SóProvas


ID
1642525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo à evolução da administração pública no Brasil.


No primeiro período do governo Vargas, a administração pública passou por intenso processo de racionalização com a implantação do modelo de administração burocrática.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil passou por três modelos de administração, são elas:

    - Administração patrimonialista: Pré-governo Vargas.

    -Administração Burocrática: No governo Vargas, ocorreu a transição do patrimonialismo para a burocracia, seu marco foi na criação do DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público), em meados de 1934.

    -Administração Gerencial: Ocorreu o processo com o decreto-lei 200 em 1967 com a reforma administrativa, porém ocorreu um retrocesso para a administração burocrática com a promulgação da CF/88, e em 1994 com o PDRAE (PLANO DIRETOR DA REFORMA DO APARELHO DO ESTADO) a administração gerencial voltou a se consolidar no Brasil.


    GABARITO: CERTO

  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2014 - SUFRAMA - Analista Técnico - AdministrativoDisciplina: Administração Pública

    A primeira reforma na administração pública brasileira ocorreu na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, e promovia a racionalidade técnica e a burocratização do Estado.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2011 - EBC - Técnico - Administração

    Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Administração Pública; 

    Getúlio Vargas, na década de 30 do século passado, teve um papel importante na evolução da administração pública no Brasil, ao promover a racionalização burocrática do serviço público, por meio da padronização, normatização e implantação de mecanismos de controle.

    GABARITO: CERTA.

  • COMPLEMENTANDO...

    “A reforma administrativa do Estado Novo foi, portanto, o primeiro esforço sistemático de superação do patrimonialismo. Foi uma ação
    deliberada e ambiciosa no sentido da burocratização do Estado brasileiro, que buscava introduzir no aparelho administrativo do país a
    centralização, a impessoalidade, a hierarquia, o sistema de mérito, a separação entre o público e o privado. Visava constituir uma administração pública mais racional e eficiente, que pudesse assumir seu papel na condução do processo de desenvolvimento...”

    Lustosa da Costa
     

  • Resposta:Certo

    -------------------------

    #Adm. Burocrática

    Esse modelo surgiu com o advento do Departamento Administrativo de Serviço Público –DASP, em 1938, com objetivos de centralização das atribuições de reforma e de reorganização do setor público e a racionalização de métodos e processos administrativos.

    -------------------------

    FONTE:ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA CONCURSOS / PROF. GIOVANNA CARRANZA

  • Racionalizar com burocracia não combina. Pra mim , gabarito E
  • CERTO

    O modelo Burocrático teve como finalidade:

    1. Centralizar e reorganizar a administração pública mediante ampla reforma;
    2. Definir uma política para a gestão de pessoal; e
    3. Racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral.
  • Durante o governo de Getúlio Vargas, implementou-se a chamada reforma burocrática, que buscava fortalecer a meritocracia e a profissionalização na gestão pública.