-
Contingência --> Quando não é Tautologia e nem Contradição. Tendo ambos os valores possíveis (V ou F)
-
tendo a possibilidade de ter valores aleatórios.
-
De cara: Na Tabela-Verdade padrão que se constrói com os conectivos usuais, SÓ HÁ CONTINGENCIA (V e F). Confira.
-
alguém explica, pf, o que significa esse símbolo: -¿
-
Andrea, Interpretei -? como sendo ->. Posso estar enganado mas deu certo.
-
Gente, o sinal "-¿" simplesmente significa que pode-se substituir por qualquer um dos conectivos lógicos. É como se fosse uma interrogação. Reparem:
A tabela-verdade padrão de p v q é V, V, V, F.
Agora façam a proposição composta completa (p v q -¿ p), substituindo o sinal de interrogação por qualquer um dos conectivos. Irão ver que há resultados verdadeiros ou falsos, caracterizando uma contingência.
Falou!
-
Tautologia
Tautologia é uma proposição cujo valor lógico é sempre verdadeiro.
Exemplo
A proposição p ∨ (~p) é uma tautologia, pois o seu valor lógico é sempre V, conforme a tabela-verdade.
Exemplo
A proposição (p Λ q) → (p → q) é uma tautologia, pois a última coluna da tabela-verdade só possui V.
Contradição
Contradição é uma proposição cujo valor lógico é sempre falso.
Exemplo
A proposição (p Λ q) Λ (p Λ q) é uma contradição, pois o seu valor lógico é sempre F conforme a tabela-verdade. Que significa que uma proposição não pode ser falsa e verdadeira ao mesmo tempo, isto é, o principio da não contradição.
Contingência
Quando uma proposição não é tautológica nem contraválida, a chamamos de contingência ou proposição contingente ou proposição indeterminada.
Fonte: colegioweb.com.br
-
Achei esta questão, mal formulada, pq este sinal não se sabia até ler os comentários o que era!!! Outra não entendi se chuta os valores V ou F dependendo do conectivo lógico que se escolhe?
-
p v q -¿ p / é a mesma coisa que p ou q qualquer conectivo p................ ou seja escolhe o conectivo que vc mais gosta coloca no lugar de -¿ e responde tanto faz.. kkkk
-
ainda não entendi, nao sabia o que era esse simbolo "-¿" e disseram que é quando pode se substituir por qualquer simbolo logico, porem quando se substitui por --> (se..entao) o que encontramos para (p v q -¿ p) é tautologia, ou estou errada?
P Q P v Q (-->P)
V V V V
F V V V
V F V V
F F F V
-
A colega Amanda inverteu os valores de P e Q. No "se...então" deve-se obedecer a ordem. Tente refazer tendo P e Q com as seguintes proposições respectivamente: VVFF e VFVF.
-
Só acho que a banca deveria determinar algum operador lógico,ou então só deixar P v Q ... esse sinal louco confundiu a maioria dos colegas,inclusive eu ! :x pois se esse sinal significar que você poderá substitui-lo por qualquer operador lógico não tem como determinar uma resposta .... pois se utilizar o operador lógico condicional teremos uma tautologia...em contra partida se usarmos outro operador lógico teremos uma contingência etc.
-
verdade Yuri , vendo agora realmente inverti, mas eu inverti foi p v q -> p.....eu tinha feito p -> p v q....fazendo na ordem certa realmente e contingencia todas as opções.
ficaria entao p v q--> p = VFVV
-
Nesta questão, ao resolvermos a disjunção p v q, de acordo com a tabela-verdade, teremos:
Assim, ao substituirmos o sinal "-?" por qualquer operador lógico e continuarmos a verificação tomando como ponto de partida os valores obtidos acima para p v q, poderemos constatar que surgirão resultados verdadeiros ou falsos, caracterizando assim uma contingência.
Resposta: Alternativa C.
-
COMPLEMENTANDO OS ESTUDOS
Fonte: http://logicadescomplicada.blogspot.com.br/2010/08/tautologia-contradicao-contingencia.html
Há certas proposições compostas, chamadas de tautologias, que assumem valores lógicos V em todos os casos possíveis. E também ocorre o oposto: certas proposições compostas, chamadas de contradições, assumem valores lógicos F em todos os casos. O meio termos entre os dois casos anteriores são chamadas contingências.
SEBRAE - 2010 - UnB/CESPE
Julgue o item subseqüente.
A proposição [¬B]∨{[¬B]→A} é uma tautologia.
Resposta comentada
Certo. Primeiro é necessário construir a tabela-verdade dessa proposição.
AB¬B[¬B]→A[¬B]∨{[¬B]→A}VVFVVVFVVVFVFVVFFVFV
Uma vez que a última coluna da tabela acima contém somente o valor lógicos V, a proposição [¬B]∨{[¬B]→A} é uma tautologia.
ContradiçãoPara expressar a mais simples de todas as contradições, usamos o conectivo "e", uma proposição P qualquer, e a sua negação ¬P,
P ∧ (¬P) .
Verifique os valores lógicos inseridos na tabela-verdade abaixo.
P¬PP∧(¬P)VFFFVF
Para a proposição P ∧ (¬P), a última coluna da tabela-verdade mostrada acima contém - nos dois casos possíveis - somente valores F. Tal proposição é um exemplo de contradição.
SEBRAE - 2010 - UnB/CESPEJulgue o item subseqüente.
A proposição [¬B]∧[A→B] é logicamente falsa.
Resposta comentada
Errado. Vamos construir a tabela-verdade dessa proposição.
AB¬BA→B[¬B]∧[A→B]VVFVFVFVFFFVFVFFFVVV
A última coluna da tabela acima não contém somente o valor lógicos F, e, portanto, a proposição [¬B]∨{[¬B]→A} não é uma contradição.
ContingênciaA contingência ocorre quando há tanto valores V como F na última coluna da tabela-verdade de uma proposição. Exemplos: P∧Q , P∨Q , P→Q ...
Espero ter ajudado!
Foco, foco, foco!!!
-
-¿ também não sabia este símbolo.
Mas fiz somente P V Q e cheguei em contigência. Qualquer uso de conector a mais em uma proposição do tipo contigência, continuará a ser contingência.
-
Olá pessoal,
Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
https://youtu.be/JBm8sJ_0yJE
Professor Ivan Chagas
www.gurudamatematica.com.br