SóProvas


ID
1637125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Em relação ao disposto na Lei n.º 12.850/2013, que trata de crime organizado, julgue o item a seguir.


Nos termos dessa lei, organização criminosa é a associação de, no mínimo, quatro pessoas com estrutura ordenada e divisão de tarefas, com estabilidade e permanência. A ausência da estabilidade ou da permanência caracteriza o concurso eventual de agentes, dotado de natureza passageira.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

    Vejamos o art. 1º, §1º, da lei 12850/2013:

    § 1o Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.


    Sobre a necessidade de estabilidade ou permanência da associação criminosa (informação contida na assertiva):


    "Aqui se trata de uma união de pessoas com um objetivo comum, mas de caráter ilícito, de modo que a utilização do termo associação serve aos fins de deixar claro que o conceito somente é aplicável quando houve algum grau de permanência ou estabilidade, ..." José Paulo Baltazar Junior, 2015, p. 1249 (grifei).

  • Certo


    A reunião dos agentes se dá para a prática de um delito isolado, ou de delitos isolados e determinados, tem-se o concurso de agentes.

    Como consta no art. 1º, §1º, a reunião deve se dar para a prática de INFRAÇÕES PENAIS (no plural), e não para a prática de uma conduta criminosa eventual.


  • Entendo que a assertiva esteja errada, na medida que o texto que segue "associação criminosa é" é insuficiente para caracterizar organização criminosa.

  • Apenas a título de complementação do estudo, vale tecer colacionar algumas diferença entre ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA e ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA:

    "Sobre a distinção entre organização e associação criminosa, vale a pena mencionar o seguinte:
    a) a organização criminosa exige 4 (quatro) ou mais pessoas e a finalidade é praticar infrações penais (crime ou contravenção), cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos ou que tenha caráter transnacional, isto é, lese bem jurídico de mais de um país. A associação criminosa exige 3 (três ) ou mais pessoas e a finalidade é praticar qualquer crime.
    b) a organização criminosa exige o fim de obter vantagem de qualquer natureza (econômica ou não). A associação criminosa não exige o fim de obter vantagem.
    c) a organização criminosa requer uma estrutura, ainda que informal, com divisão de tarefas, pressupondo um grau maior de organização. A associação criminosa não exige sequer uma estrutura informal. "

    FONTE: http://www.cursofmb.com.br/conteudoprogcursos/ASSOCI-%20CRIMI09042014.pdf

  • Atenção:

    Rotineiramente se tem feito entre concurso eventual de pessoas (art. 29) e associação criminosa (art. 288). Com efeito, não se pode confundir o CONCURSO DE PESSOAS , que é associação ocasional, eventual, temporária, para o cometimento de um ou mais crimes determinados, com esta ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA, que é uma associação para delinquir, configuradora do crime de associação criminosa, que deve ser duradoura, permanente e estável, cuja finalidade é o cometimento indeterminado de crimes.

    Estabilidade e permanência são duas características específicas, próprias e identificadoras da associação criminosa. Destaca Regis Prado , com acerto, que não basta para o crime em apreço um simples ajuste de vontades. Embora seja indispensável, não é suficiente para caracterizá-lo. É necessária, além desse requisito, a característica da estabilidade. No mesmo sentido, pontificava Hungria que “a nota de estabilidade ou permanência da aliança é essencial. Não basta, como na ‘cooparticipação criminosa’, um ocasional e transitório concêrto (sic) de vontades para determinado crime: é preciso que o acôrdo (sic) verse sobre uma duradoura situação em comum...” . 

    FONTE: http://blogcienciaspenais.blogspot.com.br/2014/03/associacao-criminosa-e-concurso.html

  • QUESTÃO CORRETA.


    Outra:

    Q402847 Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Prova: Analista Judiciário - Direito

    A lei conceitua organização criminosa como sendo a associação de quatro ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de natureza econômico-financeira, mediante a prática de qualquer crime cometido no país ou no estrangeiro.

    ERRADA.


  • COMENTÁRIOS: O item está correto, pois se a reunião dos agentes se dá para a prática de um delito isolado, ou de delitos isolados e determinados, tem-se o concurso de agentes.

