-
a) arrecadado
b) arrecadado
c) quando da VPA, lançamento.
d) Correto A contabilização da receita sob o enfoque patrimonial (variação patrimonial aumentativa), assim como a da despesa sob o enfoque patrimonial (variação patrimonial diminutiva), é regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Resolução CFC nº 750/1993
e) arrecadação para orçamentário e VPA – lançamento para enfoque patrimonial.
-
A Receita orçamentaria não deve ser confundida como a VPA.
-
Complementando a explicação do nosso colega Tiago Costa; vale a pena ressaltar a atenção dada à ocorrência do fato gerador; ou seja, o momento que se verifica que o imposto ou tributo é devido, dá o direito da Fazenda Pública de recebê-lo. Logo, o lançamento é formalizado no sistema e o princípio da competência deve ser registrado independentemente do ato de recebimento.
-
Enfoque orçamentário: Receita Orçamentária reconhecida na arrecadação (regime de caixa para as receitas)
Enfoque Patrimonial (contábil): Variação patrimonial aumentativa reconhecida quando ocorrer o fato gerador (regime de competência)
Ou seja, no enfoque patrimonial, a variação patrimonial aumentativa pode ser reconhecida antes, na ou depois da arrecadação, vai depender exclusivamente da ocorrência do fato gerador. Porém, o reconhecimento do crédito apresenta como principal dificuldade a determinação do momento da ocorrência do fato gerador, no entento, no âmbito da atividade tributária, pode-se utilizar o momento do lançamento como referência para o seu reconhecimento.
-
-
Cronograma para reconhecer a receita:
Previsão: Não reconhece a receita (e so uma estimativa para elaboração da LOA)
Lançamento: Reconhece o sujeito ativo (no caso o proprietário de veiculo) reconhece uma no Balanço Orçamentário (confrontado com a previsão)
Recolhimento: A receita e recolhida pelo agente arrecadador
Arrecadação a receita e transferida para os cofres públicos (via o agente arrecadador) so nesse momento fica disponível para empenho de despesa