SóProvas


ID
1646809
Banca
CONSESP
Órgão
Sercomtel S.A Telecomunicações
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O imposto sobre produtos industrializados:

I. não será seletivo, em função da essencialidade do produto.

II. será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores.

III. não incidirá sobre produtos industrializados destinados ao exterior.

IV. terá reduzido seu impacto sobre a aquisição de bens de capital pelo contribuinte do imposto, na forma da lei.

Estão corretos, APENAS, os itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    I - Art. 153 § 3º O imposto previsto no inciso IV:IPI

        I - será seletivo, em função da essencialidade do produto


    II - CERTO: Art. 153 §3 II - será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores

    III - CERTO: Art. 153 §3 III - não incidirá sobre produtos industrializados destinados ao exterior

    IV - CERTO: Art. 153 §3 IV - terá reduzido seu impacto sobre a aquisição de bens de capital pelo contribuinte do imposto, na forma da lei.

    bons estudos
  • “O regime de apuração e de escrituração de tributos ‘Simples’ diminui a carga tributária bruta e a complexidade das obrigações acessórias. Em compensação, nega o direito ao aproveitamento de créditos relativos ao IPI.” (RE 523.416-AgR, voto do rel. min. Joaquim Barbosa, julgamento em 18-10-2011, Segunda Turma, DJE de 4-11-2011.) No mesmo sentido: AI 764.201-AgR, rel. min. Cármen Lúcia, julgamento em 27-3-2012, Primeira Turma, DJE de 23-4-2012.


    “IPI. Açúcar de Cana. Lei 8.393/1991 (art. 2º). Isenção fiscal. Critério espacial. Aplicabilidade. Exclusão de benefício. Alegada ofensa ao princípio da isonomia. Inocorrência. Norma legal destituída de conteúdo arbitrário. Atuação do judiciário como legislador positivo. Inadmissibilidade. Recurso improvido. Concessão de isenção tributária e utilização extrafiscal do IPI. (...) O postulado constitucional da isonomia. A questão da igualdade na lei e da igualdade perante a lei (RTJ 136/444-445, Rel. p/ o ac. Min. Celso de Mello). (...) Isenção tributária: reserva constitucional de lei em sentido formal e postulado da separação de poderes.” (AI 360.461-AgR, rel. min. Celso de Mello, julgamento em 6-12-2005, Segunda Turma, DJE de 28-3-2008.)

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Fábio Dutra / Questões do QC

    PRA AJUDAR:

    (CESPE/JUIZ FEDERAL-2ª REGIÃO/2011) Pertencem  aos  municípios  50%  do  produto  da  arrecadação  do  imposto  da  União  sobre  a propriedade  territorial  rural,  relativamente  aos  imóveis  neles    situados,  mas  apenas  na hipótese de os próprios municípios realizarem a cobrança e a fiscalização do imposto. (ERRADO)

    • R: Na  realidade,  pertencem  aos  municípios  50%,  caso  não  realizem  a  cobrança  e  a fiscalização do ITR. Caso optem por fazê-lo, recebem a totalidade do valor arrecadado com o ITR, isto é, 100%.

    ==

    (CESPE/JUIZ-TJ-PB/2011) O ITR tem como base de cálculo o valor da terra nua. (CERTO

    R: Lei 9393 - Art. 11. O valor do imposto será apurado aplicando-se sobre o Valor da Terra Nua Tributável.

    ==

    (CESPE/PROMOTOR-MP-RR/2011) As alíquotas do imposto de exportação podem ser alteradas pelo Poder Executivo federal por decreto, desde que obedecidos os limites e condições estabelecidos por lei. (CERTO

    • R: Conforme  previsão  no  §  1º  do  art.  153,  da  CF/88,  é  facultado  ao  Poder  Executivo alterar as alíquotas do IE, desde que atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei.  

    ==

    (CESPE/JUIZ-TJ-PB/2011) O IPI é seletivo, em razão da essencialidade do produto, de maneira que, em determinadas circunstâncias, pode ter alíquota zero, caso em que ocorre a isenção, ou imunidade tributária. (ERRADO)

    • R: Alíquota zero, isenção e imunidade são coisas distintas.
    • Alíquota zero: O ente tributante tem competência para tributar, mas não o faz. O fato gerador ocorre,mas o tributo não é pago porque a alíquota é zero.
    • Isenção: Dispensa legal do pagamento do tributo.
    • Imunidade: Norma constitucional amputa a competência,impedindo a incidência. ex.; imunidade recíproca.

    ==

    (CESPE/JUIZ FEDERAL-5ª REGIÃO/2011) O imposto sobre produtos industrializados, que pode ser seletivo, em razão da essencialidade do produto, deve ser não cumulativo e incidir sobre produtos industrializados destinados ao exterior. (ERRADO)

    • R:  A questão está errada por dizer que o critério da seletividade é facultativo para o IPI, quando na verdade é uma determinação constitucional.  

    ==

    (CESPE/JUIZ-TJ-ES/2011) A instituição de imposto extraordinário de guerra, por lei complementar, é da competência da União. (ERRADO)

    • R: O IEG só pode ser instituído por meio de lei ordinária ou medida provisória, e em caso de guerra ou de sua iminência. Neste sentido, somente os seguintes tributos podem ser instituídos por meio de lei complementar: contribuição social residual, empréstimo compulsório, IGF e imposto residual

    ==

    (CESPE/JUIZ FEDERAL-1ª REGIÃO/2009) Em razão da seletividade e essencialidade do produto é que poderá o industrial creditar-se do IPI referente aos insumos adquiridos com alíquota zero. (ERRADO)

    • R: Se nada foi cobrado a título de IPI na entrada dos insumos, não há direito a crédito de IPI, relativo a essa aquisição. Esse é o entendimento que você deve levar para a prova.