SóProvas


ID
1642558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de organizar busca dividir o trabalho a ser realizado e atribuir responsabilidades e autoridades a pessoas, o que se dá pela definição da estrutura organizacional com base nos critérios de departamentalização escolhidos.


Antônio Cesar Amaru Maximiano. Introdução à administração.

2.ª ed. São Paulo: Atlas, 2011 (com adaptações).


Tendo como referência inicial as ideias contidas no texto, julgue o item subsecutivo.


Ação de delegação corresponde ao ato administrativo que promove a transferência de atribuições de uma unidade organizacional para uma unidade subordinada, com consequente alteração dos regimentos internos da organização. Nesse caso, a unidade subordinada fica responsável, perante a organização, pelas novas atribuições.

Alternativas
Comentários
  • Entendo que o erro esteja em afirma que: Ação de delegação corresponde ao ato administrativo que promove a transferência de atribuições de uma unidade organizacional para uma unidade subordinada.
    A delegação pode ocorrer, mesmo que o órgão ou titular não seja hierarquicamente subordinado ao titular.

  • Somente complementando a reposta do colega Diogo. Quando ocorre a delegação e transferido somente a execução do serviço, mantendo a titularidade do orgão que delegou a atribuição. 

  • Questão fácil, é péssimo errar questão assim . 

    Transfere só a execução. 

  • gabarito: ERRADO

    "Na outorga ocorre a transferência, por lei, da titularidade e da execução do serviço público, razão pela qual só é possível transferir para a Administração Indireta, e mais especificamente às autarquias e fundações públicas.


    Na delegação, transfere-se somente a execução, mantendo-se a titularidade na Administração Direta. Essa transferência poderá ser feita: por lei (a delegação é geral e para autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista); por contrato (a delegação é contratual e para as concessionárias, permissionárias e parcerias público-privada); por ato administrativo (a delegação é por autorização de serviço público)."

    fonte: http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1137590/qual-a-diferenca-entre-outorga-e-delegacao-de-servico-publico


  • O erro da questão está em dizer que :" a transferência de atribuições de uma unidade organizacional para uma unidade subordinada"

    Conforme  art 12 da Lei 9784/99:

      Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    Então a delegação não é apenas para unidade subordinada.

  • COMPLEMENTANDO

    Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: HEMOBRÁS Prova: Analista de Gestão Administrativa - Administrador

    texto associado  

    Diz-se que há descentralização quando ocorre transferência de atividades de uma unidade organizacional para outras unidades a ela subordinadas, com a conseqüente alteração dos regimentos internos da organização. 

    GABARITO: CERTO

  • Dúvida !!!

    O CESPE não tem o velho critério de "frase incompleta NÃO é frase errada"? Ou seja, frase incompleta PODE ser correta?!?
    A questão não fez limitação categórica do tipo "necessariamente" à a unidade SUBORDINADA. Delegação pode ser a subordinado ou NÃO subordinado. Para mim deveria ser questão correta.

  • GALERA, ESSA QUESTÃO SE REFERE À ADMINISTRAÇÃO GERAL. !!!

    EM ADM GERAL, 

    DELEGAR significa transferir autoridade a uma pessoa de modo temporário, sendo menos formal que a DESCENTRALIZAÇÃO.

    DESCENTRALIZAR  significa transferir autoridade e responsabilidade do cargo de modo "permanente", sendo necessário alterar o organograma e o regimento interno da entidade.


    Para corroborar meu ponto de vista, observe que o texto citado é de autoria de MAXIMIAMO - autor da área de Adm. Geral !!!

  • Outorga - Transfere a atribuição.


    Delegação - Transfere a execução.

  • Delegação é o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados abaixo na hierarquia, a fim de proporcionar o máximo de flexibilidade para atender às necessidades do cliente e adaptar-se ao ambiente mutável e dinâmico que as envolve.


    Chiavenatto.

  • CUIDAAAAAAAAAAAADOOOOOO os mais votados de likes estao confundindo delegação e descentralização da administraçao pública com a da privada. Está erradoooo o que estão dizendo. Vejam o comentario do colega bruno rodrigues que é o correto.

     

    Vcs tem que pensar em uma emprrsa privada quando por exemplo teu chefe te "delega" a funçao de comprar revisar os textos por ele produzidos. É ato para uma pessoa, eu no caso, e é dentro do mesmo orgao.

    Caso houvesse uma mudanca na estrutura da empresa por exemplo deslocar a funcao de revisar os textos para uma outra área, exemplo: para o setor de assessoria de comunicacao, haveria uma descentralizacao pois iria mexer no organograma da empresa, e consequemente no seu regimento interno.

  • Para mim, esta parte "consequente alteração dos regimentos internos da organização" é que torna a assertiva errada. A delegação é temporária, não havendo necessidade de alterar o RI da organização.

