SóProvas


ID
1639969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito de solos, julgue o seguinte item.

O aumento da salinidade e da razão de absorção de sódio reduz a capacidade de infiltração de água no solo, devido à dificuldade de lixiviação do sódio.

Alternativas
Comentários
  • http://www.angelfire.com/nb/irrigation/textos/saliniza.htm

    I – SALINIDADE

      A principal conseqüência do aumento da concentração total de sais solúveis de um solo é a elevação do seu potencial osmótico, prejudicando as plantas em razão do decréscimo da disponibilidade de água daquele solo.

      A salinização de um solo depende da qualidade da água usada na irrigação, da existência e do nível de drenagem natural e, ou, artificial do solo, da profundidade do lençol freático e da concentração original de sais no perfil do solo.

      A concentração total de sais da água pode ser expressa em partes por milhão (ppm) ou em relação à sua condutividade elétrica (CE). Em razão da facilidade e rapidez de determinação, a condutividade elétrica (CE) tornou-se o procedimento-padrão, a fim de expressar a concentração total de sais para classificação e diagnose das águas destinadas à irrigação.

      O decréscimo da capacidade de infiltração de um solo torna difícil a aplicação da lâmina de irrigação necessária, num tempo apropriado, de modo a atender a demanda evapotranspirométrica da cultura.

      A capacidade de infiltração de um solo cresce com o aumento de sua salinidade e decresce com o aumento da razão de adsorção de sódio (RAS) e, ou, decréscimo de sua salinidade. Sendo assim, os dois parâmetros, RAS e salinidade, devem ser analisados conjuntamente para se poder avaliar corretamente o efeito da água de irrigação na redução da capacidade de infiltração de um solo.

    Resposta: E

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • R: Errado. O aumento da salinidade, ou seja, se sais solúveis leva a uma MAIOR absorção de água no solo; Já o aumento de sódio trocável induzirá a problemas de ordem física do solo, levando a menor impermeabilidade e logo, infiltração de agua de água no solo. Portanto, ambos não se justificam por dificuldade de lixiviação do sódio. 

  • Pelo contrário,a salinidade aumenta a infiltração

  • Salino = CE >= 4ds/m PST<15e ph <8,5.

    Sódico= CE< 4ds/m PST >=15 e ph >= 8,5.

    Salino-Sódico= CE >=4 PST>=15 e ph>=8,5.

    PST= (Na/T)x100

    Ras= Na / √(Ca+Mg/2).

    outra coisa: O sódio está presente como um cátion monovalente (Na+) e é retido livremente pelo complexo de trocas de cátions no solo. Portanto, o Na+ é facilmente lixiviado pela água que se movimenta através do perfil do solo com chuva ou irrigação.

    O problema dele é em regiões onde não há um volume de precipitação menorqueevapotranspiração ou onde há irrigação inadequada ocasionado uma dano terrível à estrutura do solo devido à dispersão das argilas.