SóProvas


ID
1638397
Banca
CRF-TO
Órgão
CRF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmações abaixo.

I - A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos efetivam-se com a decisão da comissão processante.

II - Em caso de representação por ato de improbidade contra agente público quando o autor da denúncia o sabe inocente, este estará incorrendo em crime punível com detenção de seis a dez meses e multa.

III - A prescrição do ato de improbidade ocorre após cinco anos do término do mandato, do exercício de cargo em comissão ou de confiança.

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Item I - Errado, pois no Art. 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade


    Item II - Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

     

    Pena: detenção de seis a dez meses e multa.


    Item III - Art. 23, I - até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança

  • A justificativa para o erro do Item I encontra-se no art. 20 da Lei de Improbidade:

     Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

  • Caro Tiago , a sua resposta do item um não tem nada haver , pois não se trata de  "quem" e sim com "a qual " , por isso a resposta correta é da  Ana Queiroz .

    Abraço 

  • Gabarito B

    I-ERRADA Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.
    II-CERTA
    III-CERTA

  • Não estou certa se multa seria o termo ideal para a questão. A lei fala que, além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado.( Art.20, Paragrafo único)

  • Liliane Lourenço, a lei 8.429 é clara em relação à sua dúvida.

    Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

    Pena: detenção de seis a dez meses e multa.

    Parágrafo único. Além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado.


  • Lei 8429    (cargo em comissão e função de confiança)

    CC e FC ----> 5 aos após término mandato

    Efetivo ---> prazo em lei específica (Lei 8112)


    Lei 8112

                                                          ----Para Sempre--

     

                                  ---- 5 anos------

    ----------- 3 anos------


  • Gente, quando a questão diz "A prescrição do ato de improbidade ocorre após cinco anos do término do mandato, do exercício de cargo em comissão ou de confiança" não torna a alternativa errada já que repete cargo em comissão ou (cargo) de confiança? Cargo é cargo e função é função, não? Na literalidade da Lei o que temos é " (...) de cargo em comissão ou de função de confiança;"

  • Item I - Art. 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade ( FALSO)

     

    Item II - Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente. (VERDADEIRO) 

      

    Pena: detenção de seis a dez meses e multa.

     

     

    Item III - Art. 23, I - até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança (VERDADEIRO)

     

    GABARITO LETRA B.

  • I - Art. 20. A PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA E A SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

     

    II - Art. 19. CONSTITUI CRIME a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, QUANDO O AUTOR DA DENÚNCIA O SABE INOCENTE. Pena: detenção de 6 a 10 MESES e MULTA.

    III - Art. 23. As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nesta lei PODEM ser propostas: I - ATÉ 5 ANOS após o término do exercício de MANDATO, DE CARGO EM COMISSÃO ou DE FUNÇÃO DE CONFIANÇA;

    GABARITO -> [B]

  • Dica que aprendi aqui mesmo no QC para acertar o item II: 

    Fez uma denúncia caluniosa? é pq está com

    SEDE DE MULTA!
    Pena de SEis a DEz meses de DEtenção, e MULTA! 

  • Essa questão "III" está errada. Prazo é ate 5 anos após o termino do mandato etc. E não "após os 5 anos que tivera passado o termino. É só interpretar ai e comparar com lei.

  • Henrique, vc precisa interpretar o enunciado melhor!!

     

  • Denunciação caluniosa - SEDE DE MULTA