-
Errado
Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamento estão os planos. Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos.
Acredito que o erro da alternativa esteja: [...] atribuindo-se
responsabilidades às pessoas e estabelecendo-se mecanismos
de comunicação e coordenação.
-
Errado.
A alternativa faz referência ao processo de Dirigir. Dirigir significa orientar os esforços individuais para um propósito comum.
-
Há uma mistura nos conceitos de planejamento e de organização.
Cabe ao planejamento: definir objetivos e decidir sobre recursos e tarefas.
Cabe a ORGANIZAÇÃO: dividir os trabalhos, estabelecer comunicação e coordenar os trabalhos.
-
Atenção! O enunciado mistura a definição de três funções administrativas.
a) Planejamento: "Definem-se os objetivos e decide-se sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente",
b) Organização: "Dividindo-se o trabalho, atribuindo-se responsabilidades às pessoas"
c) Direção: "Estabelecendo-se mecanismos de comunicação e coordenação"
-
Poxa, planejamento faz tudo então...Gab.: ERRADO
-
Antes de organizar e dirigir não é necessário planejar antes certas funções administrativas?
-
Errado.
No Planejamento define-se os objetivos e os resultados que a organização pretende alcançar, porém, não se pode falar em recursos e tarefas necessários para alcançá-los. Esses serão decididos por meio da estratégia utilizada pela organização.
Segundo MAXIMIANO (2006), o monitoramento “consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia”. O monitoramento deve ser realizado com base nos mesmos indicadores utilizados na hora de se elaborar o planejamento estratégico.
Segundo MAXIMIANO (2006), o monitoramento “consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia”. O monitoramento deve ser realizado com base nos mesmos indicadores utilizados na hora de se elaborar o planejamento estratégico.
-
Passível de recurso, isso sim!
-
Falou em divisão de trabalho, pensa-se em organizar.
-
Gabarito ERRADO!
PLANEJAMENTO
É um processo definido para o alcance de uma situação futura desejada, buscando a maneira mais eficiente, eficaz e efetiva, com a melhor concentração de recursos e esforços pela empresa ou organização. Princípios gerais do planejamento
- Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento deve sempre visar ao objetivo máximo da organização.
- Princípio da precedência do planejamento: o planejamento sempre vem antes das outras funções.
- Princípio da maior influência e abrangência: ele pode provocar uma série de modificações na organização.
- Princípio das maiores eficiências, eficácias e efetividades: procura maximizar os resultados e minimizar as dificuldades.
ORGANIZAÇÃO
É a função que busca organizar, estruturar e integrar recursos disponíveis para que as ações a serem realizadas possam atingir o sucesso. São os meios utilizados para que as demais funções possam ser praticadas: estrutura dos órgãos de uma organização, a divisão interna do trabalho, a alocação dos recursos, a determinação sobre as pessoas que devem realizar determinada tarefa, a coordenação de esforços...
Chiavenato entende que há quatro componentes da organização:
- Tarefa: a função organizacional é dividida em tarefas.
- Pessoas: cada pessoa é ocupante de um cargo na organização formal.
- Órgãos: as tarefas e pessoas são agrupadas em órgãos, como divisões, departamentos ou unidades de uma organização.
- Relação: é um dos conceitos mais importantes da organização, é o relacionamento entre os trabalhadores, fornecedores, clientes...
"Atenção: a função organização é diferente “das organizações”. As organizações é o grupo de pessoas que interagem entre si para atingir um objetivo específico. Ex.: Você trabalha em “uma organização” de forma “organizada”."
DIREÇÃO
É a função responsável por acionar e dinamizar a empresa para que ela possa funcionar adequadamente. É a relação entre os administradores e seus subordinados, está centrada nas relações humanas. É a utilização dos recursos disponíveis pelas pessoas que integram a organização, que concretizam as ações planejadas e organizadas.
Principais atividades realizadas pelo administrador:
- Comunicação: os administradores precisam se comunicar com seus subordinados para indicar os caminhos a serem seguidos e receberem o feedback.
- Motivação: os administradores buscam através da comunicação estimular a motivação dos subordinados.
- Liderança: também através da comunicação os administradores devem influenciar seus subordinados a realizarem as atividades relevantes para a organização.
FONTE: http://federalconcurseira.blogspot.com.br/2015/07/conceitos-importantes-administracao-e.html
-
ERRADO ! Inicialmente as características são da função planejamento, todavia, quando menciona a ''divisão de trabalho'' já está se referindo à função organização.
-
É na função Organização que são definidos a Divisão do Trabalho e a Autoridade.
POLÍCIA FEDERAL!
-
PLANEJAMENTO é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessárias para alcança-los adequadamente.Como principal decorrência do planejamento estão os planos, que facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos.Além disso, os planos que facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos.
ORGANIZAÇÃO como função administrativa é parte do processo administrativo de organizar,estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles.
DIREÇÃO está relacionada a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados, isto é, por meio de atividades de pessoas e da aplicação dos recursos que compõe a organização.Após definir os objetivos,traçar as estratégias para alcançá-los, estabelecer o planejamento e estruturar a organização,cabe à função da direção colocar tudo em marcha.Dirigir significa interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e a orientação sobre como executá-las a fim de garantir o alcance dos objetivos.
