria interna, por sua vez, é aquela executada pela própria organização, com o objetivo de garantir o atendimento de seus objetivos institucionais, por meio da avaliação contínua de seus procedimentos e controles internos. A auditoria externa ou independente é aquela executada por profissionais ou empresas que não possuem vínculo e/ou subordinação à empresa auditada, com o objetivo de trazer uma opinião independente sobre a entidade.
Fonte: Ponto dos concursos.Auditoria Interna Versus Auditoria Externa. Conceito, Objetivos, Responsabilidades, Funções, Atribuições.
Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff
A auditoria interna realiza o exame dos controles internos e avalia a eficiência e eficácia da gestão, promove melhorias nos controles operacionais e na gestão dos recursos.
A auditoria externa tem como objetivos comprovar a exatidão das demonstrações contábeis, bem como propor soluções para aperfeiçoar o controle interna e emitir opinião sobre os registro contábeis auditados.
Obs1: A auditoria externa não elimina a necessidade da Auditoria Interna, já que suas funções e objetivos são diferentes.
Obs2: A auditoria externa NÃO é realizada para detectar fraudes, erros ou para interferir na Administração da empresa, ou ainda, reorganizar o processo produtivo. Essas circunstancias geralmente aparecem em meio a auditoria, mas o objetivo é EMITIR UM PARECER (OPINIAO).