SóProvas


ID
1642552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do processo administrativo, julgue o próximo item.


Definir, por parte dos superiores hierárquicos, os objetivos de desempenho dos subordinados, interligar os objetivos departamentais, dar ênfase ao controle dos resultados e avaliar permanentemente os planos de trabalho são etapas específicas da administração por objetivos.

Alternativas
Comentários
  • É um método no qual as metas são definidas em conjunto entre administrador e seu superior, as responsabilidades são especificadas para cada posição em função dos resultados esperados, que passam a integrar os padrões de desempenho sob os quais os gerentes são avaliados. 

    FONTE: http://www.professorcezar.adm.br/Textos/apo.pdf

  • APO é uma técnica participativa de planejamento e avaliação, através da qual superiores e subordinados, conjuntamente, definem aspectos prioritários e estabelecem objetivos (resultados) a serem alcançados, num determinado período de tempo e em termos quantitativos, dimensionado, as respectivas contribuições (metas) e acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo às correções necessárias.

    Fonte: http://www.professorcezar.adm.br/Textos/apo.pdf

  • "Segundo Chiavenato (2003), a APO é uma técnica que exige gerentes amigáveis e prestativos, de um lado, e subordinados honestos e maduros de outro, para assegurar um clima de elevada confiança mútua. Além disso, a APO é melhor utilizada em empresas que atuam em ambientes mutáveis e dinâmicos. Condições rapidamente mutáveis e papéis que envolvam conflito e ambiguidade constituem meios favoráveis para a aplicação da APO. A APO apresenta as seguintes características:


     Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior.  Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.  Interligação entre os vários objetivos departamentais.  Ênfase na mensuração e no controle de resultados.  Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.  Participação atuante das gerências e dos subordinados.  Apoio intensivo do staff." 

    :*

    Fonte: Prof Adriel Sá.
    https://concurseiro24horas.com.br/site/upload/artigos_arq/720_92.pdf

  • Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-GO

    Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

    Julgue o próximo item, referentes a administração geral e pública. 

    Um gestor que se utiliza da administração por objetivos deve fixar as metas organizacionais em conjunto com seus subordinados, buscando interligar os objetivos departamentais, mesmo que vários desses objetivos estejam apoiados em princípios básicos diferentes entre si. [certo]

  • A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados...


    Chiavenatto.

  • Segundo Chiavenatto, TGA, 7ª Ed, pag. 229, diz:

    "A maior parte dos Sistemas de APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. Tanto o gerente quanto o seu subordinado participam ativamente do processo de definir e fixar objetivos."
    BOA SORTE!!!EMBORA LÁ.
  • Pessoal vocês falaram muito mas não foram objetivos quanto ao erro da questão, tive que ler todos os comentários e interpretar, o erro esta no fato de a questão ter restringido que a participação em APO pelos administradores, quando os subordinados também participam.

    "Definir, por parte dos superiores hierárquicos, os objetivos de desempenho dos subordinados,"

  • De acordo com Peter Drucker, "a ideia é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos."

    Na APO, o planejamento não teria um caráter de 'cima para baixo', com os diretores de cúpula impondo metas e objetivos aos subordinados, mas sim um processo de 'baixo para cima'.Nesse modelo, os objetivos são estabelecidos de comum acordo entre os chefes e os subordinados de cada órgão.Fonte: Admininstração Geral para Concursos -  Rodrigo Rennó - p. 74
  • Parabéns, várias repetições nos comentários. Precisa colar, vale isso.

  • O que entendo como errado, é que na APO, os objetivos são identificados e decididos em conjunto, subordinado e chefia, buscando cada um em seu papel, desempenhar de forma a alcançar tais objetivos. Portanto, quando a alternativa fala que é os superiores hierárquicos que buscam decidir o que os subordinados farão, está errado. Isso é algo em conjunto!!! 

  • Valew Joelson! A melhor resposta! Claro e objetivo!

  • Dúvida: Para ter a participação dos subordinados, como mencionou o nosso colega Joelson, não seria a Administração Participativa Por Objetivo? Ou não faz diferença? Valeuuu

  • "Na APO, os administradores e subordinados definem em conjunto suas metas comuns, especificam as principais áreas de responsabilidade de cada posição em relação aos resultados esperados de cada um e utillizam essas medidas como guias para o andamento dos trabalhos e para a verificação da contribuição de cada um dos seus membros." (Chiavenato. Administração nos novos tempos. 3ª ed. p. 234).

