-
Para cada colisão o produto (força x tempo) será constante. O airbag proporciona um maior tempo de colisão, resultando assim em menor força e com isso menor chance de danos ao motorista.
Resposta ERRADO
-
ERRADO.
A variação da quantidade de movimento continua a mesma. No caso do air bag o que ocorre é apenas uma desaceleração em um tempo maior, ou seja, air bag serve só, num rápido instante, reduzir a força. Portanto, a variação de momento é a mesma, pois as velocidades inicial e final são as mesmas.
Creio que a banca considerou a parte que eu destaquei pra avaliar com ERRADO o gabarito. Mesmo assim questionável.
-
Discordo do comentário do professor e do gabarito da questão, pois a quantidade de movimento (Q=mv), tanto a inicial quanto a final, será a mesma, portanto a variação também é a mesma
-
Sabe aquela que você vai com gosto? kkkkkkkkkkkk. Gabarito Definitivo da banca E.
-
Discordo e trago o embasamento de outros professores de física.
Considere duas colisões idênticas, mas leve em conta que em apenas uma das situações o carro possui airbag. A colisão motorista x airbag tem uma duração muito maior do que a colisão motorista x painel. Para os dois casos, a variação da quantidade de movimento do motorista é a mesma, mas o tempo que este leva para parar é muito maior na situação com airbag, resultando, assim, em menor força.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Com o uso do airbag a quantidade de movimento será a mesma, porém, o tempo de frenagem do corpo será maior. Como a força x variação de tempo é uma constante, a força irá diminuir.
Prof. Cesar Staudinger
Agora vamos analisar o comentário do professor do QC:
"Para cada colisão o produto (força x tempo) será constante. O airbag proporciona um maior tempo de colisão (ok), resultando assim em menor força (óbvio, mas não irá alterar a quantidade de movimento pois a velocidade e a massa serão os mesmos com ou sem airbag) e com isso menor chance de danos ao motorista (outra obviedade que em nada justifica a questão)"
Pelo visto o professor do QC apenas tentou justificar o gabarito da banca.
-
Conforme disposto pelos colegas, o gabarito da questão realmente não faz sentido.
ΔQ = Q - Qo
ΔQ = m.V - m.Vo
ΔQ = m (V - Vo)
Independente do carro ter ou não ter air bag a variação será a mesma, uma vez que a sua massa não é alterada e, também, as velocidades inicial e final.
Há, na verdade, uma redução na força que o condutor recebe visto que essa força será dissipada em um tempo maior. Vejamos:
I = ΔQ (1)
I = F.Δt (2)
De (1) e (2), obtemos:
F.Δt = ΔQ
F = ΔQ/Δt
Todavia, novamente, a quantidade de movimento não se altera na situação abordada pela questão.
-
Também discordo do gabarito;;; independentemente de haver ou não airbag, a variação será a mesma! o que muda é que com o airbag essa variação acontece em MAIS TEMPO... fazendo com que o motorista não sinta essa variação de forma bruta (por conta da absorção do airbag)... enfim... gabarito infeliz
-
Para cada colisão o produto (força x tempo) será constante. O airbag proporciona um maior tempo de colisão, resultando assim em menor força e com isso menor chance de danos ao motorista.
RECORRENTE, IMPORTANTE E CONTEXTUALIZADA PARA O "OBJETIVO"
Impulso = Variação do Momento, com isso podemos partir da interpretação que o air bag aumenta o tempo de parada do corpo do passageiro e com isso altera o impulso, que consequentemente modifica o momento, tornando a assertiva incorreta.
-
Outro fato que também pode ser considerado é que um carro com airbag é mais pesado (tem mais massa) que um carro sem airbag. A diferença é a massa do airbag. Assim, as quantidades de movimento são diferentes
-
No instante do impacto, o airbag é inflado, diminuindo os efeitos da inércia do movimento
inerente aos corpos de dentro do automóvel. A proteção proporcionada pelo equipamento se dá
porque, em contato com ele, a frenagem fica suavizada, ocorrendo em intervalo de tempo maior do
que aquele no qual ocorreria sem o equipamento. Com isso, uma mesma variação de quantidade de
movimento, obtida em um intervalo de tempo maior, requer uma força de intensidade menor, o que
reduz os possíveis danos.
Fonte: Caio Fabio, Alfacon.
-
Concordo com o gabarito.
O air bag produz uma força dissipativa de sentido contrário à força a qual o motorista está submetido. Sendo o sistema não conservativo, não há o que se falar em conservação da quantidade de movimento linear.
