-
·
Premissas
de Lasswell sobre a Comunicação de massa:
- Os processos de CM são estritamente
assimétricos, com um emissor ativo, que produz o estímulo em uma massa
passiva de destinatários que, ao ser atingida, reage;
- A Comunicação é intencional e objetiva
obter um determinado efeito observável e suscetível de ser avaliado, na medida
em que gera um comportamento;
- Os papeis de comunicador e destinatário
surgem isolados, independentes das relações sociais, situacionais e culturais
em que os processos comunicativos se realizam.
-
Após a Teoria Hipodérmica surgiu o Modelo de Lasswell. Apesar de baseado na Teoria Hipodérmica, este modelo, criado pelo cientista político Harold Lasswell, apontava as falhas da mesma e foi um dos responsáveis pela sua defasagem. O Modelo de Lasswell apontava cinco questões cruciais para a compreensão correta da mensagem midiática: “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”. A partir da obtenção das respostas para tais perguntas, a mensagem era caracterizada como clara e completa.
-
Lembrar: Lasswell ---> ASSIMETRIA
-
ERRADO.
Teoria Hipodérmica ou da Bala Mágica, de Harold Lasswell.
Supõe-se que uma mensagem midiática enviada a um público de massa afeta da mesma maneira todos os indivíduos.
Os conceitos da Teoria Hipodérmica foram elaborados pela Escola Norte-Americana na década de 1930, e os objetivos do desenvolvimento deste modelo de Teoria da Comunicação giravam em torno da busca por uma maneira de compreender as influências da comunicação no comportamento da população, para a partir disto ser possível pensar estratégias para exercer influência comportamental sobre o povo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_hipod%C3%A9rmica
-
Após a Teoria Hipodérmica surgiu o Modelo de Lasswell. Apesar de baseado na Teoria Hipodérmica, este modelo, criado pelo cientista político Harold Lasswell, em 1948, apontava as falhas da mesma e foi um dos responsáveis pela sua defasagem. O Modelo de Lasswell apontava cinco questões cruciais para a compreensão correta da mensagem midiática: “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”. A partir da obtenção das respostas para tais perguntas, a mensagem era caracterizada como clara e completa.
Suas premissas para descrever o processo de comunicação de massa eram: a) processos assimétricos com um emissor ativo, que produz o estímulo e uma massa passiva que reage ao estímulo; b) a comunicação é intencional e tem por objetivo um efeito já determinado (manipulação); c) os papéis Comunicador/Destinatário são isolados e independentes das relações sociais, situacionais e culturais;.os efeitos dizem respeito a destinatários atomizados, isolados.
-
Amigos, confesso que tenho dificuldade com as Teorias da Comunicação... é muita coisa, muita data, muita gente. Enfim, prá mim é difícil.
Advirto apenas que em se tratando de Lasswell a questão é ainda mais delicada, que o cara tá na origem não de uma mas de três delas:
- Hipodérmica
- Da Persuasão
- Funcionalista