    Como consta no art. 1º, §1º, a reunião deve se dar para a prática de INFRAÇÕES PENAIS (no plural), e não para a prática de uma conduta criminosa eventual.

    Prof. Renan Araujo 

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tcu-afce-comentarios-as-questoes-de-direito-penal/

  • CERTO 

    Art. 1o Esta Lei define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal a ser aplicado.

    § 1o Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.


  • Certo. Renato Brasileiro, Legislação Especial Comentada: 2015. Página 492/493: "Apesar de não haver menção expressa no artigo 2 da Lei 12850/2013, o ideal é concluir que a estabilidade e a permanência funcionam como elementares implícitas do crime de organização criminosa". A estabilidade ou permanência , características relevantes para sua configuração, que diferenciam esta figura delituosa do concurso eventual de agentes a que se refere o artigo 29 do CP". 



  • Curioso que a questao em "disposto na lei". No entanto, a resposta não consta da letra da lei. 

  • CORRETO.


    ART. 1º, PARÁG. 1º/ 12.850/2013. CONSIDERA-SE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA A ASSOCIAÇÃO DE 4(QUATRO) OU MAIS PESSOAS ESTRUTURALMENTE ORDENADA E CARACTERIZADA PELA DIVISÃO DE TAREFAS, AINDA QUE INFORMALMENTE, COM O OBJETIVO DE OBTER, DIRETA OU INDIRETAMENTE, VANTAGEM DE QUALQUER NATUREZA, MEDIANTE A PRÁTICA DE INFRAÇÕES PENAIS CUJAS PENAS MÁXIMAS SEJAM SUPERIORES A 4 (QUATRO) ANOS, OU QUE SEJAM DE CARÁTER TRANSNACIONAL.

  • Na minha opinião, ainda que o disposto na assertiva seja coerente com o entendimento doutrinário ou jurisprudencial pátrios, a questão deveria ser considerada errada por trazer o "Nos termos dessa lei", já que, em nenhum momento, a lei  em si dispõe sobre estabilidade ou permanência, ainda que todos nós saibamos que são características necessárias às organizações criminosas.

  • Se ocorrer a associação de 3 ou mais pessoas para cometer um único crime configura concurso de pessoas ao invés de associação criminosa porque para a imputação do crime de associação criminosa, é obrigatório que esteja presente o fim específico de cometer crimes.

    Organização criminosa é a união de 4 ou mais pessoas que se estruturam ordenadamente dividindo suas tarefas com habitualidade e permanência, ainda que de maneira informal, com o objetivo de obter vantagem de qualquer natureza mediante a prática de infrações penais cuja pena cominada máxima seja superior a 4 anos. Outrossim, crimes que tenham caráter transnacional, independente da pena cominada

  • O colega Mozart Fiscal está correto. Dizer que "nos termos dessa lei, organização criminosa é a associação de, no mínimo, quatro pessoas com estrutura ordenada e divisão de tarefas, com estabilidade e permanência" é uma visão simplista (e equivocada) do conceito de organização criminosa.

    Basta uma simples comparação entre o que a lei preceitua: considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional e o que trouxe a assertiva.

     

    Se formos nos ater à técnica, a expressão "associação de, no mínimo, quatro pessoas com estrutura ordenada e divisão de tarefas, com estabilidade e permanência" sequer se refere a qualquer atividade criminosa. Eu posso me associar com quatro pessoas de forma ordenada, dividindo tarefas, com estabilidade e permanência para abrir um quiosque e vender salgados.

     

    Conforme bem preceitua Vinicius Marçal: "o elemento subjetivo do tipo é o dolo, consistente no animus associativo de caráter estável e permanente, aliado ao "objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza" (Crime organizado, 2015, p. 34).

     

    Portanto, gabarito equivocado e a questão deveria ter sido anulada ou dada como errada.

  • Questão fraca e mal elaborada. Eita CESPE viu!!!

  • A melhor forma de estudar é resolvendo questões mesmo! Geralmente as bancas repetem bastante...

     

    Em uma outra questão de 2016, o CESPE considerou como correta:

     

    A estabilidade e a permanência nas relações entre os agentes reunidos em conjugação de esforços para a prática reiterada de crimes são essenciais para que se configure a associação criminosa, diferenciando-se essa do simples concurso eventual de pessoas para realizaram uma ação criminosa.