CONTROLE verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado: quanto mais completos e definidos forem os planos, mais fácil será o seu controle.Quase todos os esquemas de planejamento trazem em seu bojo o seu próprio sistema de controle.Por meio dessa função de controle, o administrador assegura que a organização e seus planos estejam na trilha.
Administração Geral e Pública (CHIAVENATO)
-
Bom resumo da Monica Medeiros. Só queria dar um Bizu usando o próprio resumo dela, a banca pode usar a palavra recursos em todas as funções:
definir os recursos necessários... (Planejamento)
organizar, estruturar e integrar os recursos... (Organização)
aplicar os recursos... (Direção)
avaliar os recursos utilizados... (Controle)
-
Eu acredito que seja pegadinha, porque no começo da pergunta apresenta se como se fosse uma sequência a ser seguida, tem que está bem ligado!
-
O enunciado foi além de só planejamento...
-
A questão fez uma verdadeira mescla de funções. A primeira ideia (definição de objetivos) de fato se refere ao planejamento. Entretanto, ao falar de decisão de tarefas e recursos, isso faz referência à função organização. Questão ERRADA.
-
CESPE fazendo as questões de adm. mais maliciosas de todos os tempos...
-
O planejamento é um processo constituído de uma série seqüencial de seis passos,a saber:
• Definir os objetivos. O primeiro passo do planejamento é o estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar.
• Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos. Simultaneamente à definição dos objetivos, deve-se avaliar a situação atual em contraposição aos objetivos desejados, verificar onde se está e o que precisa ser feito.
• Desenvolver premissas quanto às condições futuras. Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operação. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estiverem atuando na elaboração e compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos. A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas. A previsão está relacionada com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.
• Analisar as alternativas de ação. O quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos, fazer ura plano para alcançar os objetivos.
• Escolher um curso de ação entre as várias alternativas. O quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão, em que se escolhe uma alternativa e se abandona as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.
• Implementar o plano e avaliar os resultados. Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir através do que foi planejado e tomar as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias
Administração Gerai e Púbiica - Chiavenato - pg 344
-
Por meio da ORGANIZAÇÃO definem-se os objetivos e decide-se sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente, dividindo-se o trabalho, atribuindo-se responsabilidades às pessoas e estabelecendo-se mecanismos de comunicação e coordenação.
-
Este é o conceito de organização.
-
HOUVE UMA MISTURA NOS CONCEITOS, LOGO QUESTÃO ERRADA
-
-
ERRADO
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
-
Enunciado:
Por meio do planejamento, definem-se os objetivos e decide-se sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente (PLANEJAMENTO), dividindo-se o trabalho, atribuindo-se responsabilidades às pessoas(ORGANIZAÇÃO) e estabelecendo-se mecanismos de comunicação e coordenação(DIREÇÃO).
GABARITO ERRADO
-
GABARITO CERTO
Questão escorregadia. O planejamento de fato define os objetivos e decide sobre o futuro, inclusive sobre recursos e tarefas a serem realizadas.
O estabelecimento de mecanismos de comunicação e coordenação, por sua vez, são tratados pela função de direção
PROF. CALOS XAVIER – ESTRATÉGIA CONCURSOS.
_________________________
O que queremos? Passar no concurso.
E quando queremos? É irrelevante.
-
Planejamento – processo de determinar os objetivos e metas organizacionais e como realiza-los.
-
Por meio do planejamento, definem-se os objetivos e decide-se sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente ( ATÉ AQUI TAVA SUSSA ) dividindo-se o trabalho, atribuindo-se responsabilidades às pessoas (ORGANIZAR) e estabelecendo-se mecanismos de comunicação e coordenação. (DIRIGIR)
-
O finalzinho matou a questão. Atribuir responsabilidades é papel da organização, e não do planejamento.
-
quem decide sobre recursos é a organização e não o planejamento
-
Divisão de trabalho faz parte da fase de ORGANIZAÇÃO.
-
CONCURSEIRO ÔMEGA, O GABARITO ESTÁ ERRADO!!!!!!!!!!!!!!
-
que questão maravilhosa, te amo cespe s3..
-
Que questão TOP!!!
Só acerta quem realmente sabe.
-
Opa... parei no dividindo-se o trabalho. Top.. essa questão.
-
Uma colega do QC comentou que quem decide os recursos é a organização, mas no livro do Maximiniano está informando que os recursos são decididos e definidos na função de planejamento (Planejamento operacional) e a função de organização apenas aloca esses recursos.
-
O planejamento de fato define os objetivos e decide sobre o futuro, inclusive sobre recursos e tarefas a serem realizadas. O estabelecimento de mecanismos de comunicação e coordenação, por sua vez, são tratados pela função de direção.
Estratégia Concursos.
