SóProvas


ID
1643158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com base no que prevê o PMBOK (5.ª edição), julgue o item que se segue.

Os grupos de processos de gerenciamento de projetos agregam de forma lógica um conjunto de entradas, ferramentas, técnicas e saídas de gerenciamento de projetos, sendo que esses grupos de processos não representam as fases do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Ok. Fases do ciclo de vida != Grupos de processo. Em geral, os grupos de processos permeiam todas as fases. 

  • Complementando...

    Os Grupos de Processos de Projetos são INICIAÇÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, MONITORAMENTE E CONTROLE E ENCERRAMENTO. Esses grupos de processos são atividades e tarefas inter-relacionadas que são executadas em busca de resultados definidos.


    As fases de um projeto, por sua vez, também chamado de ciclo de vida do projeto, são de acordo com o PMBOK: INÍCIO DO PROJETO; ORGANIZAÇÃO E PREPARAÇÃO;EXECUÇÃO DO TRABALHO DO PROJETO; ENCERRAMENTO DO PROJETO

    Uma "pegadinha" comum nas provas é tentar confundir a sua cabeça misturando os grupos de processos ou PERGUNTAR SE ELES SÃO FASES DO PROJETO. NAO CAIA NESSA. 

    Rodrigo RENNÓ

    (CESPE/MPOG/GESTOR/2013) Os grupos de processos de gerenciamento de projeto se dividem em iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. C

    (CESPE/TRE-MT/TECNICO JUDICIÁRIO/2010) O PMBOK 3 está estruturado em nove áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos. Esses processos são agregados em cinco grupos, os denominados grupos de processos de gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, monitoramento e controle, execução e encerramento. C

    (CESPE/MPU/2013.2) Os cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos do PMBOK são Iniciação, Controle, Planejamento, Execução e Encerramento, nessa ordem. E

  • As principais atividades em cada fase envolvem:

     Concepção/iniciação: identificação de necessidades e oportunidades s sua compreensão para equacionamento do problema de serve como base para o projeto; análise ambiental; estimativa inicial de recursos; proposta básica do projeto; definição dos objetivos iniciais do projeto; decisão inicial quanto ao prosseguimento do projeto.

     

     Planejamento/Organização/preparo/estruturação: estruturação e viabilização do projeto com base na proposta de trabalho aprovada na fase anterior; detalhamento de metas e objetivos a serem alcançados, de atividades, de riscos, de resultados esperados; programação a alocação do uso de recursos; estabelecimento de mecanismos de acompanhamento e comunicação de resultados; treinamento prévio; etc.

     

     Execução: ativação da comunicação; execução propriamente dita do trabalho planejado; ajustes no projeto; condução da equipe e busca da criação de relacionamentos e clima positivo; etc.

     

     Encerramento: finalização das atividades; aceleração final das últimas tarefas; elaboração de relatórios, documentos finais e memória do projeto; realização de avaliações finais do desempenho do projeto, seus membros e resultados; entrega dos resultados ao cliente; etc.

     

     

    Grupo de processos de iniciação. Os processos executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.

     

     Grupo de processos de planejamento. Os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.

     

     Grupo de processos de execução. Os processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto.

     

     Grupo de processos de monitoramento e controle. Os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.

     

     Grupo de processos de encerramento. Os processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase.

  • Ainda bem que, recentemente, o QC limitou o número de caracteres dos comentários, porque olha, eh cada conteúdo inútil que mais serve para confundir do que explicar algo, como esse último que o cara só copiou e colou. Parece que, se pudessem, copiariam o PMBOK inteiro. Dá até pena de ler alguns comentários que são que nem vassoura sem cabo: não servem pra nada.

  • Gabarito: Certo

    O gerenciamento de projetos envolve a utilização de diversos conhecimentos, técnicas e habilidades necessários ao atingimento dos objetivos do projeto. Esses processos são somatórios de atividades e tarefas inter-relacionadas, que são executadas em busca de um objetivo definido.

    Os processos no gerenciamento de projetos são interativos por natureza, ou seja, são executados repetidas vezes e em diversas fases do projeto.

    De acordo com o PMBOK, os cincos principais Grupos de Processos são:

    Iniciação: realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou a fase.

    Planejamento: realizados para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário a fim de alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.

    Execução: realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto de modo a satisfazer as suas especificações.

    Monitoramento e controle: necessário para acompanhar, revisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes.

    Encerramento: executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase.

    PMBOK afirma que a estrutura de fases de um projeto facilita o gerenciamento, planejamento e o controle. Geralmente, as fases de um projeto são sequenciais, mas benefícios podem ser obtidos quando se seguem outros padrões.

    Os tipos básicos são:

    Sequenciais: modelo tradicional, no qual uma fase começa quando outra termina.

    Sobrepostas: uma fase pode começar antes do encerramento de outra, com o objetivo de diminuir o cronograma. Podem aumentar o risco e resultar em retrabalho, caso a fase anterior não forneça informações suficientes em tempo hábil.

    Referencias: Rennó (2015) e Dalton (2018)

  • Os grupos de processos não podem ser confundidos com as fases do projeto, mesmo porque um projeto pode ter várias fases, e em cada fase aplicando-se os grupos de processos.

    Grupos de processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento.

    Fases do Projeto: Início, Organização e Preparação, Execução e Encerramento.

    Correto.