  • Chiavenato (Administração Pública e Geral - Provas e concursos - 2012)

     

    Características da APO: 

    - O gerente e os subordinados se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para o subordinado. Objetivos, metas e resultados são negociados entre eles. A formulação é consensual e participativa. (pag. 31)

     

    Mais didático que isso, impossível! kkk

     

    Bons estudos !

  • As metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados.

  • CARACTERÍSTICAS

    1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior.

    2. Estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento ou posição.

    3. Interligação dos objetivos departamentais.

    4. Elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle.

    5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.

    6. Participação atuante de chefia.

    7. Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos.

    8. Motivação dos trabalhadores de sua empresa

  • Para melhorar o processo de planejamento, Peter Drucker passou a propor um novo modelo – a Administração por Objetivos. De acordo com ele, a ideia é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos. Na Administração por Objetivos – ou APO – o planejamento não teria um caráter de “cima para baixo”, com os diretores de cúpula impondo metas e objetivos aos subordinados, mas, sim, um processo de “baixo para cima”. Nesse modelo, os objetivos são estabelecidos de comum acordo entre os chefes e os subordinados  de cada órgão. Isso seria mais adequado a um ambiente mutável e dinâmico e no qual os envolvidos diretamente com os problemas teriam uma melhor condição de tomar as decisões e ter acesso a  dados e informações. O conceito parte da premissa de que, se os subordinados “comprarem” a ideia e negociarem os objetivos, estarão mais comprometidos com o atingimento dos mesmos.

     

    Fonte: Rennó, Rodrigo. Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • EM ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS, NÃO SE FALA DE HIERARQUIA. EMBORA HAJA, AS DECISÃO SÃO SEMPRE PARTICIPATIVAS, TANTO POR PARTE DE QUEM POSSUI O PODER DE MANDAR QUANTO DE QUEM POSSUI A OBRIGAÇÃO DE ACATAR. PREVALECE O CARÁTER DEMOCRÁTICO DAS DECISÕES.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Na APO os objetivos não são definidos pelos superiores hierarquicos. Eles são definidos em conjunto com os superiores e os funcionários encarregados da atividade a ser desenvolvida.

  • "Definir, por parte dos superiores hierárquicos, os objetivos de desempenho dos subordinados..."

     

    Parei de ler aqui. É em conjunto!

  • são definidos em conjunto com os superiores e os funcionários encarregados da atividade a ser desenvolvida.

  • ''Definir, por parte dos superiores hierárquicos, os objetivos de desempenho dos subordinados''(...)

     EM OUTRAS PALAVRAS, A QUESTÃO FALA QUE OS OBJETIVOS SÃO DIFERENTES, MAS NÃO SÃO.

    APO ---> OBJETIVOS COMUNS, EM CONJUNTO, TODO DA ORG.

    ERRADA

  • A APO é um processo pelo qual os gerentes e subordinados identificam objetivos comuns

    Adm Geral e Pública - Idalberto Chiavenato (Pág. 29)

  • Definir, por parte dos superiores hierárquicos, os objetivos de desempenho dos subordinados, interligar os objetivos departamentais, dar ênfase ao controle dos resultados e avaliar permanentemente os planos de trabalho são etapas específicas da administração por objetivos. Errado!


    A base da APO é o processo do qual participam o chefe e sua equipe.

  • A APO avalia o desempenho da organização a partir dos números que esta apresenta, o que gera comunhão entre funcionários e superiores para que atinjam e/ou superem seus objetivos, além de auxiliar no processo de previsão organizacional.

  • Administração por Objetivos é um processo composto de quatro fases (APO):

    Especificação dos objetivos – nessa fase, cada órgão determinaria, de modo participativo, os objetivos e metas de seu setor.

    Desenvolvimento de planos de ação – após a definição dos objetivos, seriam detalhados os planos de ação que indicariam como os objetivos seriam alcançados.

    Monitoramento do progresso – naturalmente, todo o desempenho deve ser monitorado para que saibamos se os objetivos estão sendo atingidos e se serão necessárias algumas correções de rumo.

    Avaliação dos resultados – nessa fase, os resultados são comparados com o planejamento e servem de subsídio ao processo de planejamento futuro.