-
Por meio do planejamento, definem-se os objetivos e decide-se sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente (Ok, até aqui faz parte do PLANEJAMENTO), dividindo-se o trabalho, atribuindo-se responsabilidades às pessoas (fazem parte de ORGANIZAÇÃO) e estabelecendo-se mecanismos de comunicação e coordenação (fazem parte de DIREÇÃO).
-
2018
A função administrativa de planejamento define objetivos, metas e a programação de quem fará o que, como e em que tempo.
2013
Dentro da Teoria Geral da Administração, a função de Planejamento refere-se, especificamente, às decisões sobre
a) a divisão da autoridade, responsabilidades e recursos.
b) a execução de planos, sendo a direção, a coordenação e a autogestão suas possíveis estratégias.
c) o ordenamento das partes de um todo.
d) os objetivos e os recursos necessários para sua consecução.
e) assegurar a realização dos objetivos.
2018
A atribuição de responsabilidades e de autoridade é uma tarefa típica da função administrativa de planejamento.
Errada
-
Recursos e tarefas também deixam à questão errada...
-
Errado. Fez um mix das funções da administração.
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO (execução) E CONTROLE (PODC)
São consideradas funções básicas e interdependentes na administração das organizações modernas.
Interdependentes: dependem umas das outras, é o contrário da não dependência.
Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los de maneira eficiente e eficaz, isto é, com o mínimo de recursos e com o máximo de rendimento. Está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. Constitui a diferença entre uma situação atual e uma situação almejado como objetivo.
Organização é a função administrativa que e incumbe do agrupamento dos órgãos e das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa. A função de organizar serve para agrupar e estruturar todos os recursos da empresa – órgãos, pessoas e equipamento – para permitir e facilitar o alcance dos objetivos da melhor forma possível. O administrador deve definir claramente e organizar os recursos de que sua empresa necessita, tais como: Pessoas e suas respectivas habilidades e competências; Equipamentos; Orçamento e disponibilidade de recursos financeiros; Materiais.
Direção: Enquanto as atividades de planejamento e organização lidam com os aspectos mais abstratos do processo administrativo, a atividade de direção é mais concreta, pois consiste em lidar diretamente com as pessoas, influenciando-as e motivando- as constantemente para o trabalho.
Se o controle for considerado de forma isolada, deverá se remeter a uma função administrativa, contudo, se for visto em conjunto com as demais funções, ele deverá se integrar ao grupo denominado processo administrativo.
Controle: é a função administrativa que verifica se o que está sendo executado obedece ao que está planejado e organizado, para identificar erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição. Esta função se aplica tanto a coisas quanto a pessoas. Para que a função de controle possa efetivamente se processar e aumentar a eficiência do trabalho, é fundamental que o estabelecido ou determinado esteja perfeito, claramente explicado. Está diretamente ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções para garantir que os resultados sejam satisfatórios. É um processo pelo qual são fornecidas informações de retroação para manter as funções dentro de suas respectivas trilhas. Um dos primeiros passos é estabelecer previamente os objetivos ou padrões que se deseja alcançar e manter.
-
Por meio do planejamento, definem-se os objetivos e decide-se sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente (ISSO SÃO OS MEIOS); (PLANEJAMENTO)
Dividindo-se o trabalho, atribuindo-se responsabilidades às pessoas e; (ORGANIZAÇÃO)
Estabelecendo-se mecanismos de comunicação e; (DIREÇÃO)
Coordenação. (ORGANIZAÇÃO QUE REÚNE E COORDENA RECURSOS)
-
Começou certo e terminou errado. Misturou organizacao com planejamento .
-
ERRADO
PLANEJAMENTO: Definir missão • Formular objetivos • Definir os planos para alcançá-los • Programar as atividade.
ORGANIZAÇÃO: • Dividir o trabalho • Designar as atividades • Agrupar as atividades em órgãos e cargos • Alocar recursos • Definir autoridade e responsabilidade.
DIREÇÃO: Designar as pessoas • Coordenar os esforços • Comunicar • Motivar • Liderar.
CONTROLE: Definir padrões, Monitorar o desempenho, Avaliar o desempenho, Ação corretiva.
-
ERRADO
-
Gab: ERRADO
Falou em “distribuição das Tarefas, Recursos e Responsabilidades, estamos falando de organização.
Erros, mandem mensagem :)
-
Organização: : Distribuir, alocar, empregar, atribuir, formar, executar
Errado!
-
Errado. Misturou Planejamento, Organização e Direção!
-
Gabarito: Errado ✔
Questão escorregadia. O planejamento de fato define os objetivos e decide sobre o futuro, inclusive sobre recursos e tarefas a serem realizadas. O estabelecimento de mecanismos de comunicação e coordenação, por sua vez, são tratados pela função de direção.
Bons estudos!
==============
Materiais Gratuitos: portalp7.com/materiais
Mapas Mentais: portalp7.com/mapas
Organize-se: portalp7.com/planilha
Bizu: portalp7.com/bizu
-
Cabe ao planejamento: definir objetivos e decidir sobre recursos e tarefas.
Cabe a ORGANIZAÇÃO: dividir os trabalhos, estabelecer comunicação e coordenar os trabalhos.