SóProvas


ID
1637146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas de auditoria emanadas do TCU e de organismos internacionais, julgue o item que se segue.


Denomina-se auditoria financeira, de acordo com as normas da INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions), a realização de avaliação independente com o objetivo de obter-se garantia razoável de opinião, por meio da verificação da conformidade, com os relatórios, da condição financeira, dos resultados e do uso de recursos da entidade examinada.

Alternativas
Comentários

  • Gabarito: Correto

    "Segundo a ISSAI 200, os objetivos de uma auditoria financeira no setor público são frequentemente mais amplos do que expressar uma opinião sobre se as demonstrações financeiras foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. O mandato para realizar auditoria, ou a legislação, os regulamentos, as diretrizes ministeriais, os requisitos de políticas governamentais ou de resoluções do legislativo, podem incluir objetivos adicionais de igual importância para a opinião sobre as demonstrações financeiras."

    Fonte: Professor Rodrigo Fontenelle - Estratégia Concursos

  • ISSAI 100

    30. As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável. As auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto. As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo. Constituem o objeto ou a informação sobre o objeto nos três tipos de auditoria cobertos pelos ISSAI os seguintes:  Auditoria financeira: o objeto de uma auditoria financeira é a posição financeira, o desempenho, o fluxo de caixa ou outros elementos que são reconhecidos, mensurados e apresentados em demonstrações financeiras. A informação sobre o objeto são as demonstrações financeiras.

  • Fernando Graeff - Ponto dos Concursos

    Essa questão refere-se à ISSAI 200, que trata dos princípios fundamentais da auditoria financeira. Segundo referido normativo, na condução de uma auditoria de demonstrações financeiras, um dos objetivos gerais do auditor é obter segurança razoável se as demonstrações financeiras como um todo estão livres de distorção relevante, seja por fraude ou erro, possibilitando, assim, expressar uma opinião se as demonstrações financeiras foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Concordo com o gabarito preliminar.

    Gabarito preliminar: C

  • Ficou meio confuso...

    A parte "...dos resultados e do uso de recursos da entidade examinada." não faz parte da descrição de Auditoria Operacional?

  • Vamos recorrer a ISSAI 200, que dispõe:

    A ISSAI 200 é baseada nos seguintes objetivos, conforme definido na ISSAI 12007: 
    Na condução de uma auditoria de demonstrações financeiras, os objetivos gerais do auditor são:
    b) obter segurança razoável sobre se as demonstrações financeiras como um todo estão livres de distorção relevante, seja por fraude ou erro, possibilitando, assim, o auditor expressar uma opinião sobre se as demonstrações financeiras foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e 
    c) elaborar o relatório sobre as demonstrações financeiras e comunicar o resultado da auditoria, de acordo com os achados do auditor.


    Gabarito: CERTO.
  • Na condução de uma auditoria de demonstrações financeiras (auditoria financeira) os objetivos gerais do auditor são:

              a) obter segurança razoável se as demonstrações financeiras como um todo estão livres de distorção relevante, seja por fraude ou erro, possibilitando, assim, o auditor expressar uma opinião se as demonstrações financeiras foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e

              b) elaborar o relatório sobre as demonstrações financeiras e comunicar o resultado da auditoria, de acordo com os achados do auditor.

              O objetivo da auditoria de demonstrações financeiras é aumentar o grau de confiança nas demonstrações por parte dos usuários.

              Dessa forma, o escopo de auditorias financeiras no setor público pode ser definido pelo mandato da EFS como uma gama de objetivos de auditoria além dos objetivos de uma auditoria de demonstrações financeiras preparadas de acordo com uma estrutura de relatório financeiro. Esses objetivos podem incluir a auditoria de:

              a) Contas de governo ou de entidades ou outros relatórios financeiros, não necessariamente preparados de acordo com uma estrutura de relatório financeiro de propósito geral;

              b) Orçamentos, ações orçamentárias, dotações e outras decisões sobre a alocação de recursos e sua implementação;

              c) Políticas, programas ou atividades definidas por suas bases legais ou fontes de financiamento;

              d) Áreas de responsabilidade definidas legalmente, tais como responsabilidades de ministros; e

              e) Categorias de receitas ou despesas ou de ativos ou passivos.

