SóProvas


ID
1644835
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os anos de 1970 marcam uma crise do capital que evidencia o limite do modelo hegemônico de Estado do pós-segunda guerra nos países capitalistas centrais da Europa. Marcada pela construção de um sistema de seguridade social e pela busca do pleno emprego, essa forma de Estado é identificada como

Alternativas
Comentários
  • Letra "b" está correta pois  estado de bem - estar social se consolidou exatamente o "pós" guerra com o advento da industrialização.

  • O Estado de Bem-Estar Social, no qual se emergiu após a Segunda Grande Guerra foi sustentado pelo tripé: trabalhador, capital e Estado. Sendo assim, até a década de 1970 o que ocorreu nos países que seguiram essa ideologia foi a priorização em direitos sociais à população (que não é barato) e ampla intervenção do Estado na economia. Porém, a partir dessa mesma década (1970) começou diversas crises como a do Petróleo, levando a gasolina às alturas, um desestímulo ao trabalho monótono pelos assalariados e a revolução dos jovens (movimento rippie, etc.). Atrelado a isso, multinacionais passaram a ter poder sobre o Estado em que, se não for concedido terras para sua produção ou venda, elas saíam e foram ganhando isenções de impostos. A população foi envelhecendo, reivindicando cada vez mais direitos sociais e vários países entraram em crises financeiras. Daí que o Estado de bem estar social entrou em crise e veio à tona o neoliberalismo.

  • GAB: B

     

    O Estado do Bem-estar também é conhecido por sua denominação em inglês, Welfare State. Os termos servem basicamente para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.

    O Estado do Bem-estar, tal como foi definido, surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dele. A Grã-Bretanha foi o país que se destacou na construção do Estado de Bem-estar com a aprovação, em 1942, de uma série de providências nas áreas da saúde e escolarização. Nas décadas seguintes, outros países seguiriam essa direção.