-
76 E - Indeferido Nos casos de lesões produzidas por arcos voltaicos, em geral, as informações relativas à intensidade e extensão das lesões não possibilitam a identificação, no corpo da vítima, das áreas de entrada e saída da corrente elétrica. Nas lesões produzidas por arcos voltaicos podem ser determinadas locais de entrada e saída da corrente.
-
sinal de jellinek
-
Discordo. A marca de Jellinek pode não estar presente. Alguém poderia explicar?
-
A questão erra ao afirmar que as informações relativas à intensidade e extensão das lesões não possibilitam a identificação, no corpo da vítima, das áreas de entrada e saída da corrente elétrica.
O sinal/marca de Jellinek é uma característica presente nos acidentes com energia artificial (eletroplessão/ eletrocussão).
Lesão de entrada, indolor, bordas elevadas.
Pode não estar presente, mas, afirmar que as informações não possibilitam a identificação torna a assertativa errada.
-
Arco elétrico e arco voltaico são sinônimos. França destaca que "são centelhas, ou faíscas, de intensa luminosidade, que pulam do condutor com alta voltagem para qualquer corpo que permita o escoamento da energia para o solo (...) A área de saída da corrente costuma ser maior do que a de entrada, o que diminui a densidade do fluxo de eletricidade em cada ponto da pele.” HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 348.
Importante salientar sobre o processo da metalização que já foi questão de prova da banca CESPE. O processo denominado METALIZAÇÃO consiste na fusão que o objeto metálico tem sobre a vítima de um arco voltaico, em que já a vaporização de modo explosivo. Lembre-se do caso de um relógio no pulso da vítima.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
-
GABARITO ERRADO
Rafael Conceição, as marcas podem sim não estar presentes, MAS podem também estar e precisar qual lugar no corpo foi a entrada e saída da corrente elétrica, por isso a questão está incorreta, pois afirma que as lesões não permitem a identificação.
Marca de Jellineck: ponto de contato com o fio elétrico (energia artificial) na pele, deixando um sinal em alto relevo, com depressão central; pode existir metalização na pele.
bons estudos