SóProvas


ID
1645873
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A cidadania nos Estados nacionais contemporâneos é um fenômeno único na História. Não podemos falar de continuidade do mundo antigo, de repetição de uma experiência passada e nem mesmo de um desenvolvimento progressivo que unisse o mundo contemporâneo ao antigo. São mundos diferentes, com sociedades distintas, nas quais pertencimento, participação e direitos têm sentidos diversos.

(Norberto Luiz Guarinello, Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In PINSKY, Jaime; PINSKY,

Carla Bassanezi (orgs.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2008, p. 29.)


Entre as diferenças que separam o Estado nacional contemporâneo da cidade-estado da Antiguidade, é possível destacar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (B)

    O cidadão, na Grécia Antiga, era o homem grego, filho de pai e mãe atenienses, com mais de 18 anos. A participação política era restrita a estes cidadãos, sendo que as pessoas que não fizessem parte deste grupo (as mulheres, os escravos e os estrangeiros) não possuíam direitos políticos e nem participavam das decisões tomadas nas cidades-estados.

    Bons estudos!

  • a) falso, pois aspecto militar era importante para a cidade-estado Esparta. 

    b) gabarito

    c) falso, pois a educação não era direcionada a toda a população grega, mas só aos cidadãos. Escravos e estrangeiros não recebiam a mesma educação que um nobre cidadão ateniense. 

    d) falso, pois não existia igualdade econômica. 

    e) falso, pois na Grécia antiga também existiam agentes privados nos negócios econômicos, os proprietários de terra, por exemplo. 

    LETRA B