  • Errado

    A Galera ta misturando os conceitos de delegação do Direito Administrativo com delegação em Administração Geral.

     

    Delegação no Direito Administrativo:  Lei 9784 -   Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Note que aqui a delegação pode ocorrer mesmo sem hierarquia funcional.

     

    Delegação em Administração Geral:  Consiste em transferir competência para alguém hierarquicamente inferior, de modo a fazer com que a tomada de decisão e as ações propriamente ditas possam ser empreendidas com maior agilidade e rapidez. Aqui é necessário que haja hierarquia funcional.

     

    Outra diferença crucial entre delegação no Direito Administrativo e delegação em Administração Geral é que no Direito Administrativo quem responde pelos atos da delegação é o próprio delegado. Já em Administração Geral quem delega continua responsável pela tarefa que foi repassada ao subordinado, conforme preleciona o Prof. Carlos Xavier em seu material sobre Administração Geral:

    " Devo lembrar ainda que a competência pode ser delegada, mas a responsabilide não (há algum grau de divergência teórica sobre isso, havendo quem afirme que a delegação é, por natureza, o "confiar a responsabilidade e autoridade a alguém" - Lacombe 2008, p. 382). Ao menos para parte da doutrina, na delegação de competências, quem delega continua responsável pela tarefa que foi repassada para o subordinado, repassando a autoridade, mas não a responsabilidade. 

    Portanto, analisando a assertiva por essa visão, fica claro que podemos verificar um erro  quando é afirmado ao final do enunciado que " Nesse caso, a unidade subordinada fica responsável, perante a organização, pelas novas atribuições" 

     

    Fonte: Carlos Xavier

     

     

     

  • Na delegação não há mudança , nem troca dos regimentos ( com consequente alteração dos regimentos internos da organização).

    Não transfere a responsabilidade! 

    Em adminsitração o conceito de descentralização e de delegação são:

    Descentralização: ocorre mudanças estruturais na organização (caráter permanente e é impessoal);

    Delegação: o superior delega, por meio dee documento formal a competencia para algo ( caráter transitório e na maior parte é nominal).

  • O PESSOAL ESTÁ CONCILIANDO A IDEIA DE DELEGAÇÃO COM A MATÉRIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO. NÃO TEM NADA DE CORRELAÇÃO DESSE TERMO COM A MATÉRIA.

     

     

    PODER: POTENCIAL DE EXERCER INFLUÊNCIA SOBRE OS OUTROS.

    AUTORIDADE: DIREITO FORMAL E LEGÍTIMO DE TOMAR DECISÕES, DAR ORDENS E ALOCAR RECURSOS. PODER LEGÍTIMO.

    RESPONSABILIDADE: DEVE DE ACATAR, E EXECUAR DE FORMA ADEQUADA DE ACORDO COM A CONFIANÇA DEPOSITADA.

    ATRIBUIÇÃO: DISTRIBUIÇÃO DE AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE ENTRE AS PESSOAS OU ÓRGÃOS DA ORGANIZAÇÃO.

    DELEGAÇÃO: TRANFERÊNCIA DA AUTORIDADE E DA RESPONSABILIDADE AOS SUBORDINADOS.

    DESCENTRALIZAÇÃO: PODER DE DECISÃO DISTRIBUIDAS PELOS NÍVEIS INFERIORES. Aqui, sim, mexe na estrutura da organização.

     

    Chiavenato 4ªed.2016 e Giovanna Carranza 4ªed.2017.

     

     

    O ERRO É DIZER QUE HAVERÁ ALTERAÇÃO NO REGIMENTO INTERNO DA ORGANIZAÇÃO, COMO SE FOSSE UM CONTRATO BILATERAL. MELHOR DIZENDO: A SUA PROMOÇÃO NÃO ALTERA O REGIMENTO INTERNO DA EMPRESA, MAS APENAS O SEU CONTRATO DE TRABALHO!

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

  • Segundo o Professor Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, as diferenças entre descentralização e delegação são as seguintes:

    Descentralização:

    1.Ligada ao cargo;

    2.Geralmente, atinge vários níveis hierárquicos;

    3. Caráter mais formal;

    4. Menos pessoal;

    5. Mais estável no tempo.

    Delegação:

    1. Ligada à pessoa;

    2. Atinge um nível hierárquico;

    3. Caráter mais informal;

    4. Mais pessoal;

    5. Menos estável no tempo."

  • DELEGAÇÃO É PARA O SUBORDINADO. 

    A AUTORIDADE DELEGA AO SUBORDINADO, OU SEJA, AO NÍVEL HIERÁRQUICO ABAIXO.

    DELEGAÇÃO É TEMPORÁRIA.