  •  A questao deixou de mencionar: c objetivo de obter vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais. INCOMPLETA! 

     

    Em relação ao disposto na Lei n.º 12.850/2013, que trata de crime organizado, julgue o  item a seguir.

     

    Nos termos dessa lei, organização criminosa é a associação de, no mínimo, quatro pessoas com estrutura ordenada e divisão de tarefas, com estabilidade e permanência. A ausência da estabilidade ou da permanência caracteriza o concurso eventual de agentes, dotado de natureza passageira= ORGANIZAÇAO NAO CRIMINOSA.

     

     

  • Engraçado, errei a questão, mas fiz questão de errar, pois não concordo com essas pegadinhas do CESPE.

    O conceito trazido na questão não conceitua organização criminosa, é um conceito pobre demais. 

    O conceito estaria mais pra associação criminosa do que pra organização criminosa, se não fosse pelo número de membros.

    Faltou incluir no conceito: 

     ESTRUTURALMENTE ORDENADA E CARACTERIZADA PELA DIVISÃO DE TAREFAS, AINDA QUE INFORMALMENTE, COM O OBJETIVO DE OBTER, DIRETA OU INDIRETAMENTE, VANTAGEM DE QUALQUER NATUREZA, MEDIANTE A PRÁTICA DE INFRAÇÕES PENAIS CUJAS PENAS MÁXIMAS SEJAM SUPERIORES A 4 (QUATRO) ANOS, OU QUE SEJAM DE CARÁTER TRANSNACIONAL.

  • Acredito que a questão também não levou em consideração que a ausência da estabilidade ou da permanência pode caracterizar associação criminosa, crime autônomo e não mero concurso eventual de agentes! 

  • Informação incompleta

  • Se fosse uma questão aberta e eu colocasse essa definição de organização criminosa a senhora Cespe me daria zero....alegando que estava incompleta...

  • Contribuindo:

    As questões de múltipla escolha, em que se busca encontrar a alternativa correta, cobram os mínimos detalhes. Por vezes, mais de uma alternativa está aparentemente correta, todavia, uma delas é a mais completa e a resposta correta.

    Por outro lado, nas questões de Certo ou Errado, há uma compreensão geral que as questões que são apenas incompletas estão certas.

    Infelizmente, em algumas situações a banca foge dessas ideias e nos surpreende. Não temos uma “receita infalível”, mas os entendimentos expostos acima são os mais comuns (Thiago Farias - Forum Estratégia Concursos).

  • GABARITO CORRETO.

    Comentário: a organização além da pluralidade de agentes demanda estabilidade e permanência com estrutura ordenada e divisão de tarefas. Para se enquadrar em organização criminosa é imprescindível que a reunião seja efetivada antes da deliberação dos delitos.

  • Ixi, confundir com associação criminosa, que o minimo são 3 pessoas.

  • Questão desse tipo a banca pode dizer o que quiser... Pode considerar errada, alegando estar incompleta, ou certa, como essa.
  •                                      Divisão de tarefas         Habitualidade

    Associação Criminosa               -                              X

      

    Organização Criminosa             X                              X

      

    Concurso Eventual                   X                              -

  • Organização Criminosa:

    > 4 ou mais pessoas

    > crimes com 4 ou mais anos

    > estrutura de divisão de tarefas

    >crimes com caráter transnacional

    >estabilidade e permanêcia

  • Excelente questão para usar de resumo/revisão. 

  • "Nos termos dessa lei..."

    As características de Permanência e Estabilidade não estão contidas em nenhum trecho da lei 12.850/2013, sendo de caráter jurisprudencial/doutrinário, portanto, a questão da forma que está redigida, está errada.

  • organização criminosa = 4+ pessoas

    associação criminosa = 3+ pessoas

  • Lei 12.850/13

    ERRADO

    ART.1° § 1o  Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

    OBS: Essa parte do dispositivo que diz "ainda que informalmente" já prevê a possibilidade de aplicação da lei mesmo com a ausência de estabilidade e permanência.

  • Questão erradíssima.

