Gabarito (A)
A) Errada; O profissional de auditoria governamental tem a responsabilidade de observar as normas de conduta estabelecidas no Código de Ética Profissional do Contabilista.
B) Correto; Conforme a NAG 3000; Zelo é o devido cuidado, a prudência, o bom senso e a técnica com que o profissional de auditoria governamental executa seus trabalhos, seja no planejamento, seja na elaboração dos documentos de auditoria, nos quais deve registrar os elementos informativos suficientes para amparar sua opinião, fazendo prova de que os exames foram efetuados conforme as normas e procedimentos usuais de auditoria governamental, seja na apresentação dos resultados dos seus trabalhos.
C) Correto; Conforme a NAG 3000; O profissional de auditoria governamental terá sempre presente que os atos da Administração Pública devem pautar-se pelos princípios da legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade,
eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e respeito ao meio ambiente, compatíveis com a lisura das transações e operações e a proteção da coisa pública.
D) Correta; Conforme a NAG 3000; Entende-se por competência o conjunto das experiências, dos conhecimentos técnicos, das habilidades e das atitudes necessárias para que o profissional de auditoria governamental possa cumprir suas responsabilidades com eficiência e eficácia.
E) Correta; Conforme a NAG 3000; Todo profissional de auditoria governamental deve possuir competências para cumprir suas funções. São requisitos mínimos as seguintes capacidades:
3102.1 – Conhecer e aplicar as normas, procedimentos e técnicas de auditoria governamental.
3102.2 – Avaliar o âmbito, extensão e os recursos necessários para a execução da tarefa em face dos objetivos propostos.
3102.3 – Avaliar os riscos identificados na pré-análise das transações e operações a serem auditadas, e do impacto potencial desses riscos para o próprio trabalho de auditoria governamental.
3102.6 - Reconhecer e avaliar a relevância e significação dos eventuais desvios em relação às boas práticas da
Administração Pública, efetuando as pesquisas necessárias para chegar a soluções viáveis.