  • DELEGAÇÃO NÃO ALTERA REGIMENTOS INTERNOS DA ORGANIZAÇÃO.

    JÁ A DESCENTRALIZAÇÃO, ALTERA SIM OS REGIMENTOS INTERNOS DA ORGANIZAÇÃO

  • GABARITO: ERRADO.

    DELEGAÇÃO: Envolve pessoas;

    DESCENTRALIZAÇÃO: Envolve Cargos ou Departamentos.

  • Tem muita gente confundindo delegação/descentralização do Direito Administrativo com a da Ciência da Administração. Cuidado com os comentários!

  • DELEGAR significa transferir autoridade a uma pessoa de modo temporário, sendo menos formal que a DESCENTRALIZAÇÃO.

     

    DESCENTRALIZAR  significa transferir autoridade e responsabilidade do cargo de modo "permanente", sendo necessário alterar o organograma e o regimento interno da entidade.

     

    GABARITO ERRADO

  • ERRADO

     

    A delegação é marcada pela transferência, atribuição de responsabilidade, autoridade e poder aos subordinados. Se houver uma reestruturação, e atribuições de uma unidade forem distribuídas para unidades de menor nível hierárquico, a questão está falando de descentralização, e não de delegação. Geralmente a delegação ocorre no mesmo nível hierárquico, enquanto a descentralização acontece entre os níveis.

     

    Administração geral e pública para concursos, Giovanna Carranza, ed. 2016

  • ERRADA

     

    DELEGAÇÃO ESTÁ LIGADA À PESSOA. É A TRASFERÊNCIA DA RESPONSABILIDADE + AUTORIDADE AOS SUBORDINADOS. 

  • Ação de delegação corresponde ao ato administrativo que promove a transferência de atribuições de uma unidade organizacional para uma unidade subordinada, com consequente alteração dos regimentos internos da organização. Nesse caso, a unidade subordinada fica responsável, perante a organização, pelas novas atribuições. - Errado


    Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: HEMOBRÁS Prova: Analista de Gestão Administrativa - Administrador

    texto associado 

    Diz-se que há descentralização quando ocorre transferência de atividades de uma unidade organizacional para outras unidades a ela subordinadas, com a conseqüente alteração dos regimentos internos da organização. 

    GABARITO: CERTO


    Entendo que o erro esteja em afirma que: Ação de delegação corresponde ao ato administrativo que promove a transferência de atribuições de uma unidade organizacional para uma unidade subordinada

    A delegação pode ocorrer, mesmo que o órgão ou titular não seja hierarquicamente subordinado ao titular.


    DELEGAR significa transferir autoridade a uma pessoa de modo temporário, sendo menos formal que a DESCENTRALIZAÇÃO.

    DESCENTRALIZAR  significa transferir autoridade e responsabilidade do cargo de modo "permanente", sendo necessário alterar o organograma e o regimento interno da entidade.


    Fonte: Qc

  • A descentralização ocorre através de mudanças estruturais na organização; a delegação é um simples ato de um superior de delegar a competência para algo.

    GAB ERRADO

  • CUIDADO

    Tem muitos colegas que estão respondendo esta pergunta, como se fosse do ramo do Direito Administrativo, porém o erro da questão nada tem a ver com o elencado por tais colegas

     

    O colega Ítallo =], respondeu de forma dentro da Administração Geral, e também demonstrou a diferença entre esta e o ramo do Direito Administrativo

  • Algumas pessoas viajam, a questão é de Administração geral!
  • A unidade organizacional CONTINUA SENDO RESPONSÁVEL.

  • Gabarito Errado

    Delegação:

    Transferência APENAS de autoridade. Não há transferência de responsabilidade

    Processo de transferência de atividades, poder para uma tomada de decisão Temporária.

  • "Delegação é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. Muitas organizações encorajam seus gerentes a delegar autoridade aos níveis mais baixos para proporcionar o máximo de flexibilidade, a fim de satisfazer as necessidades do cliente e se adaptar ao ambiente." -TGA, Chiavenato, Pg. 166

    Não sei dizer o erro da questão.

  • Errado

    Transferência de atribuições.... Atribuição é sinônimo de Responsabilidade.

    Faltou transferir autoridade.

    Para Chiavenato delegação transfere Autoridade e Responsabilidade.

  • A delegação na administração geral transfere apenas a AUTORIDADE.

    A RESPONSABILIDADE continua sendo do delegante (chefe).

  • Delegação não precisa ser hierarquicamente subordinado
  • O erro está aqui "Nesse caso, a unidade subordinada fica responsável, perante a organização, pelas novas atribuições.".

    Isso porque a resposabilidade pelas atribuições continua com a unidade organizacional, tanto que ela pode agir mesmo tendo delegado a tarefa ou ser responsabilizada pela ação da subordinada.