-
ERRADA
A observação consiste no exame de processo ou procedimento executado por
outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque
pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle.
http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-concurso-fub-prova-comentada/
-
4402.2.7 – Observação: é o processo de visitação e acompanhamento técnico, no qual o próprio profissional de auditoria governamental observa, in loco, atenta e minuciosamente, sistemas ou processos operacionais da Administração Pública, ou ainda atividades dos gestores, administradores, servidores, empregados ou representantes de um ente público, no ambiente interno ou externo, objetivando, precipuamente, verificar o seu funcionamento.
-
Flavio Bezerra, o conceito que você descreveu foi de inspeção física.
Observação direta: É uma especie de técnica de obtenção de evidência física que utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Classificam-se em:
- Indentificada
- Não-Identificada
- Sistemática
- Assistemática
-
A observação consiste no exame de processo ou procedimento executado por outros, por exemplo: a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle. A observação fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que a observação ocorre e pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado (NBC TA 500).
Assim, o enunciado se aproxima da inspeção física.
Resposta: errado
-
O conceito do Flávio está certo sim, segundo a NAG - item 440227
-
Viagem total! Auashushusah
Nem sei de onde o Cespe tirou esse conceito de observação.
Na verdade, a observação direta tem por objetivo verificar como um processo é executado por outros. Por exemplo, ao aplicar a observação direta, o auditor pode verificar como é feito o processo de atendimento ao público, como é feito o processo de inventário ou de contagem de estoques, como é feito o processo de controle interno na organização, etc.
Além do conceito viagem, o Cespe também erra ao afirmar que a Observação é um teste de conformidade, pois o auditor pode aplicar a observação em uma auditoria operacional, por exemplo.
Resposta: Errado
-
Gab. E
Basta pensar que na observação assistemática o pesquisador está mais livre, sem fichas ou listas de registros. Geralmente, utilizadas em visitas explanatórias, ajuda o auditor a formar juízo de valor e aumentar o entendimento sobre o objeto auditado. As informações obtidas podem ou não ser registradas formalmente.
Tendo em vista essa forma de auditoria, não podemos dizer que a observação se efetiva "por meio de registro em papéis de trabalho, o resultado dos testes de conformidade aos quais foi submetido o ente auditado."
Além disso, cabe uma observação importante: enquanto a inspeção física é aplicada para situações estáticas (equipamentos, instalações e infraestrutura em geral), a observação direta é a técnica indicada para situações dinâmicas (prestação de serviços e execução de processos, por exemplo).
Fonte: Auditoria Governamental - TCU
-
Enunciado: A observação é a técnica de auditoria que se efetiva por meio da visitação e por registrar em papéis de trabalho, o resultado dos testes de conformidade aos quais foi submetido o ente auditado.
Comentário: a questão está errada, pois a técnica de observação visa observar a EXECUÇÃO dos procedimentos que estão sendo fiscalizados (a coisa ainda está acontecendo). O erro, portanto, está em afirmar que essa técnica objetiva registrar o RESULTADO.