SóProvas


ID
1642537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A universidade UNICA, instituição de grande porte, voltada à promoção do ensino, pesquisa e extensão de nível superior, que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, planeja uma forma de se preparar para desafios atuais e futuros, decorrentes de alterações nos cenários econômico, social, político e mundial. Em função dessas alterações, algumas decisões já foram tomadas com base em estudos já desenvolvidos nas mais diversas áreas.


Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.


A existência de muitas instituições de ensino superior que atuam há muito tempo no mercado, o crescimento lento do setor de ensino superior e a pouca diferenciação nos serviços ofertados são fatores que impedem a entrada de novos concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • A pouca diferenciação nos serviços ofertados na área de educação é que favorecerão a entrada de novos concorrentes. Errado!!

  • Creio que a existência de muitas instituições de ensino superior que atuam há muito tempo no mercado (ameaças - fator externo), o crescimento lento do setor de ensino superior (ameaças - fator externo) e a pouca diferenciação nos serviços ofertados (ameaças - fator externo) são fatores que DIFICULTAM a entrada de novos concorrentes
    OBS: não há como impedir, qualquer pessoa pode se arriscar nesse empreendimento e até conseguir sucesso, mas estas ameaças são fatores que DIFICULTAM, DESACREDITAM, DESANIMAM as pessoas de adentrar este ramo.
  • Não IMPEDE, mas DIFICULTA. ERRADO!!!

  • Parece mais uma pergunta de economia. No caso é descrito uma situação próxima à concorrência perfeita, o que facilita a entrada de novos competidores.

  • Entendi que " pouca diferenciação" não deve ser vista como uma ameaça e sim uma oportunidade que pode beneficiar novos concorrentes!

  • Como bem frisou a Eliane, a pouca diferenciação, favorecerá a entrada de um novo concorrente. Diferenciação é a capacidade que uma empresa tem de ser percebida como diferente dos concorrentes, em função de suas vantagens competitivas. Ela pode se diferenciar a partir da segmentação de seu mercado, seu posicionamento e seu Mix de Marketing (produto, preço, promoção e ponto-de-venda/distribuição).  

     



    O crescimento lento e os muitos concorrentes no mercados, de fato, favorecerão a não-entrada de novos concorrentes. 
     
     
     
    QUESTÃO ERRADA  
     

  • ERRADA. 

    Na minha concepção, todos esses fatores citados pela questão é uma forma de oportunidade para uma nova concorrente poder inovar no mercado ganhando exclusividade. Ex: apresentar um método de ensino diferenciado, atender as necessidades dos estudantes por meio de pesquisas diárias de satisfação do cliente...

  • SE EXISTEM POUCAS DIFERENÇAS NOS SERVIÇOS OFERECIDOS, ENTÃO ESTA É A OPORTUNIDADE PARA ENTRAR NO MERCADO E FAZER A DIFERENÇA.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Questão interpretativa que pode ser resolvida com base no Modelo Porter. Para ele, as principais barreiras de entrada em um mercado são: economias de escala; elevada diferenciação; elevada necessidade de capital; elevados custos de mudança; dificuldades de acesso aos canais de distribuição; e desvantagens de custo independentes de escala (incluindo: tecnologia patenteada, acesso favorável às matérias primas, localizações favoráveis, subsídios oficiais, e curva de aprendizagem/experiência).
    Lembrando disso, você já veria com clareza que "pouca diferenciação" não é barreira de entrada em um mercado. Ao contrário, possibilita a entrada de concorrentes com mais diferenciação.
    De forma mais interpretativa, sabe-se que o número elevado de concorrentes aumenta a concorrência e o risco do mercado, mas não é barreira de entrada. O crescimento lento do mercado gera o mesmo efeito: as empresas têm que brigar firmemente por espaço, mas isso não impede novos entrantes.


    GABARITO: Errado

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Modelo das Cinco Forças de Porter: concebido por Michael Porter, foi publicado na forma do artigo "As cinco forças competitivas que moldam a estratégia", em 1979, na Harvard Business Review e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera CINCO fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macro-ambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.

    CINCO forças de Poter: Rivalidade entre concorrentes, Fornecedores, Compradores, Novos entrantes, Substitutos.

    Ameaça de Novos Entrantes: quando uma nova instituição decide investir em um mercado ou segmento de mercado, se fez as análises corretas, normalmente vem com desejo de ganhar mercado e dispõe de recursos. Com isso os custos das empresas já atuantes podem aumentar, sua empresa pode ser obrigada a aumentar o investimento em propaganda, por exemplo, e a lucratividade diminuir.

    Avalia a dificuldade de novas empresas entrarem no mesmo mercado, levando em conta aspectos como: necessidade de capital para iniciar o negócio, custos de mudança, acesso aos canais de distribuição, Know-How, patentes, custos e tempo para regulamentação.

  • Mais uma vez, vamos ordenar a questão da CESPE para facilitar nosso entendimento:

    São fatores que impedem a entrada de novos concorrentes: A existência de muitas instituições de ensino superior que atuam há muito tempo no mercado ok, o crescimento lento do setor de ensino superior ok e a pouca diferenciação nos serviços ofertados você não!

     

    Ele tem a chance de fazer o diferencial ao entrar nesse mercado, já que há mais do mesmo atualmente.

    questão errada!

  • Gabarito "Errado"

    Vale durante a interpretação da questão verificar o uso da palavra "impedir". Os fatores apresentados podem dificultar a entrada de concorrentes, mas não impedir.

