SóProvas


ID
1644187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando que a execução orçamentária pode ser processada mediante a descentralização, julgue o item subsequente, relativo à forma de descentralização financeira e de créditos orçamentários.


Caso o Ministério da Educação promova a descentralização por meio de destaque orçamentário ao transferir para o Ministério da Saúde créditos orçamentários destinados à liquidação de despesas do Hospital Universitário de Brasília (HUB), essa operação estará correta sob o ponto de vista da auditoria.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    Destaque (Crédito) - Descentralização externa

  • CORRETA


    No link do tesouro, na página 3,, há um organograma que explica a questão de repasses, provisões e destaque, de forma rápida: http://www3.tesouro.gov.br/siafi/download/projetos_externos/Oficina%206_apresentacao.pdf


    Descentralização de Crédito Transferência de uma unidade orçamentária ou administrativa para outra, do Poder de utilizar créditos orçamentários ou adicionais que estejam sob a sua supervisão, ou lhe tenham sido dotados ou transferidos. São operações descentralizadoras de crédito: o destaque e a provisão.

    Destaque de Crédito Operação descentralizadora de crédito orçamentário em que um Ministério ou Órgão transfere para outro Ministério ou Órgão o poder de utilização dos recursos que lhe foram dotados.

  • Não entendi uma coisa. Se o Hospital é Universitário, em tese faria parte do Ministerio da Educação, o que seria uma provisão.

  • Leandro, 

    Provisão: Descentralização interna de créditos, pois é realizada entre unidades gestoras de um mesmo órgão.

    Catarina, obrigado pelo link, me ajudou bastante, estava procurando algo parecido.


  • Alterado de certo para ERRADO:

    "A situação descrita no item não caracteriza descentralização externa de créditos."

    Questão 59. http://www.cespe.unb.br/concursos/FUB_15_1/arquivos/FUB_15_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF

  • Porque da alteração de gabarito? Alguém sabe explicar?

  • Como já houve o empenho (a questão cita a liquidação ) creio que o correto seria REPASSE e não o DESTAQUE.
  • Pelo meu entendimento, o erro está no estágio da despesa e não no tipo de descentralização do crédito, pois ocorreu entre órgãos de mesmo nível (Ministério para Ministério). O Ministério da Saúde que realizará, em um segundo momento a descentralização interna do crédito para o Hospital Universitário de Brasília.

     

    "Caso o Ministério da Educação promova a descentralização por meio de destaque orçamentário ao transferir para o Ministério da Saúde créditos orçamentários destinados à liquidação de despesas do Hospital Universitário de Brasília (HUB), essa operação estará correta sob o ponto de vista da auditoria."

     

    Empenho - O empenho representa o primeiro estágio da despesa orçamentária. É registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida. Segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    Liquidação - Verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

  • Segundo o prof do QC, a transferência foi Ministério da Educação ---> Ministério da Saúde que movimentou o crédito p --> o Hospital Universitário.

    Como foi para um hospital UNIVERSITÁRIO então de certa forma foi para a educação, logo seria descentralização por PROVISÃO (INTERNO)

    Lembrando - descentração de CRÉDITO ORÇAMENTÁRIO (e não recurso, pq recurso é financeiro e não orçamentário) pode ser:

    destaque - qdo é descentralização EXTERNA --> outro órgão

    provisão - descentralização INTERNA

     

    Eu acho que em concurso não dá para aplicar "de certa forma" nesse caso. O Ministério da Educação fez uma descentralização de crédito para outro órgão/entidade então é DESTAQUE, e não provisão como diz a questão.

     

    Creio que o erro da questão é o que o colega Rafael Souza disse:

    "Caso o Ministério da Educação promova a descentralização por meio de destaque orçamentário ao transferir para o Ministério da Saúde créditos orçamentários destinados à liquidação de despesas do Hospital Universitário de Brasília (HUB), essa operação estará correta sob o ponto de vista da auditoria." Pois a liquidação está na parte FINANCEIRA e não orçamentária.

     

  • Caso o Ministério da Educação promova a descentralização por meio de destaque orçamentário ao transferir para o Ministério da Saúde créditos orçamentários destinados à liquidação de despesas do Hospital Universitário de Brasília (HUB), essa operação estará correta sob o ponto de vista da auditoria. Resposta: Errado.

    Comentário: agora pode analisar os comentários dos colegas. Destaque orçamentário não existe.

  • errado, não se destaca dotação orçamentária. O destaque é de créditos orçamentários. A dotação orçamentária é única e exclusivamente realizada entre o órgão central e o órgão setorial (isto é: o ministério da educação). Ademais, não há vedação na operação de destaque para pagamento de despesas com pessoal, uma vez que não se trata de transferências voluntárias e afins. CFF88: é vedado(...) - a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoa(...)

  • Erradissimo. Já houve o empenho, portando, não há necessidade de destaque para liquidação de despesa. Além do mais, numa descentralização, não pode haver alteração na classificação institucional, funcional, programática e econômica da despesa.