SóProvas


ID
1644226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Segundo a INTOSAI, as auditorias do setor público contribuem para a boa governança e, por conseguinte, para o aperfeiçoamento da administração pública. Com relação a auditorias e governança no setor público, julgue o item subsequente.


O componente monitoramento, por propiciar disciplina e estrutura, minimizando os riscos e assegurando que os controles internos funcionem como o previsto, está posicionado estrategicamente na base do cubo tridimensional proposto pelo COSO ERM (COSO II), com o propósito de suportar todos os outros componentes do sistema.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA


    Segundo o COSO II, o ambiente interno abrange a cultura de uma organização, a influência sobre a consciência de risco de seu pessoal, sendo a base para todos os outros componentes do gerenciamento de riscos corporativos, possibilita disciplina e a estrutura.


    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-concurso-fub-prova-comentada/

  • A base para os demais componentes do controle, no coco II, é o ambiente interno.

  • ambiente interno

    abrange a cultura de uma organização, a influência sobre a consciência de risco de seu pessoal, sendo a base para todos os outros componentes do gerenciamento de riscos corporativos, possibilita disciplina e a estrutura. Os fatores do ambiente interno compreendem a filosofia administrativa de uma organização no que diz respeito aos riscos; o seu apetite a risco; a supervisão do conselho de administração; a integridade, os valores éticos e a competência do pessoal da organização; e a forma pela qual a administração atribui alçadas e responsabilidades, bem como organiza e desenvolve o seu pessoal

    ESTUDE MAIS AQUI

    http://www.coso.org/documents/coso_erm_executivesummary_portuguese.pdf

  • Errado.

     

    Comentários:

     

    O ambiente interno abrange a cultura de uma organização, a influência sobre a consciência de risco de seu pessoal, sendo

    a base para todos os outros componentes do gerenciamento de riscos corporativos, possibilita disciplina e a estrutura.

     

     

     

    Gabarito: E

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • A base é o ambiente interno.

  • Ambiente Interno – A administração estabelece uma filosofia quanto ao tratamento de riscos e estabelece um limite de apetite a risco. O ambiente interno determina os conceitos básicos sobre a forma como os riscos e os controles serão vistos e abordados pelos empregados da organização. O coração de toda organização fundamenta-se em seu corpo de empregados, isto é, nos atributos individuais, inclusive a integridade, os valores éticos e a competência – e, também, no ambiente em que atuam. Além disso, o ambiente interno é a base para todos os outros componentes do gerenciamento de riscos corporativos, o que propicia disciplina e estrutura.Esse ambiente influencia o modo pelo qual as estratégias e os objetivos são estabelecidos, os negócios são estruturados, e os riscos são identificados, avaliados e geridos.

  • O componente Ambiente de controle é a consciência de controle da entidade, abrange a cultura de uma organização, servindo de base para os demais componentes do gerenciamento de riscos corporativos.      

                   Portanto, quem serve tem o propósito de suportar todos os outros componentes é o ambiente de controle.

    Gabarito: ERRADO

  • "o ambiente interno é a base para todos os outros componentes do gerenciamento de riscos corporativos, o que propicia disciplina e estrutura." (embora de fato o monitoramento esteja representado na base do cubo)

    pag 33, COSO II

  • O erro do item está, como muitos disseram, em "O componente monitoramento, por propiciar disciplina e estrutura,...", pois o componente em voga é de fato o ambiente de interno. Porém, galera, a parte da questão que afirma que as atividades de monitoramento estão na base do "Cubo do COSO" está correta.

  • GABARITO: ERRADO

    V – monitoramento: é obtido por meio de revisões específicas ou monitoramento contínuo, independente ou não, realizados sobre todos os demais componentes de controles internos, com o fim de aferir sua eficácia, eficiência, efetividade, economicidade, excelência ou execução na implementação dos seus componentes e corrigir tempestivamente as deficiências dos controles internos.

    I - ambiente de controle: é a base de todos os controles internos da gestão, sendo formado pelo conjunto de regras e estrutura que determinam a qualidade dos controles internos da gestão. O ambiente de controle deve influenciar a forma pela qual se estabelecem as estratégias e os objetivos e na maneira como os procedimentos de controle interno são estruturados.

  • Gab. E

    Ainda não comentado, tem outro erro mais sutil. O conceito de monitoramento, negritado em verde, relaciona-se ao COSO I, e não ao COSO II. Por isso, a questão erra não apenas por misturar os conceitos monitoramento-ambiente interno, mas também por apresentar a definição de monitoramento do COSO I, não atendendo ao comando "proposto pelo COSO ERM (COSO II)".

    COSO II - A administração determina, por meio de atividades contínuas de monitoramento ou avaliações independentes, ou por uma combinação dessas, se o gerenciamento de riscos corporativos atual continua eficaz.

    COSO I - A organização seleciona, desenvolve e realiza avaliações contínuas e/ou independentes para se certificar da presença e do funcionamento dos componentes do controle interno.

    QUESTÃO: O componente monitoramento, por propiciar disciplina e estrutura, minimizando os riscos e assegurando que os controles internos funcionem como o previsto, está posicionado estrategicamente na base do cubo tridimensional proposto pelo COSO ERM (COSO II), com o propósito de suportar todos os outros componentes do sistema.

    Em verde, conceito de monitoramento do COSO I. Em azul, como bem comentado pelos colegas, conceito de ambiente interno.

  • Resolução: Segundo o COSO II

    No cubo, o monitoramento está, de fato, na base, mas a interpretação é oposta. O componente que suporta é o ambiente interno.

    O ambiente interno abrange a cultura de uma organização, a influência sobre a consciência de risco de seu pessoal, sendo a base para todos os outros componentes do gerenciamento de riscos corporativos, possibilita disciplina e a estrutura. Os fatores do ambiente interno compreendem a filosofia administrativa de uma organização no que diz respeito aos riscos; o seu apetite a risco; a supervisão do conselho de administração; a integridade, os valores éticos e a competência do pessoal da organização; e a forma pela qual a administração atribui alçadas e responsabilidades, bem como organiza e desenvolve o seu pessoal.

     

    Resposta: errado

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento dos componentes do gerenciamento de riscos corporativos previstos no COSO Enterprise Risk Management.

    O componente ambiente interno compreende o tom de uma organização e fornece a base pela qual os riscos são identificados e abordados pelo seu pessoal, inclusive a filosofia de gerenciamento de riscos, o apetite a risco, a integridade e os valores éticos, além do ambiente em que estes estão.

    Assim, verifica-se que a definição apresentada no enunciado trata-se do componente ambiente interno e não monitoramento.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Ambiente Interno