     

    A omissão de ELEMENTOS ESSENCIAIS do conceito de organização criminosa não pode ser dada como certa, com o simples argumento de que "questão incompleta não é questão errada".

     

    Ora, partindo daquele conceito da banca eu posso definir qualquer finalidade dessa associação, enquanto que na organização criminosa a FINALIDADE deve ser:

     

    a) obtenção de vantagem de qualquer natureza, direta ou indireta ...

     

    b) mediante a prática de infrações penais:

     

           b.1) cujas penas máximas sejam superiores a 4 anos ou

     

           b.2) que sejam de caráter transnacional.

     

     

     

  • Questão incompleta e mal formulada.

  • Nos termos expressamente previstos no artigo 1º, § 1º, da Lei nº 12.850/2013: "
    Considera-se  
    organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.
    " Para que fique configurada a associação de natureza criminosa (a chamada societas sceleris) há de ficar configurada, de acordo com a doutrina e a jurisprudência,  a estabilidade e permanência entre os seus membros. Sem isso, fica descaracterizado o vínculo associativo, configurando um mero concurso eventual de agente. Sendo assim, a organização criminosa deve ser uma associação criminosa (estável e permanente) de 4 ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas (ainda que informalmente), visando vantagem de qualquer natureza mediante a prática de infrações penais cuja pena máxima seja superior a 4 anos ou que sejam de caráter transnacional.
    Diante dessas considerações, a assertiva contida no enunciado da questão está correta. 
    Gabarito do professor: Certo
  • Não tem relação direta com a questão, mas apenas a título de complementação, vale dizer que a lei 13.260/2016 acrescentou o inciso II ao parágrafo 2 do art. 1 da lei 12.850/13, versando que a lei de organizações criminosas também se aplica às organizações TERRORISTAS entendidas como aquelas voltadas para a prática de atos de terrorismo legalmente definidos.

  • Se não houver estabilidade nem permanência a máxima autuação seria de crime desorganizado kkk

  • Já estamos exaustos de saber que a organização criminosa pressupõe a associação estável e permanente de, no mínimo, quatro pessoas, apresentado estrutura ordenada e divisão de tarefas.

    Se os agentes se reúnem de forma esporádica para praticar determinado delito, fica caracterizado o concurso eventual de agentes, de forma que o item está correto.

  • ART. 1°, § 1o Considera-se organização criminosa:

    ·        associação de 4 (quatro) ou mais pessoas (estável e permanente)

    A ausência da estabilidade ou da permanência caracteriza o concurso eventual de agentes, dotado de natureza passageira.

    ·        estruturalmente ordenada

    ·        caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente

    ·        com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, 

    ·        mediante a prática de infrações penais (de qualquer espécie):

    o   cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos;

    o   OU que sejam de caráter transnacional.

  • Se retirar as caracteristicas (estável e permanente) seria uma situação eventual não objetivada a obter vantagem a longo prazo, logo, não seria uma organização criminosa mas sim -dito vulgar- um (BICO CRIMINOSO).

  • CERTO

    ART. 1°

    § 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas

    estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com

    objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de

    infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter

    transnacional.

  • ALGUÉM EXPLICA POR QUE ESSA QUESTÃO ESTÁ CORRETA?

  • A banca tentou enganar o candidato. Porque Colocou a palavra "associação" logo após Org. Criminosa levando o candidato a pensar que ela estava falando de " Associação" quando na verdade está falando de O.C

  • A Lei estabelece que organização criminosa é a associação de, no mínimo, quatro pessoas com estrutura ordenada e divisão de tarefas, com estabilidade e permanência, COM FINS DE PRÁTICA DE INFRAÇÃO PENAL COM PENAS MÁXIMAS SUPERIORES A 4 ANOS OU DE CARÁTER TRANSACIONAL, A MERA ESTABILIDADE E PERMANÊNCIA NÃO CARACTERIZA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, POIS SE NÃO EU E MEU GRUPO DE AMIGOS DE INFÂNCIA DEVERÍAMOS SER PRESOS.

  • A estabilidade e a permanência nas relações entre os agentes reunidos em conjugação de esforços para a prática reiterada de crimes são essenciais para que se configure a associação criminosa, diferenciando-se essa do simples concurso eventual de pessoas para realizaram uma ação criminosa.

