SóProvas


ID
1645888
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para responder à questão, leia um trecho adaptado de uma entrevista concedida pelo historiador pernambucano Evaldo Cabral de Mello ao Jornal do Commercio, de Recife, em 22 de janeiro de 2008, por ocasião do bicentenário da chegada da família real ao Brasil.


JORNAL DO COMMERCIO – O Brasil tem motivos para comemorar os 200 anos da chegada da família real?


EVALDO CABRAL DE MELLO – Só os cariocas. O Brasil ou é oito ou é oitenta. Há alguns anos, era oito: tinha grande êxito um filme que punha na tela antigos chavões sobre a presença da corte lusitana no Rio. Hoje estamos no oitenta: dom João VI passou de idiota régio a estadista ocidental.


JORNAL DO COMMERCIO – Se pudéssemos simplificar em duas palavras, a vinda da família real trouxe mais benefícios ou prejuízos para o Nordeste?


EVALDO CABRAL DE MELLO – Claro que prejuízos, e imediatos. Primeiro, a corte ficava muito mais perto, segundo, houve a espoliação das províncias promovida pela família real, em terceiro lugar, a presença de dom João era o esforço de um futuro regime centralizador, embora não se possa dizer que desde dom João o assunto já fosse de favas contadas.


Entre as reações à política estabelecida pela família real, é possível citar

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A ( para não assinantes e  para aqueles que foi expirado o plano)

  • A Revolução Pernambucana foi um movimento social (revolta) de caráter emancipacionista ocorrido em Pernambuco no ano de 1817. É considerado um dos mais importantes movimentos de caráter revolucionário do período colonial brasileiro.

     

    A Confederação do Equador foi um movimento político e revolucionário ocorrido na região Nordeste do Brasil em 1824. O movimento teve caráter emancipacionista e republicano. Ganhou este nome, pois o centro do movimento ficava próximo a Linha do Equador. A revolta teve seu início na província de Pernambuco, porém, espalhou-se rapidamente por outras províncias da região (Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba).

     

    Em Pernambuco, centro da revolta, o movimento teve participação das camadas urbanas, elites regionais e intelectuais. A grande participação popular foi um dos principais diferenciais deste movimento.

     

    GAB: LETRA (A)

    FONTE: https://www.historiadobrasil.net/resumos/confederacao_do_equador.htm

  • acertei por eliminação, o periodo da chegada da corte portuguesa, não foi a favor dos escravos, o periodo regencial so veio anos depois, periodo de escravidão sim, e o golpe da maioridade foi tambem atrelado ao periodo regencial bem depois tambem, sobrando apenas a alternativa A

  • A confederação do equador é considerada um desdobramento da revolução pernambucana de 1817. Representa uma reação a monarquia e a política centralizadora de Dom Pedro I

  • O médico Francisco Sabino liderou a Revolta Sabinada, que teve por objetivo a formação de uma república baiana provisória até o alcance da maioridade de D Pedro II