-
http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/frxavier/materiais/Aula_2___Teoria_do_Campo_Ligante___TCL___PDF.pdf
-
-
Segundo a TLC, os orbitais t2g são não-ligantes e os eg pertencem aos antiligantes
-------------------------------------------------
NOX (Fe) = 3+
Distribuição eletrônica (Fe3+): 1s2 - 2s2 - 3s2 - 3p6 - 3d5 (5 elétrons nos orbitais d)
________ ↑ ↑ (eg, antiligante - maior energia potencial)
↑ ↑ ↑ ↑ ↑ ____/_________ ↑ ↑ ↑ (t2g, não ligante - de mesma energia potencial - diferentemente da TCC que é de menor energia)
-
Uma dúvida:
Na distribuição entre os orbitais eg e t2g os 5 eletróns ficarão todos dispostos no orbital t2g considerando o composto é de spin baixo (emparelha os eletróns antes de colocá-los no orbital eg). --> Nesse caso teríamos mais de 3 e- no t2g e a afirmativa estaria Certa.
Caso o composto fosse de spin alto os 5 eletróns ficariam dipostos de maneira desemparelhada nos orbitais eg e t2g. --> Nesse caso teríamos 3 e- no t2g e a afirmativa também estaria Certa.
Na questão seguinte ele pede pra considerar que o composto é de spin baixo. Nessa questão acaba que não faz diferença essa informação.
Mas, caso o exemplo fosse diferente eu poderia considerar a informação dada na questão seguinte?
Vini Ribeiro, você fez alguma consideração (spin alto ou baixo) ao fazer essa distribuição dos eletróns entre os dois orbitais? Pela sua resolução esse composto teria spin alto (o que seria o contrário do que a questão sequinte considera).
-
Na verdade considerei como spin alto (campo fraco), mas eu me equivoquei na exemplificação. Na verdade seria de campo forte (spin baixo). Porém, como você mesmo disse, nesse exercício não importaria saber a força do campo ligante, pois o comando da questão diz ao menos 3 elétrons.