Gabarito C. 1. INTRODUÇÃO
As ações políticas visando à reforma e modernização do Estado começaram a ser adotadas no final da década de 70, quando o modelo de Estado estruturado pelos países desenvolvidos no pós-guerra entrou em crise. Esse modelo de Estado, que primava por estar presente em todas as faces da vida social, contribuiu decisivamente para modificar e desgastar significativamente as relações do Estado com a sociedade civil e com suas instituições. A resposta para esse problema, a princípio, foi a adoção de um modelo neoliberal-conservador. As políticas propostas na década de oitenta, em decorrência da necessidade de reformar o Estado, restabelecer seu equilíbrio fiscal e equilibrar o balanço de pagamentos dos países em crise, tinham como única preocupação reduzir o tamanho do Estado e viabilizar o predomínio total do mercado (MATIAS PEREIRA, 2003c).
Fonte: http://www.revistas.usp.br/rege/article/viewFile/36514/39235
a) [ERRADA] A reforma do Estado não é um simples processo de transição política e econômica, ela passa pela ampliação da transparência pública, por exemplo. É uma transição também administrativa.
b) [ERRADA] "Esse modelo de Estado, que primava por estar presente em todas as faces da vida social, contribuiu decisivamente para modificar e desgastar significativamente as relações do Estado com a sociedade civil e com suas instituições. Não foi de maneira diminuta..."
c) [CORRETA] (MATIAS PEREIRA, 2016. Pág. 103)
d) [ERRADA] "A reforma e modernização do Estado - entendidas aqui como um complexo processo de transição das estruturas POLÍTICAS, ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS - surgem como o tema central da agenda política mundial". (MATIAS PEREIRA, 2016. Pág. 103)
e) [ERRADA] "A necessidade de reduzir a presença do Estado e a aceleração do fenômeno da globalização foram os fatores indutores neste movimento" (MATIAS PEREIRA, 2016; Pág. 106)