SóProvas


ID
1642615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Ainda com relação ao orçamento público, julgue o item que se segue.


O processo orçamentário brasileiro é direcionado principalmente por três leis distintas: o plano plurianual com maior vigência, a lei de diretrizes orçamentárias em conjunto com o anexo de metas e riscos fiscais e, por fim, a lei orçamentária anual, na qual se incluem o orçamento fiscal, o de seguridade social e o de investimentos das empresas.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    Embora sejam leis distintas, o PPA, LDO e LOA são indissociáveis

  • Questão linda!


    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.


    Já em relação ao anexo de metas e riscos fiscais encontramos a referência na LRF

    Art. 4oA lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2o do art. 165 da Constituição e:

     I - disporá também sobre:

    § 1o Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.


    § 3o A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.


    GABARITO: CERTO

  • A legislação deixa claro que o Anexo de metas fiscais integrará o projeto de ldo e não a ldo. Errei por isso. Alguém pra me tirar a dúvida?


  • Complementando...

    (CESPE – Analista Judiciário – Administrativa – CNJ - 2013) A elaboração do orçamento compreende o estabelecimento de plano de médio prazo (quatro anos) ou PPA; lei orientadora ou lei de diretrizes orçamentárias (LDO); e orçamento propriamente dito ou LOA. C

    (CESPE - Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial – Gestão Financeira - INPI – 2013) O planejamento de médio prazo do governo, 4 anos, é traduzido por meio do PPA, cuja integração com a LOA é realizada pela LDO. C

    (CESPE – Especialista – FNDE – 2012) O PPA é o documento em que é representado o planejamento de médio prazo do governo, e a LOA, o instrumento de execução desse planejamento, sendo a conexão entre o PPA e a LOA estabelecida pela LDO. C


  • "O de investimentos das empresas". Legal posso incluir minha empresas tb!!!!

    Como está certa se não sei qual empresa a banca se refere?

  • Questão incompleta, sempre é anulada este tipo de questão. O correto (e completo) seria: Investimento das empresas que a união tem o controle do capital social com direito a voto. "Investimento das empresas" é um termo chulo de uma banca preguiçosa. 

  • Questão perfeita, CESPE é CESPE, não temos o que discordar. 

    Gabarito: Certo

  • Discordo do gabarito. São as empresas estatais. 

    Entraria com recurso.

  • Concordo com o Delano e o Bruno, questão não está completa deixando dúvida, investimento das empresas pode ser qualquer uma sendo ela da União ou não, que detenha ou não a maioria do capital. 
  • Elizeu, também já vi questões que consideravam errado afirmar que o anexo de metas fiscais acompanha a LDO, já que a LRF afirma expressamente que tal anexo acompanhará o projeto de LDO:

    Art.4 § 1o Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

    Entretanto, é necessário considerar que tais bancas, ao realizarem estas afirmações, seguem apenas a disposição literal dos termos constantes da LRF, pois, de fato, o anexo de metas fiscais compõe tanto o projeto de LDO em si quanto a própria LDO. Como exemplo disso, temos a  LDO 2015 (LEI Nº 13.080, DE 2 DE JANEIRO DE 2015),  que em seu artigo 145 afirma:

    Art. 145.  Integram esta Lei:

    Anexo I - Relação dos Quadros Orçamentários Consolidados;

    Anexo II - Relação das Informações Complementares ao Projeto de Lei Orçamentária;

    Anexo III - Despesas que não serão objeto de Limitação de Empenho;

    Anexo IV - Metas Fiscais, constituído por:

    Anexo IV.1 - Metas Fiscais Anuais; e

    Anexo IV.2 - Demonstrativo da Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado;

    Anexo V - Riscos Fiscais;

    Anexo VI - Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial; e

    VII – (VETADO).


    Assim, pelo menos quanto a este aspecto e desde que não realizemos a interpretação literal da LRF, concordo com a afirmação do examinador. Entretanto, assim como outros colegas, acho difícil de engolir a afirmação segundo a qual o orçamento de "investimento das empresas", escrito desta maneira genérica, faça parte da LOA. Acredito que, neste ponto, o examinador generalizou demais e aí já é forçar a barra. 
  • galera, vocês têm que entender que o incompleto, para a cespe, não necessariamente está errado.

