SóProvas


ID
1644262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que se refere ao planejamento de auditoria e suas etapas, julgue o próximo item.


Quanto maior a materialidade do objeto auditado, o risco de auditoria e o grau de sensibilidade do auditado a determinado assunto, maior será a necessidade de evidências mais robustas.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO


    Exatamente. Se o objeto auditado é muito relevante, crítico e/ou apresenta um grande volume de recursos envolvidos, maior é a necessidade de uma melhor qualidade das evidências.


    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-concurso-fub-prova-comentada/

  • Suficiência e adequação da evidência suficiente e apropriada

     

    42. Suficiência é a medida da quantidade da evidência. Adequação é a medida da qualidade da evidência; isto é, a sua relevância e a sua confiabilidade. A quantidade de evidência necessária é afetada pelo risco da informação sobre o objeto conter distorções relevantes (quanto maior o risco, maior o nível de evidência que, provavelmente, será exigido) e também pela qualidade de tal evidência (quanto mais elevada a qualidade, menor o nível de evidência que será exigido).

     

    NBC TA ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração.

  • Alguém poderia explicar o que a banca quis dizer com: "grau de sensibilidade do auditado" ??

  • Ficou meio dúbio o que a banca quis dizer com "maior materialidade", mas enfim ignorei isso e marquei certo.

    Quanto maior o nível de materialidade, maior deve ser uma distorção para ser considerada relevante. Então na verdade quanto menor o nível de materialidade (se por exemplo não pudermos ter 1 centavo de distorção) maior a necessidade de evidências robustas. 

  • Também fiquei confusa quanto ao "grau de sensibilidade do auditado"... o que a banca quis dizer? 

  • vimos que, quanto mais material o item e quanto maior o risco envolvido nos trabalhos de auditoria, maior a quantidade de evidências necessárias.

     

    Gabarito: CORRETO.

  • As evidências precisam persuadir, já que não são conclusivas. Diante de situações de elevado risco é natural que mais evidências (mais e melhores) sejam exigidas. As evidências devem ser adequadas e suficientes. Tais atributos variam de caso a caso.

    Resposta: certo

  • Certo o item, mas o que o examinador quis dizer com “grau de sensibilidade do auditado”?

  • O gestor pode se mostrar sensível a determinado assunto. Nesse caso, pode ser benéfico ter evidências mais concretas sobre o assunto.

    Quanto a materialidade, não sei se é a "materialidade do objeto" é o mesmo conceito que o "nível de materialidade". Talvez o que o ANOP e a NAT queiram dizer seja no sentido da importância do objeto.

  • maior os riscos >> mais evidência

    melhor qualidade >> menos evidência

    mais MATERIAL >> mais evidência

    melhores RESPOSTAS >> menos quantidade e qualidade

    menos CONFIÁVEL >> mais quantidade de evidência

    mais FRAUDES >> mais quantidade de evidência

    Fonte: resumos próprios

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte:  Guilherme Sant Anna - Estratégia

    Questão está mais relacionada às Normas de Auditoria do TCU (que, por sua vez, utilizam as ISSAI como referencial normativo). 

    Segundo  o  Manual  de  Auditoria  Operacional  do  TCU,  “evidências  são  informações  obtidas durante  a  auditoria  e  usadas  para  fundamentar  os  achados.  A  equipe  deve  determinar  a quantidade  e  o  tipo  de  evidências  necessárias  para  atender  aos  objetivos  e  ao  plano  de auditoria,  de  forma  adequada.  Para  isso,  é  necessário  que  as  evidências  tenham  alguns atributos.” São eles (ISSAI/Apêndice 3, 2004): 

    a)  validade  -  a  evidência  deve  ser  legítima,  ou  seja,  baseada  em  informações  precisas  e confiáveis; 

    b)  confiabilidade  -  garantia  de  que  serão  obtidos  os  mesmos  resultados  se  a  auditoria  for repetida. Para obter evidências confiáveis, é importante considerar que: é conveniente usar diferentes fontes; é interessante usar diferentes abordagens; fontes externas, em geral, são mais  confiáveis  que  internas;  evidências  documentais  são  mais  confiáveis  que  orais; evidências obtidas por observação direta ou análise são mais confiáveis que aquelas obtidas indiretamente; 

    c) relevância - a evidência é relevante se for relacionada, de forma clara e lógica, aos critérios e objetivos da auditoria; 

    d) suficiência - a quantidade e qualidade das evidências obtidas devem persuadir o leitor de que  os  achados,  conclusões,  recomendações  e  determinações  da  auditoria  estão  bem fundamentados. É importante lembrar que a quantidade de evidências não substitui a falta dos outros atributos (validade, confiabilidade, relevância). Quanto maior a materialidade do objeto auditado, o risco de auditoria e o grau de sensibilidade do auditado a determinado assunto, maior será a necessidade de evidências mais robustas. A existência de auditorias anteriores também indica essa necessidade”.

  • #Respondi errado!!!