SóProvas


ID
1643563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca das normas técnicas de auditoria.


Situação hipotética: Um auditor independente verificou que as taxas de depreciação utilizadas por uma empresa foram calculadas pelo método das somas dos dígitos. Além disso, o auditor verificou que tal procedimento diferia daquele realizado no último exercício, quando foi adotado o método das quotas constantes, sem evidenciar em notas explicativas. Assertiva: Diante desses fatos, por se tratar apenas de uma mudança de política contábil, a conduta adequada do auditor independente seria considerar como não relevante a alteração descrita.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.


    "Segundo a NBC TA 705, as estruturas de relatórios financeiros incluem frequentemente requisitos para a contabilização e a divulgação de mudanças nas políticas contábeis. Se a entidade mudou políticas contábeis significativas, uma distorção relevante nas demonstrações contábeis pode surgir quando a entidade não cumpriu esses requisitos."


    Fonte: Professor Rodrigo Fontenelle - Estratégia Concursos

  • Até mesmo para efeitos de comparabilidade, a elaboração das demonstrações contábeis deve seguir o mesmo critério nos exercícios em que estão sendo analisadas.

  • De acordo com a NBC TA 510, um dos objetivos do auditor com relação a saldos iniciais é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se

    "as políticas contábeis apropriadas refletidas nos saldos iniciais foram aplicadas de maneira uniforme nas demonstrações contábeis do período corrente, ou as mudanças nessas políticas contábeis estão devidamente registradas e adequadamente apresentadas e divulgadas de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável."
    Desta forma, não há que se considerar não relevante a alteração descrita. A NBC TA 705 dispõe o seguinte:

    A6. Em relação à aplicação das políticas contábeis selecionadas, podem surgir distorções relevantes nas demonstrações contábeis: 
    (a) quando a administração não tiver aplicado as políticas contábeis selecionadas de maneira consistente com a estrutura de relatório financeiro, incluindo quando a administração não tiver aplicado as políticas contábeis selecionadas de maneira consistente entre períodos ou para transações e eventos similares (consistência na aplicação); ou 
    (b) devido ao método de aplicação das políticas contábeis selecionadas (por exemplo, erro não intencional na aplicação).
    No entanto que tais ocorrências podem gerar opinião modificada, conforme quadro abaixo (NBC TA 705):



     Gabarito: ERRADO.
  • Mudanças de políticas contábeis podem introduzir distorções e ensejar modificação na opinião do auditor.

    NBC TA 705

    A4. Em relação à adequação das políticas contábeis selecionadas pela administração, podem surgir distorções relevantes nas demonstrações contábeis quando:

    (a) as políticas contábeis selecionadas não são consistentes com a estrutura de relatório financeiro aplicável; ou

    (b) as demonstrações contábeis, incluindo as notas explicativas, não representam as transações e eventos subjacentes de modo a alcançar uma apresentação adequada.

    A5. As estruturas de relatórios financeiros incluem frequentemente requisitos para a contabilização e a divulgação de mudanças nas políticas contábeis. Se a entidade mudou políticas contábeis significativas, uma distorção relevante nas demonstrações contábeis pode surgir quando a entidade não cumpriu esses requisitos.

    Resposta errado

  • Ao contrário do que diz o item, podem surgir distorções relevantes, quando a administração

    não tiver aplicado as políticas contábeis selecionadas de maneira consistente entre períodos

    (NBC TA 705 – item A6).

    Adicionalmente, a NBC TA 510 – Trabalhos Iniciais, prevê que o auditor deve expressar uma

    opinião com ressalva ou adversa, conforme apropriado, se concluir que uma mudança nas

    políticas contábeis não está devidamente registrada, adequadamente apresentada ou

    divulgada, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.