Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre quais são os princípios da gestão da qualidade. Em relação à alternativa a ser marcada, deverá ser a que não apresenta um dos princípios.
Os princípios da gestão da qualidade buscam dar embasamento para as organizações que busca a eficiência de gestão. Com o advento da ISO 9001:2015, tais princípios sofreram uma alteração, deixando de ser oito, e passando a ser sete princípios. São eles:
- Foco no cliente: o cliente, como consumidor de produtos e serviços, sustenta a organização. O cliente sustenta a organização, por isso a organização dá atenção ao cliente e às suas necessidades. Sendo o cliente tão importante, os gestores não buscam atender apenas as necessidades presentes do cliente, mas as suas necessidades futuras.
- Liderança: O líder busca motivar a sua equipe, almeja seu crescimento. Aquele que exercerá a liderança deve demonstrar proatividade, mas além disso, deve servir de exemplo para o seu time. A sua responsabilidade envolve o estabelecimento de objetivos e a condução da organização rumo ao alcance dos seus objetivos e metas
- Envolvimento de pessoas: esse princípio tem como objetivo potencializar os pontos fortes dos funcionários da empresa e de corrigir os seus pontos fracos. Os integrantes da organização devem estar engajados na busca pela solução dos problemas organizacionais. Devem usar suas habilidades para o bem da organização.
- Abordagem de processo: o processo organizacional precisa ser bem gerenciado. O processo se baseia no estudo das entradas e das saídas da organização, sendo possível, com isso, identificar melhor onde há possíveis desvios. Busca-se por meio dessa abordagem a eficiência.
- Melhoria contínua: toda a organização, cada setor ou pessoa, deve buscar a melhoria dos produtos, processos e serviços. É um objetivo fixo. Perseguir continuamente a melhora é importante para manter o negócio e se firmar no mercado em que atua de modo competitivo.
- Abordagem factual para tomada de decisão: fazer análises lógicas e intuitivas tende a tornar as decisões mais precisas. O tomador de decisões evitar ser impulsivo, deve agir com base em informações precisas.
- Relações mutuamente benéficas com os fornecedores: as relações entre as organizações e seus fornecedores deve visar a cumplicidade. Os benefícios mútuos tendem a agregar mais valor para ambos os lados. Já uma relação ruim, pode comprometer ambas as partes.
Tendo visto os princípios acima, concluímos que a alternativa a ser marcada é a letra "B".
GABARITO: B