SóProvas


ID
1641712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

A respeito dos crimes contra a liberdade sexual e de aspectos a eles associados, julgue o item que se segue.


Constranger alguém a praticar ato libidinoso diverso da conjunção carnal, mediante grave ameaça, é crime caracterizado pelo Código Penal como atentado violento ao pudor.

Alternativas
Comentários
  • Estupro (art.213, CP) - constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidionoso.

  • No tocante ao crime de atentado violento ao pudor, não é correto afirmar que houve abolição do crime com a Lei 12.015/2009, pois a referida lei reuniu no mesmo tipo legal as descrições típicas previstas nos crimes de estupro e atentado violento ao pudor. Dessa forma prática, sob violência ou grave ameaça, de atos libidinosos diversos da conjunção carnal contra homem ou mulher, é considerada estupro (art. 213 do CP).

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • ERRADO

     

    Configura o delito de estupro, crime hediondo.

     

    Caso o delito seja praticado em desfavor de vítima menor de 14 anos, será estupro de vulnerável. 

  • Em 7 de agosto de 2009, a Lei nº 12.015/09, que alterou a disciplina dos crimes sexuais no direito penal brasileiro,REVOGOU o artigo 214 do Código Penal - que tipificava o crime de atentado violento ao pudor - e ampliou a abrangência do crime de estupro, de modo a abranger o antigo crime de AVP.

    Ou seja, nunca será caracterizado AVP, uma vez que este já foi revogado. 

     

    DEUS acima de tudo.

  • ATENÇÃO!! MODIFICAÇÃO RECENTE NA LEI (2018)

     

    A Lei 13.718/18 alterou o Código Penal e agora os crimes dos capítulos I e II deste título serão de ação penal pública incondicionada. 

     

     

    Art. 225.  Nos crimes definidos nos Capítulos I e II deste Título, procede-se mediante ação penal pública incondicionada. (Redação dada pela Lei nº 13.718, de 2018)

  • Atentado violento ao pudor foi revogado, será msm o estupro, me corrija se estiver errado.


  • Gab:E

    Art.214 CP - Atentado violento ao pudor. ( Revogado). Sua prova dizer houve  continuidade normativo-tipica do artigo em questão, vai está correto.

     

    Estupro 

    Art. 213.  Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso:        

    Pena - reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. 

     

    E o que caracteriza "Estupro Qualificado"?

    § 1o  Se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave ou se a vítima é menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: 

    Pena - reclusão, de 8 (oito) a 12 (doze) anos.  

    (...)

     

    OBS:O crime narrado na questão caracteriza estupro.

  • entao, mas nesse caso você não entende que seria uma omissão específica? Ficou claro na questão que era problema de canalização de águas - ou seja - falha do dever específico da adm pública de realizar a prestaçao de um serviço público essencial

  • entao, mas nesse caso você não entende que seria uma omissão específica? Ficou claro na questão que era problema de canalização de águas - ou seja - falha do dever específico da adm pública de realizar a prestaçao de um serviço público essencial