-
letra E: Substitui total ou parcialmente os adiantamentos em dinheiro ao credor por parte da empresa.
-
Mas a fiança bancaria nao incide IOF?
-
SOBRE O IOF
É bom lembrar que o IOF será gerado apenas quando o banco for obrigado a honrar a fiança, mas em geral não possui este imposto!
-
A resposta correta é a letra "E".
-
A letra A está meio duvidosa.Na fiança bancária "normal" na qual o banco só presta um serviço não há IOF.
A partir do momento que o banco é obrigado a assumir a dívida do devedor incide iof do data do vencimento até o pagamento onerada pela taxa de juros mais alta do banco.Então,está sujeita.
-
É um contrato por meio do qual o banco, que é o fiador, garante o cumprimento da obrigação de seus clientes (afiançado) e poderá ser concedido em diversas modalidades de operações e em operações ligadas ao comércio internacional. A fiança nada mais é do que uma obrigação escrita, acessória, assumida pelo banco, e que, por se tratar de uma garantia e não de uma operação de crédito, está isenta do IOF. Baixa-se uma fiança: a) quando do término do prazo de validade da Carta de Fiança, desde que esteja assegurado ao cumprimento das obrigações assumidas pelas partes contratantes; b) mediante a devolução da Carta de Fiança; c) mediante a entrega ao banco da declaração do credor, liberando a garantia prestada.
-
Questão com duas respostas corretas!
A questão tem duas respostas: letra "A" e letra "E"
A letra "A" está correta!
A Fiança Bancária está sujeita à incidência de IOF"
-
A FIANÇA BANCÁRIA NÃO É EMPRÉSTIMO, POR ISSO, SÓ INCIDE IOF CASO O BANCO SEJA OBRIGADO A HONRAR A FIANÇA.
-
FIANÇAS BANCÁRIAS
É um ato formal de garantia de compromissos assumidos pelo cliente, possibilitando também a substituição da caução em dinheiro, pela fiança bancária, ou seja, substituição total ou parcialmente os adiantamentos em dinheiro ao credor por parte da empresa, não ocorrendo desembolso de imediato.
-
A letra ´´A´´ está certa, mais não consegui identificar o porque da letra ´´E´´ está certa, alguém poderia me ajudar...
-
Fianças Bancárias – É um ato formal de garantia de compromissos assumidos pelo cliente, possibilitando também a substituição da caução em dinheiro, pela fiança bancária, não ocorrendo desembolso de imediato. Destinada a empresas que necessitam de uma garantia bancária para participar de concorrências.
Características: É um compromisso contratual, no qual o Banco, como fiador, garante o cumprimento de obrigações de seus clientes. Tem como público alvo Pessoas Físicas e Jurídicas. Os prazos são definidos em função da natureza da obrigação a ser garantida. As garantias de pagamento fornecidas pelos clientes são: Nota Promissória, Aval, Duplicatas, Alienação Fiduciária, Penhor e outras.
Vantagens: É a garantia oferecida pelo Banco, que sendo uma instituição responsável e de grande respeitabilidade no mundo dos negócios, proporciona uma maior facilidade no fechamento dos negócios com segurança e rapidez.
O IOF - Será cobrado somente se o Banco tiver que exercer o cumprimento de obrigações como fiador.
Sendo assim "A mais correta" é a letra E...
-
letra "e"
Substitui os adiantamentos pela fiança, ou seja, deixa de garantir com adiantamento(a vista) e garante com fiador(a prazo).
Fé nos estudos!!!
-
Pessoal,
A fiança nada mais é do que uma obrigação escrita, acessória, assumida pelo banco, e que, por se tratar de uma garantia e não de uma operação de crédito, está isenta do IOF.
Letra E
-
Concordo quando se honra a fiança bancaria a incidencia de IOF e na questao ta falando
A)está sujeita à incidência de Imposto sobre Operações Financeiras ? IOF.
R:Sim pois quando se honra a carta de fiança tem sim a incidencia de IOF
Para a letra "A" estar errada deveria estar assim
quando prestada a fiança Bancaria tem incidencia de IOF?
Nao pois quando esta sendo prestada nao passa de um serviço ou seja sem IOF
-
Fiança bancária
A fiança é uma obrigação escrita. É um contrato através do qual o banco (neste caso, o fiador) garante o cumprimento da obrigação de seu cliente (neste caso, o afiançado) junto a um credor em favor do qual a obrigação deve ser cumprida (neste caso, o beneficiário)[1]. Sobre as operações de fiança não incide IOF. O custo da fiança é a comissão cobrada pelo banco, que pode ser à vista, mensal ou trimestral, dependendo do prazo e da negociação entre as partes. Podem ser cobrados custos adicionais do registro dos contratos de fiança. O tipo de garantia varia de acordo com o cadastro do tomador, sendo muito comum a caução de aplicação financeira.
É muito usual a outorga de fiança para as seguintes finalidades: participação em concorrências, execução de contratos, garantia de empréstimos, aluguéis, etc.
Existem alguns casos nos quais é vedada a concessão de fiança, por determinação do BACEN ou por política interna do Banco, por isso, o primeiro passo antes de iniciar uma proposta de crédito de fiança é identificar a finalidade e consultar a área de fiança do banco se ela está entre as modalidades permitidas.
-
Segundo o prof. Guilherme Cabral,da LFG, via de regra a mera prestação de fiança bancária não gera pagamento de IOF (Imposto Sob Operações Financeiras) mas quando o banco passa a ser executado e tem que honrar o compromisso, ou seja, pagar a conta, aí sim haverá pagamento de IOF.
Espero ter ajudado.
Gabriela.
-
GENTE A CORRETA É A LETRA :( E)
A ALTERNATIVA (A) ESTÁ ERRADA, POIS IRÁ INCIDIR IOF SÓ SE O BANCO TIVER QUE HONRAR A FIANÇA!
-
a- A fiança é isenta de IOF ( Se a fianca for acionada, havera IOF. )
b- A fiança apresenta risco, pois o afiançado pode não pagar a IF.
c- A fiança não é uma prova de que a empresa já fez os depósitos na IF, somente comprova que o banco vai pagar o credor.
d- A fiança poderá ser concedido em diversas modalidades de operações e em operações ligadas ao comércio internacional.