SóProvas


ID
1644664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A manutenção rigorosa e o emprego adequado de pneus de veículos automotores garantem segurança e permitem que os pneus possam ser usados até a quilometragem máxima estipulada pelo fabricante. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.


Recomenda-se que os pneus sejam calibrados diariamente com gás nitrogênio e nível de pressão adequado ao tipo de carga a qual o veículo será submetido.

Alternativas
Comentários
  • Talvez estejam se perguntando: “Gás nitrogênio?”


    Isso mesmo, talvez concordem, caso eu os lembre que o ar é composto, em sua maioria absoluta, por nitrogênio.


    E ainda que a calibragem dos pneus irá variar de acordo com o peso que há no carro.

  • Minha é dúvida é: diariamente ?

  • Gerciara Palácio, a calibragem é necessária ser feita diariamente!

    Em algumas empresas, é obrigatório a calibração dos pneus da frota que vai trabalhar no dia!

  • vivendo e aprendendo

  • Só completando meu primeiro comentário:

    Para garantir o melhor desempenho do carro, verifique a calibragem uma vez por semana ou a cada 15 dias, ou até diariamente. Alguns fatores que influenciam no tempo certo de calibrar, são:

    – Os diferentes tipos de estrada que você costuma pegar;

    – A frequência diária que você utiliza o carro;

    – O peso que o seu veículo irá carregar (pessoas, bagagens, cargas).

    Quanto mais usar e exigir dos pneus, maior tende a ser a necessidade de calibragens, até porque poderá necessitar de um reforço no caso de uma viagem com uma carga extra.

    Empresas que trabalham com frota de caminhões (por exemplo concreteiras), tem que ter seus pneus calibrados todos os dias, é uma exigência do setor de manutenção e o responsável pelo veiculo tem que assinar o check list que o seu veiculo realmente foi calibrado, porque um pneu que não foi calibrado, tem grandes chances de estourar/furar.

    Agora entre Nitrogênio e ar comprimido, temos:

    O nitrogênio é o mais indicado para a calibragem dos pneus. Ele irá manter a pressão constante em qualquer temperatura e a calibragem ideal por mais tempo, fazendo com que os pneus sofram menos desgaste nesse sentido.

    Já o ar comprimido é úmido e evapora com o calor do pneu, podendo exigir mais calibragens. Além disso, ele aumenta a pressão interna, podendo causar deformações e desgaste precoce.

    Concluindo, manter a calibragem ideal – nem muito acima ou abaixo do recomendado – é fundamental para garantir a segurança e o conforto dos passageiros, além do bom desempenho do veículo.

    Além disso, a calibragem correta colabora para o consumo adequado de combustível e, vale lembrar, evita que você seja parado por estar com os pneus em más condições, o que pode resultar em uma multa.