-
Resposta do professor do Qc lamentável, apenas procurou justificar o óbvio sem levar em consideração a problemática do comando.
Fico com o Paulo Parente e Rivânio Reicardo.
-
Victor PRF foi o único que realmente entendeu o raciocínio e, graças a Deus, me fez entender também.
Valeu!!!!!
Já que a força é a "mesma", a variação do tempo faz variar o impulso, logo, altera o /_\ Q
-
Comentário da questão e de toda a teoria envolvida:
Canal do YouTube PRFNAVEIA
https://www.youtube.com/watch?v=L5nG_6qqNew&list=PLoAYNlLMrccqY22S0nm-zpZua-dFM1Tfj&index=2&t=1s
Bons estudos!
-
Assisti ao vídeo no youtube do PRFNAVEIA sobre essa questão e pelo que entendi o erro está em dizer "variação de momento" quando o correto seria "variação de momento linear".
Que só "momento" tem a ver com torque e não com Impulso e Quantidade de Movimento.
Pra piorar ainda mais a confusão, acabei de assistir a aula do professor de física do Alfacon (Caio Fabio) e ele corrigiu essa questão dando o gabarito como Certo...
Mais alguém? Acho interessante discutirmos essa questão, já que os colegas não chegaram a um consenso sobre qual seria o erro e o professor do QC só trouxe conceitos óbvios, que não acrescentaram nada ao que foi perguntado.
-
Discordo do gabarito e trago o embasamento de outro professor de física.
No caso do uso do air bag o que ocorre é uma desaceleração em um tempo maior, no entanto a variação da quantidade de movimento é a mesma.
O efeito minimizador de danos é causado pela redução da força, já que temos um caso de maior tempo.
Observe a análise do teorema do impulso:
I =ΔQ
I = F x Δt
F = ΔQ / Δt
A variação de momento é a mesma, pois as velocidades inicial e final são as mesmas. Assim, a variação da quantidade de movimento é a mesma.
Professor Vinicius Silva (Estratégia Concursos)
-
Segundo, o professor do QC!
Para cada colisão o produto (força x tempo) será constante. O airbag proporciona um maior tempo de colisão, resultando assim em menor força e com isso menor chance de danos ao motorista.
Resposta ERRADO
-
Se o uso do air bag aumenta o tempo de desaceleração do condutor, a força continua a mesma, mas aumenta a variação do tempo do impulso ( Impulso = F x Tf - Ti (variação do tempo) ). Logo, com variação de impulso, tem-se por conseguinte a variação da quantidade de movimento (teorema do impulso - Impulso de uma força resultante é igual a variação de momento). Se varia o impulso varia a quantidade e movimento. O motorista de veículo com air bag sofre uma variação de movimento diferente da que sofreia sem o equipamento.
-
O Gabarito está equivocado conforme disseram alguns colegas aí embaixo.
A variação do momento é constante independente de haver ou não airbag, já que as velocidades inicial e final são as mesmas.
O que ocorre, no caso do airbag, é uma maior tempo de colisão o que no caso ocasionaria a aplicação de uma força menor sobre o condutor do veículo, já que o produto " Força x Tempo" é constante.
O Professor explicou certo, mas deu o gabarito errado.
-
Pqp mataram a física... Claro que o momento é o mesmo, A quantidade de movimento ( momento) depende da massa do corpo e de sua velocidade...
O que o airbag faz é aumentar o tempo da colisão, consequentemente diminui a força média que o corpo está sujeito.
I= fm * t
Em uma colisão com airbag ou sem air bag o impulso da força será o mesmo...
Sendo que I= variação de Q, logo a variação da Q movimento será a mesma com ou sem air bag
-
Um motorista sofre a mesma variação de momento em uma colisão (certo) independentemente do seu carro ter ou não air bag. (errado) questão interpretativa, se tiver air bag logico o dano ao condutor, será menor.
-
Considere duas colisões idênticas, mas leve em conta que em apenas uma das situações o carro possui airbag.
A colisão motorista x airbag tem uma duração muito maior do que a colisão motorista x painel.
Para os dois casos, a variação da quantidade de movimento do motorista é a mesma, mas o tempo que este leva para parar é muito maior na situação com airbag, resultando, assim, em menor força. Em termos numéricos, o airbag pode aumentar o tempo de colisão em até dez vezes. Tempos típicos de parada seriam 0,05 segundo sem airbag e 0,5 segundo com airbag.
Questão errada 1000 vezes