SóProvas


ID
1642261
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os deveres e proibições impostos ao servidor público federal previstos na Lei nº 8.112/1990, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    L8112; Art 117; X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

  •  Art. 117.  Ao servidor é proibido:

     

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

     

     

    Parágrafo único.  A vedação de que trata o inciso X do caput deste artigo não se aplica nos seguintes casos: 

     

            I - participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros; 

     

            II - gozo de licença para o trato de interesses particulares, na forma do art. 91 desta Lei, observada a legislação sobre conflito de interesses.

     

     

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm

  • Salvo

    Art. 117  II - gozo de licença para o trato de interesses particulares.

  • Eu tô de acordo com a letra A. Discordar disso é fanatismo! uheuhe

  • a)É dever do servidor exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, enquanto a Administração estiver pagando sua remuneração sem atrasos.

     I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

     

     b)É dever do servidor ser assíduo e pontual ao serviço, salvo se estiver dispensado desta obrigação pela chefia imediata.

     X - ser assíduo e pontual ao serviço;

     

     c)É proibido ao servidor participar da gerência ou administração de sociedade privada, salvo se estiver no gozo de licença para tratar de interesses particulares, observada a legislação sobre conflito de interesses.

     X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

     

     d)É proibido ao servidor cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, inclusive em situações de emergência e transitórias.

     XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias;

     

     e)É proibido ao servidor retirar, mesmo com prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição.  

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

     

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    A- Incorreta. Art. 116 da lei 8.112/90: “São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.” Portanto, a expressão “enquanto a Administração estiver pagando sua remuneração sem atrasos” torna a alternativa incorreta.

    B- Incorreta. Art. 116 da lei 8.112/90: “São deveres do servidor: [...] X - ser assíduo e pontual ao serviço.” Portanto, a expressão “salvo se estiver dispensado desta obrigação pela chefia imediata” torna a alternativa incorreta.

    C- Correta. Conforme o art. 117, X da lei 8.112/90: “Art. 117. Ao servidor é proibido: [...] X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.” Contudo, há exceção prevista no Parágrafo Único desse mesmo artigo: “Art. 117, Parágrafo único. A vedação de que trata o inciso X do caput deste artigo não se aplica nos seguintes casos: [...] II - gozo de licença para o trato de interesses particulares, na forma do art. 91 desta Lei, observada a legislação sobre conflito de interesses.”

    D- Incorreta. Conforme o art. 117, XVII da lei 8.112/90, “ao servidor é proibido: [...] XVII - cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias.”

    E- Incorreta. Conforme o art. 117, II da lei 8.112/90, “ao servidor é proibido: [...] II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição.”

    GABARITO DA MONITORA: “C”