  • QUESTÕES DO CESPE LEIA MAIS DE UMA VEZ E COM CALMA, #FICADICA

  • Tanto a ORCRIM, quanto a ASSOCIAÇÃO C. necessitam de estabilidade e permanência.

    Questão CORRETA.

  • que no "minino" c@ralho?? 4 ou mais
  • Pra mim a questão é confusa...é aquilo, certo porém incompleto... Sabe-se que a organização criminosa deve ter o intuito de realizar crimes cuja pena é superior a quatro anos, buscando vantagem de qualquer natureza.

    No enunciado, ao meu ver, deveria constar essa informação...

  • Complementando a questão: a vantagem pode ser de qualquer natureza, não precisa ser necessariamente econômica

  • Questões CESPE requerem ATENÇÃO! Leiam mais de 1 vez galera.. Quase me ferrei porque ia parando no "associação".

  • aSSociação para o tráfico = 2 ou mais pessoas

    aSSociação criminoSa = 3 ou mais pessoas

    org4niz4ç4o criminos4 = 4 ou mais pessoas

  • GABARITO: CERTO

    A estabilidade e permanência são elementos implícitos.

    Os elementos explícitos são:

    • 4 ou mais pessoas;
    • Estruturalmente ordenada;
    • Divisão de tarefas.

    Obs:

    • Organização criminosa: 4 ou mais pessoas;
    • Associação criminosa: 3 ou mais pessoas;
    • Associação ao tráfico: 2 ou mais pessoas.

    Bons estudos...

  • Resumindo: basicamente a questão quis dizer que pra compor a organização tem que estar ligado a ela, não basta apenas ir lá e fazer um serviço. Se for dessa maneira segundo a questão ao invés de ser organização, vai ser concurso de agentes.

  • GAB: CERTO

    Por exemplo, os amigos se encontram em uma festa e começa a praticar os ilícitos, mas sem ter nem uma estrutura e divisão de tarefas. Ai nesse caso  caracteriza o concurso eventual de agentes, dotado de natureza passageira.

  • Exatamente. A ausência de estabilidade ou permanência, configura o concurso eventual 

    de agentes. 

    Art. 1º Esta Lei define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, 

    os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal a 

    ser aplicado.

    § 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas 

    estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que  informalmente com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer 

    natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores 

    a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

    Resposta: Certo

  • O foco da questão: a ausência da estabilidade ou da permanência caracteriza o concurso eventual de agentes, dotado de natureza passageira.

    Sim, SEM estabilidade

    SEM permanência =

    Concurso de agentes!

    Questão correta!

  • § 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente

    ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

  • DIRETO AO PONTO:

    Com a estabilidade e a permanência => Organização Criminosa;

    Sem a estabilidade e a permanência => concurso eventual de agentes.

  • O crime de organização criminosa é crime formal, de consumação antecipada ou de resultado cortado, consumando-se com a simples associação de quatro ou mais pessoas para a prática de crimes com pena máxima superior a 4 anos, ou de caráter transnacional, pondo em risco, presumidamente, a paz pública. Sua consumação independe, portanto, da prática de qualquer ilícito pelos agentes reunidos na societas delinquentium. Trata-se, portanto, de crime de perigo abstrato cometido contra a coletividade (crime vago), punindo-se o simples fato de se figurar como integrante do grupo. O crime de organização criminosa é incompatível com o conatus (tentativa). Considerando-se que o art. 2º da Lei n.º 12.850/13 exige a existência de uma organização criminosa, conclui-se que, presentes a estabilidade e a permanência do agrupamento, o delito estará consumado; caso contrário, o fato será atípico. Em síntese, os atos praticados com o objetivo de formar a associação (anteriores à execução de qualquer dos núcleos) são meramente preparatórios.  

    Fonte: Comentário da Raquel Rubim, baseado no autor Renato Brasileiro. - Legislação Esp. na questão:

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/b6d0f9f4-c0

  • Mas se fosse pra seguir aquilo que está contido na letra da lei, como bem menciona o enunciado, a questão não deveria ser considerada correta. Enfim...o samba continua!!