-
Introdução: Demanda primária
Crescimento: Demanda Secundária
-
CVP = Ciclo de Vida do Produto (4 etapas): Introdução >> Crescimento >> Maturidade >> Declínio
Introdução: O produto entra no mercado; As vendas começam lentamente para depois aumentarem; O marketing é direcionado aos mercados alvo, que ainda não conhecem o produto; Altos investimentos de marketing; Dá-se ênfase a demanda primária.
Crescimento: As vendas sobem; Os compradores começam a experimentar e conhecer o produto; Os lucros sobrem; Neste estágio surgem novos concorrentes, por causa do crescimento das vendas; Ênfase à demanda secundária (demanda por determinada marca).
Maturidade: Um produto está maduro quando se torna conhecido do mercado; Muitos compradores já possuem o produto; O crescimento de vendas é mais lento e pode começar a cair.
Declínio: Por fim, o volume de vendas começa a cair; Há várias razões que levam ao declínio de vendas: Novas tecnologias,Novos valores sociais, etc.
-
Ciclo de Vida do Produto.
Introdução
A necessidade de lucro imediato não é uma pressão. O produto é promovido para que ele se torne conhecido.
Crescimento
Competidores são atraídos ao mercado com ofertas muitos similares. O gasto com propaganda é alto e se foca no crescimento da marca do produto.
Maturidade
Os produtos que sobrevivem nos primeiros estágios tendem a gastar mais tempo nesta fase. O número de vendas alcança uma taxa de crescimento e se estabiliza. A guerra de preços e intensa competição ocorrem. Produtores começam a deixar o mercado por baixas margens de venda.
Declínio
Neste ponto ocorre uma diminuição no mercado. Por exemplo: produtos mais inovadores são introduzidos ou o gosto de consumidores está mudado.
-
INTRODUÇÃO E CRESCIMENTO
Introdução - Período logo após o lançamento do produto e que se caracteriza por um lento crescimento das vendas, poucas empresas em competição e, geralmente, um elevado risco e baixo retorno financeiro para as empresas. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na inovação e na qualidade.
Crescimento - Período que se caracteriza por um crescimento exponencial da procura acompanhada de uma tendência de massificação do produto ou serviço e uma melhoria substancial da rentabilidade das empresas. É um período também caracterizado por uma grande volatilidade competitiva com muitas empresas a entrarem e a saírem do mercado. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na qualidade, na redução de custos, nos canais de distribuição e no lançamento de novas versões do produto para conquista de quota de mercado.
Maturidade - Neste período o ritmo de crescimento das vendas dá sinais de abrandamento e intensificam-se fortemente os níveis concorrenciais entre as empresas, visíveis nas frequentes guerras de preço e publicidade. As principais apostas estratégicas são o lançamento de novos produtos e serviços complementares com o objectivo de conseguir diferenciar a oferta e conquistar o domínio em determinados segmentos de mercado. Continua a aposta na colocação da ênfase nos baixos custos e agora também na comunicação.
Declínio - Neste período a procura entra em derrapagem, os lucros sofrem uma rápida erosão e um número elevado de empresas abandona o mercado. A aposta estratégica é agora manter apenas as variedades de produtos mais competitivos abandonando os restantes.