    Exemplo: uma mão possui 3 dedos = CERTO

                    uma mão possui 5 dedos = CERTO 

                    uma mão possui apenas 3 dedos = ERRADO

  • Com certeza caberia recurso nesta questão. 

    Investimentos das empresas é DIFERENTE de Investimentos das empresas ESTATAIS. Dá o entendimento de qualquer empresa!!!
    Vamo que vamo!
  • Faltou "empresas estatais DEPENDENTES". Mas, como todos dizem e tenho visto, na prática, o incompleto não é errado. Se fosse FCC a questão certamente estaria incorreta.

  • CERTO

    ---------------

    Essa é para não zerar a prova rsrsrs...

  • questão boa, nem acredito que foi o cespe que criou....

  • Investimentos não só das empresas
  • Li a questão inteira só esperando a pegadinha, quando achei marquei como "errada" e corri pro abraço...não, pera!! =/

  • GABARITO ERRADÍSSIMO. Na LOA, o orçamento de investimento é tanto público quanto privado.

    Típica questão do CESPE que se vale deste meio para marcar no gabarito tanto certo, como errado, a gosto dos examinadores.

  • Pra mim o maior erro da questão está na parte: em conjunto com o anexo de metas e riscos fiscais

    Não é um anexo contendo metas e riscos fiscais, são dois anexos que integram a LDO.

  • Pedro,

     

    Errei pelo mesmo motivo. 

  • Questão errada. Não existe UM anexO de riscos e metas fiscais. A LDO é acompanhada por três anexos: metas fiscais, riscos fiscais e específico (anexado à mensagem que encaminha a LDO). 

     

    § 1o Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

            § 2o O Anexo conterá, ainda........

    § 3o A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

     § 4o A mensagem que encaminhar o projeto da União apresentará, em anexo específico, os objetivos das políticas monetária, creditícia e cambial, bem como os parâmetros e as projeções para seus principais agregados e variáveis, e ainda as metas de inflação, para o exercício subseqüente.

  • "O orçamento anual da União é composto pelos orçamentos: Fiscal, da Seguridade Social e de Investimento das Estatais."

     

    (Augustinho Paludo)

  • a LOA compreenderá o FIS (Fiscal, Investimento e Seguridade Social)

  • Investimento das empresas?!

    WTF?!?!?!?!

  • O PODER EXECUTIVO  é responsável pela INICIATIVA para elaborar os 3 projetos de leis orçamentárias:

    1) PLANO PLURIANULA (PPA): Vigência de 4 anos. PPA=DOM (Diretrizes, Objetivo e Metas)

    2) DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO): Vigência de 1 ano. LDO=MP (Metas e Prioridades)

    3) LEI DE ORÇAMENTO ANUAL (LOA): Vigência de 1 ano. Compreende em: a) Orçamento Fiscal; b) Orçamento de Investimento das Empresas em que a União, direta ou indireta, detenha a maioria do capital social com direito a voto (SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA E EMPRESA PÚBLICAS, no caso); e c) Orçamento de Seguridade Social (Saúde, Segurança e Previdência).

  • que tipo tipo e empresas? ficou confusa essa questão? não teria que ser empresas estatais?

  • O "X" da questão está no "das" empresas, e não "de" empresas. quando ele falou em "das" se refere a algo defindo, ou seja, das que estão previstas em lei.

  • Questão que serve como resumo. 

  • Maioria do pessoal que diz questão linda, matéria linda, não passam em concurso.

  • PPA - Estabele o DOM - Diretrizes, Objetivos e Metas

    LDO - Estabelece o MP - Metas e Prioridades

    LOA - Estabelece o FISS - Orçamento Fiscal, de Investimento e da Seguridade Social

  • Perfeito!

    CERTO

  • Respondendo ao reclamão, os que não passam em concurso, geralmente, são os que escrevem "maioria do pessoal não passam".

  • Tão redondinha que precisamos ler mais de uma vez para ver se tem algo nas entrelinhas......

  • Não seria empresa estatal?