SóProvas


ID
1641355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere a orçamentos de obras de engenharia, julgue os item que se segue.

O orçamento estimativo ― preço da obra ― é composto pelo custo da obra agregado aos benefícios e despesas indiretas (BDI). O custo é todo o gasto envolvido na produção, como insumos, canteiros, administração local, mobilização e desmobilização; despesa é todo gasto necessário para comercialização do produto.

Alternativas
Comentários
  • A descrição trata do orçamento analítico. 

    O que confunde é a expressão "orçamento estimativo", e nos faz lembrar da "estimativa de custos" que em relação ao nível detalhamento dos orçamentos é o menos detalhado, feito a partir do CUB.

     

  •  O custo é todo o gasto envolvido na produção, como insumos, canteiros, administração local, mobilização e desmobilização;

     

     

    despesa é todo gasto necessário para comercialização do produto.

     

  • Diálogos CIBC/TCU - Orientações para elaboração de planilhas orçamentárias de Obras Públicas

    Conceitos e Definições

    Item 2.7. Custos e Despesas: custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para produção ou a prestação de serviços previstos no objeto social da entidade. Despesa é o valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Os custos têm a capacidade de serem atribuídos ao produto final, enquanto as despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos.

  • O Orçamento estimativo fornecerá o valor do serviço para licitação.

  • O termo orçamento estimativo causa estranhamento, mas temos que lembrar que o orçamento “real”  só é conhecido quando a obra é finalizada. Gabarito: correto. 

  • CORRETO

    Só para fixação:

    CUSTO: Criação (Gasto oriundo da produção)

    DESPESA: Distribuição (Gasto para comercialização do produto)