              Vejam que a “verificação da conformidade, com os relatórios, da condição financeira, dos resultados e do uso de recursos da entidade examinada” está de acordo com o que aprendemos acerca dos objetivos da auditoria financeira e o que incluem esses objetivos.

     Gabarito: CORRETO.

  • Prezado Paulo, na página 4 da ISSAI 200 (Introdução, item 4, 2º bullet), há a expressa menção ao uso de recursos.

    • orçamentos, ações orçamentárias, dotações e outras decisões sobre a alocação de recursos e a sua execução; 

    https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A15D3169CE015D56CC01BD1435

  • Com relação às normas de auditoria emanadas do TCU e de organismos internacionais, julgue o item que se segue.

    Denomina-se auditoria financeira, de acordo com as normas da INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions), a realização de avaliação independente com o objetivo de obter-se garantia razoável de opinião, por meio da verificação da conformidade, com os relatórios, da condição financeira, dos resultados e do uso de recursos da entidade examinada.

    GAB. "CERTO".

    ----

    A ISSAI 200 é baseada nos seguintes objetivos, conforme definido na ISSAI 12007:Na condução de uma auditoria de demonstrações financeiras, os objetivos gerais do auditor são:

    b) obter segurança razoável sobre se as demonstrações financeiras como um todo estão livres de distorção relevante, seja por fraude ou erro, possibilitando, assim, o auditor expressar uma opinião sobre se as demonstrações financeiras foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e

    c) elaborar o relatório sobre as demonstrações financeiras e comunicar o resultado da auditoria, de acordo com os achados do auditor.

    Fonte: https://portal.tcu.gov.br/fiscalizacao-e-controle/auditoria/normas-internacionais-das-entidades-fiscalizadores-superiores-issai/

  • Esta questão é muito boa! Isso porque ela cobra o entendimento do que é auditoria e não a decoreba.

    A questão pergunta sobre auditoria financeira, mas ao mesmo tempo fala em conformidade e em resultados (duas palavras chaves das auditorias de conformidade e operacional), o que coloca o concurseiro decoreba em dúvida.

    Bom, vamos por partes.

    A questão falou que a auditoria financeira é avaliação independente para obter uma opinião. Até aí, nada novo. Qualquer auditoria realizada com base nas normas da INTOSAI será uma avaliação independente (lembre que a INTOSAI emite normas para os Tribunais de Contas e não para as auditorias internas).

    Além disso, toda auditoria visa obter uma opinião (a opinião sobre se o objeto cumpre o critério ou não). Ou seja, nada novo mesmo.

    Mas podemos reescrever o final da questão da seguinte forma, para facilitar a compreensão:

    “por meio da verificação da conformidade, da condição financeira, dos resultados e do uso de recursos da entidade examinada com os relatórios”.

    Como sabemos, toda auditoria compara um objeto com um critério. E a questão nos deu exatamente isso: objetos e critérios.

    Estamos comparando os objetos (conformidade, condição financeira, resultados e uso de recursos da entidade) com o critério (relatórios).

    Ou seja, o critério é o relatório.

    Agora ficou mais simples. É só identificar qual dos três tipos de auditoria da INTOSAI tem como critério o relatório. Vamos lá:

    - Auditoria de Conformidade: Avaliação de legalidade e legitimidade de atos administrativos. O critério é normativo (Leis, Normas, Regulamentos).

    - Auditoria Operacional: Avaliação de Desempenho. O critério são relativos aos 4Es (eficiência, eficácia, efetividade e economicidade).

    - Auditoria Financeira: Avaliação das Demonstrações Contábeis. O critério é a estrutura de relatório financeiro aplicável.

    Como podemos ver acima, a única auditoria que usa a palavra “relatório” em seu critério é a auditoria financeira. Portanto, o critério “relatório” dessa questão se refere à estrutura do relatório financeiro aplicável, critério que utilizamos na auditoria financeira. As palavras “estrutura” e “aplicável” estão implícitas.

    Portanto, questão certa. Na auditoria financeira, temos avaliação independente para obter opinião comparando os objetos (conformidade, condição financeira, resultados e uso de recursos da entidade) com o critério (estrutura de relatório financeiro aplicável).

    Mais importante do que ficar caçando palavras-chaves para julgar uma questão certa/errada, é entender o conceito.

    Resposta: Certo

  • GABARITO: CERTO

    Segundo a NBASP 100 (ISSAI 100) - Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público:

    • AUDITORIA FINANCEIRA foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.