SóProvas


ID
1647418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base nas teorias e correntes de pesquisa sobre comunicação, julgue o seguinte item.

Marshall McLuhan foi um eminente pesquisador da área da comunicação que se destacou por ressaltar a importância do impacto dos meios de comunicação na sociedade moderna, tema que até então era pouco contemplado pela pesquisa na área.

Alternativas
Comentários
  • "O meio é a mensagem” → O Meio molda e controla a forma das relações e atividades humanas.
     A "Mensagem" traduz-se pela mudança de escala que introduz no cotidiano humano.

  • esse tema era pouco estudado? e todos os outros pensadores e teorias que surgiram antes dele?

  • Quer dizer que Harold Lasswell quando trata sobre assimetria na transmissão da mensagem não tem relação com o impacto dos meios de comunicação na sociedade?

  • Gente, questão corretissima, no padrão Cespe. Atente-se que a questão diz "impacto dos meios". Os estudos anteriores focaram no impacto das mensagens produzidas/veiculadas pelos meios. McLuhan mudou o paradigma de até então (o meio é a mensagem). 

  • Olá, onde vocês buscam material de estudo para prestar concursos para área de Jornalista? Estou tendo grande dificuldade para encontrar materiais concisos e de qualidade. 

  • Herbert Marshall McLuhan foi um destacado educador, intelectual, filósofo e teórico da comunicação canadense. Conhecido por vislumbrar a Internet quase trinta anos antes de ser inventada. Famoso também por sua máxima de que O meio é a mensagem e por ter cunhado o termo Aldeia Global. McLuhan foi um pioneiro dos estudos culturais e no estudo filosófico das transformações sociais provocadas pela revolução tecnológica do computador e das telecomunicações.

  • Edwaldo, acesse o perfil de quem, nos comentários,  te transmite confiança, de quem está sempre comentando as questões de jornalismo, e envie mensagens perguntando 

  • errei a questão e vim aqui indignada ler os comentários dos colegas, que tbm comentaram sobre ele não ter sido o pioneiro a tratar desse tema. Até chegar no comentário do Sílvio, e tenho que reconhecer que ele tem razão. Maldito Cespe, cara!