SóProvas


ID
1641418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de elaboração e execução de projetos de rodovias, julgue o item a seguir.

A forma geométrica mais adequada no projeto de uma interseção é fundamentada, entre outros fatores, pela contagem de tráfego, para a determinação dos volumes médios diários (VMD) e volumes horários de projeto (VHP), utilizando-se fluxogramas de origem/destino dos veículos.

Alternativas
Comentários
  • DNIT - MANUAL DE PROJETO DE INTERSEÇÕES 


    A definição da solução a adotar para uma determinada interseção e o dimensionamento de seus ramos dependem necessariamente do volume e das características do tráfego que circulará no ano de projeto. 


    Os dados de tráfego deverão incluir os Volumes Médios Diários (VMD) e os Volumes Horários de Projeto (VHP). Deverão ser representados em fluxogramas indicativos das diversas correntes de veículos, classificados de acordo com as finalidades do estudo, pelo menos em carros de passeio, ônibus e veículos de carga, mais comumente designados como automóveis ou carros, ônibus e caminhões. Os fluxogramas serão preparados para o ano de projeto e, eventualmente, para uma interseção a ser implantada por etapas, para o ano da abertura ao tráfego e os de ampliação. Recomenda-se sempre que possível, que o Volume Horário de Projeto (VHP) seja expresso também em unidades de carro de passeio por hora (UCP/hora).

  • "...entre outros fatores" salvou a questão.

    ***

     

    O volume horário de projeto (VHP) é o fluxo de veículo que deve ser atendido com segurança e conforto pelo projeto.

     

    O volume médio diário (MDV) é a quantidade de veículo que passa por uma determinada seção em um dia (sendo que isso é medido, geralmente, por 1 ano)