SóProvas


ID
1641763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em outubro de 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a venda dos inibidores de apetite derivados de anfetaminas, como anfepramona, femproporex e mazindol. O órgão manteve, em contrapartida, a permissão da venda da sibutramina, ainda que tenha incrementado os controles relacionados à sua prescrição. Acerca dessas substâncias e de seus aspectos farmacológicos, julgue os itens que se segue.

A sibutramina é usada no tratamento da obesidade por sua ação no sistema nervoso central, que inibe a recaptação da serotonina e noradrenalina sem atividade de liberação e propicia a modulação da neurotransmissão bem como o aumento da saciedade.

Alternativas
Comentários
  • A sibutramina é um medicamento formado por uma mistura racêmica de enantiômeros. 

    É um inibidor seletivo da recaptação de monoaminas (noradrenalina, serotonina e dopamina) que age nos receptores de captação da membrana pré-sináptica nos neurônios do SNC, sem promover nenhuma influência intracelular incluindo no estímulo de fusão em vesículas de NT. Também não atua nas enzimas de degradação das monoaminas (Inibidores da MAO). Não possui afinidade por receptores de monoaminas das membranas pós sinápticas.

    A concentração de monoaminas nas fendas sinápticas leva a uma sensação de bem estar, saciedade e um leve efeito de termogênese.

  • Gabarito: Certo

  • A sibutramina é usada no tratamento da obesidade por sua ação no sistema nervoso central, que inibe a recaptação da serotonina e noradrenalina sem atividade de liberação e propicia a modulação da neurotransmissão bem como o aumento da saciedade. CERTO