  • Eu vejo como uma analise interna, uma fraquesa. Uma qualificação insuficiente.

    Gab ERRRADO

     

  • ERRADO


    Creio que a questão trata de uma das 5 forças de Porter:


    1.Ameaça de Novos Entrantes - (classificada erradamente no enunciado)

    2.Poder de Negociação dos Clientes - bla bla bla

    3.Poder de Negociação dos Fornecedores - bla bla bla

    4.Ameaça de Produtos Substitutos - bla bla bla


    5. Rivalidade entre os Concorrentes – Se existem muitos concorrentes em um mercado e se a força deles é semelhante, pode ocorrer uma guerra de preços, levando a uma queda na atratividade do setor. Outros fatores que levam a isso são: custos fixos elevados, que podem levar as empresas a buscar operar com capacidade total, e uma grande barreira de saída, como instalações caras, de difícil venda, maquinário específico e altas indenizações que podem levar empresas a continuarinvestindo e operando em mercados com lucratividades baixas.


    Então, nao é barreira para novos entrantes, e sim, rivalidade entre concorrentes.

  • se há pouca diferenciação no mercado... há oportunidade para novos entrantes consquistarem os clientes com serviços inovadores por exemplo.

  • 5 FORÇAS DE HARRY(MICHEL) PORTER - RIVALIDADE ; FORNECEDORES ; SUBSTITUIÇAO ; CLIENTES E NOVOS CONCORRENTES.

  • Joacy

    Nem dificuldade ha
    so nao eh atrativo para os novos entrantes

    eh so substituir instituicoes de ensino por barraquinha de cachorro quente
    Tem muitas barraquinhas que atuam ha muito tempo no mercado? Sim
    O crescimento eh lento nesse setor de barraquinhas? Sim
    tem pouca diferenciacao no servico? Sim

    Isso impede ou dificulta voce de montar uma barraquinha? Nao
    So nao eh atrativo
     

  •  

    Matheus Carvalho

    boa colocação, mais claro do que isso impossível.

    Rumo a vitória.

  • GABARITO ERRADO  

     

    FCC - troca o nome ameaças por desafios.

     

    Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)

     Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis) 

     Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)

     Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)

     Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)

     Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!

  • O exemplo hipotético apresenta algumas características do mercado de ensino superior e afirma que são “fatores que impedem a entrada de novos concorrentes”. Quais são os fatores que DIFICULTAM a entrada de novos concorrentes?

    Resposta: São as Barreiras de entrada. Então, o que o enunciado quer é saber se os fatores que ele apresentou são ou não são barreiras de entrada.

    De cara é importante pontuar que o enunciado já fica esquisito, posto BARREIRAS DE ENTRADA são fatores que dificultam a entrada de novos concorrentes, o enunciado fala em impedir. São raríssimas as barreiras de entrada que efetivamente impedem a entrada de novos concorrentes e quanto existem geralmente decorrem de regulamentações legais.

    Vencido esse ponto vamos analisar cada um dos fatores:

    A)          Muitas instituições de ensino superior que atuam há muito tempo no mercado – Pode constituir uma barreira de entrada

    A.1 - Muitas empresas em um mercado influenciam na “Rivalidade no setor”. Quanto maior o número de empresas, maior tende ser a rivalidade, ou seja, não constitui uma barreira de entrada.

    A.2 - A tradição de uma empresa (muito tempo no mercado), por outro lado, pode representar um custo de mudança para o cliente a depender do segmento. Exemplo: Microsoft é uma empresa tradicional no segmento de sistemas operacionais. A maior parte das pessoas que utiliza computador está familiarizada com o Windows. Assim, caso uma empresa opte por substituir os sistemas operacionais da Microsoft dos seus computadores terá um custo de treinamento e perda inicial de produtividade até que seus empregados se adaptem ao novo sistema operacional. Lembrando que a existência de custo de mudança corresponde a uma barreira de entrada.

    B) Crescimento lento do setor – Não constitui uma barreira de entrada

    Aumenta a Rivalidade do Setor e diminui a atratividade de um segmento, porém não constitui uma barreira de entrada, posto que, por si, não dificulta o ingresso de um novo entrante no mercado. Assim, já poderíamos marcar como errado o enunciado.

    c) Pouca Diferenciação – Não constitui uma barreira de entrada

    Aqui é para não deixar dúvidas que o enunciado está errado. Alta diferenciação corresponde a uma barreira de entrada. A pouca diferenciação facilita o ingresso de um novo entrante.

    Gabarito: Errado

  • Gab: ERRADO

     

    De forma bem resumida, as 5 forças de Porter podem ser classificadas em;

     

    1. Rivalidade entre os concorrentes: considera-se a competição entre os concorrentes diretos, ou seja, os que vendem o mesmo produto.

    2. Ameaças de novos entrantesa empresa analisa antes a atividade dos concorrentes e quais barreiras existem contra sua entrada

    3. Barganha dos clientes: os clientes possuem poder de decisão, aqui eles avaliam o preço, os atributos do produto e a qualidade.

    4. Barganha dos fornecedores: se diferencia da dos clientes nos aspectos de fornecimento dos insumos e quando o produto é exclusivo. 

    5. Ameaça de produtos substitutosaqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade, eles não competem com a mesma intensidade que os concorrentes primários, mas ainda são relevantes.

     

    FONTE: Meus resumos.

  • Muitas empresas no mercado e crescimento lento está relacionado com a força RIVALIDADE

  • #Respondi errado!!!