SóProvas


ID
1644661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A manutenção rigorosa e o emprego adequado de pneus de veículos automotores garantem segurança e permitem que os pneus possam ser usados até a quilometragem máxima estipulada pelo fabricante. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.


Nos veículos de dois eixos, na eventualidade de se operar com dois pneus novos e dois pneus usados, por questão de segurança, os pneus novos devem ser instalados no eixo dianteiro.

Alternativas
Comentários
  • Um pneu novo na traseira de um carro garante uma maior segurança na condução e permite ao condutor um maior controle dos movimentos do carro. Atualmente, a maioria dos veículos têm tração à dianteira e por esse motivo os pneus frontais são os mais desgastados. Ao verificar que os pneus do seu carro estão nesta situação, isso não quer dizer que deva mudar os quatro pneus, até porque não faz sentido se apenas dois (os frontais) estão danificados. Assim sendo, se o grau de desgaste mínimo de um pneu não tiver sido atingido (1,6 milímetros), o condutor pode “jogar” com esta situação a seu favor e alterar apenas aqueles que carecem de substituição.

  • Numa eventual troca de dois pneus, os pneus traseiros (menos desgastados) vão para a dianteira e os novos na traseira.